Tecnologia

Ciência e Saúde

Veterinário retira tumor no cérebro de peixinho dourado

Veterinário retira tumor no cérebro de peixinho dourado

extra-globo

16/09/2014 - 06h00
Continue lendo...

Um veterinário fez uma cirurgia para a retirada de um tumor cerebral de um peixinho dourado na última sexta-feira, na Austrália. Imagens da operação foram divulgadas pela organização não governamental Lort Smith, onde foi realizado o procedimento. O peixe George, de 10 anos, é muito querido por seus donos e passa bem.

“O peixe estava com dificuldades para comer, nadar e estava sendo maltratado pelos outros peixes”, explicou Tristan Rich, veterinário que fez a cirurgia em George, ao jornal britânico The Guardian. “Era um tumor bem grande. Tivemos que raspá-lo de seu crânio”, disse. Pelo Facebook, ele explicou como funcionou o procedimento, que durou 45 minutos.

Primeiro, os veterinários tiveram que sedar o peixe através da água do aquário em que estava submerso. Quando o animal dormiu, eles introduziram um tubo de oxigênio com anestésico, para que não voltasse a acordar. Também foi necessário injetar água para manter suas brânquias hidratadas. O veterinário trabalhou rapidamente para remover o tumor. Um dos únicos contratempos foi a incisão da operação, um pouco maior que o esperado. Além de dar quatro pontos, Rich ainda precisou usar cola cirúrgica para fechar a ferida.

O animal ainda foi medicado com antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos. “Quando tudo terminou, nós o acordamos em um aquário de água limpa e ele nadou normalmente”, descreveu o veterinário. Segundo o The Guardian, espera-se que o peixe ainda viva outros 20 anos.

Tecnologia

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador

12/11/2025 22h00

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB Divulgação/Warley de Andrade/TV Brasil

Continue Lendo...

O Brasil fará seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional no próximo dia 22. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Trata-se da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador, garantindo compatibilidade e segurança para o lançamento A integração das cargas úteis no foguete HANBIT-Nano, da Innospace, teve início na segunda-feira, 10, marcando uma das etapas decisivas antes do lançamento, durante a operação.

"Nessa fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil - satélites e experimentos - e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo", explicou a FAB.

A missão para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais, simboliza, conforme a Força Aérea, a "entrada definitiva" do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, além de abrir novas oportunidades de geração de renda, inovação e atração de investimentos para o País.

"Essa etapa da operação é uma atribuição conduzida diretamente pela Innospace e pelos desenvolvedores dos satélites e experimentos. A FAB acompanha todo o processo no Prédio de Preparação de Propulsores, infraestrutura especializada disponibilizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o que reforça nosso compromisso em prover suporte técnico, coordenação e governança para que cada missão transcorra com integridade, transparência e alto padrão de confiabilidade", destacou em nota o coordenador-geral da operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).