CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
Sem resultados
Ver todos os resultados
CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Variedades

Governo libera presentão para quem é MEI nesta segunda-feira (6)

Por Isabelle LC
06/07/2026
Créditos: lookstudio / Freepik

Créditos: lookstudio / Freepik

Microempreendedores individuais passam a contar, a partir desta segunda-feira (6), com uma nova rodada de renegociação de débitos federais. O programa Desenrola MEI foi aberto pelo Governo Federal com foco na regularização de dívidas e na reentrada desses contribuintes no sistema de crédito. A estimativa oficial é alcançar milhões de trabalhadores.

Programa mira regularização e alívio financeiro

A iniciativa é voltada para dívidas inscritas na dívida ativa da União, incluindo tributos e encargos não tributários. Cada contribuinte poderá renegociar valores de até R$ 20 mil, desde que respeite as regras de enquadramento estabelecidas no edital da PGFN. O total estimado de débitos elegíveis ultrapassa R$ 1,2 bilhão.

Segundo o governo, mais de 3,5 milhões de MEIs podem ser alcançados pela medida. O prazo de adesão segue aberto até setembro de 2026, permitindo que os empreendedores organizem sua situação fiscal ao longo do período. A proposta busca reduzir a inadimplência e facilitar a recuperação econômica desse grupo.

O modelo adotado leva em conta a capacidade de pagamento de cada devedor. A análise considera a situação financeira atual e o histórico da dívida, permitindo condições diferenciadas de acordo com o perfil de cada microempreendedor.

Créditos: Ricardo Stuckert / PR

Descontos podem chegar a 70% e pagamento é digital

Em casos de menor capacidade financeira, o programa pode oferecer abatimentos que chegam a 70% sobre o valor consolidado, incluindo redução integral de juros e multas em algumas situações. O saldo restante pode ser pago à vista ou parcelado em condições ajustadas ao orçamento do contribuinte.

A entrada pode variar entre 5% e 6%, com possibilidade de parcelamento em até 12 vezes. O restante da dívida pode ser dividido em até 133 prestações mensais, totalizando prazos que chegam a mais de dez anos, dependendo da modalidade escolhida.

A adesão ocorre exclusivamente pela internet, por meio do portal Regularize da PGFN. O processo dispensa intermediários e não exige advogado ou contador. O não pagamento de três parcelas pode levar ao cancelamento do acordo e à retomada integral da cobrança.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Isabelle LC

Isabelle LC

Publicitária formada pela Satc (Santa Catarina), também é escritora, redatora e roteirista. Possui experiência em setores de marketing e agências publicitárias. Também é autora de poesias e do livro “para o que não foi amor, o que foi e o que quase”, publicado pela Editora Invicta.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Instagram/@gabrielbortoleto_

Gabriel Bortoleto recebe notícia vinda da Williams e torcida brasileira vibra

07/09/2026
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

São Paulo terá nova arena com chance de fechar o naming rights

07/09/2026
Créditos: Divulgação/Ferrari

Famoso portal diz o que sabe sobre atual estado de Michael Schumacher pós acidente

07/09/2026
Créditos: Divulgação/Santos

Decisão tomada: contrato entre Santos e Neymar foi encerrado

07/09/2026
Créditos: Divulgação/F1

Mais de 30 anos após morte, Ayrton Senna teve honra para poucos no Brasil

07/09/2026
  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

Correio do Estado Mix

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados

Correio do Estado Mix