A CBF é a entidade que comanda o futebol brasileiro, por isso não é incomum notícias surgindo nos bastidores da bola. Tanto é, que duas novidades foram reveladas nas últimas horas, com a possibilidade da criação de um novo torneio no calendário; além do pedido recebido diretamente do Vasco.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estuda uma mudança importante no calendário das categorias de base que pode reduzir o espaço atualmente destinado à tradicional Copinha.
Organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), o torneio ocupa praticamente todo o mês de janeiro e tem sua final disputada tradicionalmente no dia 25. A proposta ainda está em discussão e não significa o fim da competição.
A ideia em análise é montar o calendário nacional como se a Copinha não estivesse previamente reservada, permitindo ampliar o período de férias e pré-temporada dos jovens jogadores e distribuir melhor competições como o Campeonato Brasileiro Sub-20. A mudança também abriria espaço para a criação de um novo torneio nacional de categorias de base.
Entre as críticas internas à Copinha está o modelo de participação, que envolve convites e critérios definidos pela Federação Paulista e pelas federações estaduais.
A competição reúne 128 clubes e continua sendo considerada uma das principais vitrines para jovens jogadores, mas a CBF avalia um formato diferente, com vagas definidas por ranking e desempenho em torneios estaduais e nacionais.
O possível novo campeonato teria alcance mais nacional, com partidas regionalizadas e exigências relacionadas à estrutura dos clubes, qualificação das comissões técnicas e certificação como clube formador. A proposta busca ampliar as oportunidades para atletas de diferentes regiões do país, em vez de concentrar as partidas principalmente no estado de São Paulo.
⚠️ CBF estuda tirar espaço da COPINHA e criar novo torneio nacional para a base.
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) August 19, 2026
A entidade não tem poder para acabar com a Copinha, mas avalia deixar de reservar janeiro para a competição, montando o calendário como se ela não existisse.
A ideia é usar esse período para… pic.twitter.com/EeNKWH8ZJP
Vasco quer mudar local de partida e CBF é notificada
O Vasco da Gama solicitou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a mudança do local do jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil contra o Vitória. A diretoria cruzmaltina deseja levar a partida para o Maracanã, apostando na capacidade maior do estádio para aumentar o apoio da torcida.
Segundo informações do canal Atenção Vascaínos, o Vasco acredita que um público maior pode fazer diferença no confronto e transformar o Maracanã em um ambiente de forte pressão sobre o adversário.
A capacidade do estádio supera em mais de três vezes a de São Januário: enquanto a casa vascaína comporta até 21.880 torcedores, o Maracanã pode receber até 78.838 espectadores, conforme autorização do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.
O duelo contra o Vitória está marcado para 26 de agosto, às 21h30. Para que a mudança seja confirmada, o Vasco agora aguarda uma definição de Flamengo e Fluminense, clubes responsáveis pela concessão e administração do Maracanã.
A lembrança mais recente do Vasco no estádio em uma partida que não foi clássico carioca não é das melhores. Na final da Copa do Brasil de 2025, o Cruzmaltino perdeu por 2 a 1 para o Corinthians. Nuno Moreira chegou a empatar depois de Yuri Alberto abrir o placar, mas Memphis Depay marcou novamente na etapa final e garantiu o título ao clube paulista.
Antes de pensar na Copa do Brasil, o Vasco terá outros dois compromissos importantes. Na quinta-feira (20), enfrenta o Olímpia, no Paraguai, pela Copa Sul-Americana, precisando vencer para avançar.
Depois, no domingo, visita o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro. A equipe carioca luta para deixar a parte de baixo da tabela e busca resultados positivos para ganhar confiança antes do decisivo duelo contra o Vitória.