Estamos entrando na reta final da temporada de Fórmula 1 e Kimi Antonelli segue na ponta do campeonato de pilotos. Falando no jovem italiano, no último GP da Holanda, houve dificuldades com o comportamento de seu carro ao longo da corrida.
O piloto da Mercedes relatou uma subviragem progressiva a cada novo jogo de pneus, problema que se tornou ainda mais evidente no último stint da corrida. A equipe alemã ainda não identificou uma causa clara para a perda de desempenho e já iniciou uma investigação para entender o que aconteceu com o W17 em Zandvoort.
Líder do campeonato perdeu rendimento no decorrer da prova
Antonelli chegou a liderar o GP da Holanda durante o primeiro e o início do segundo stint, embora estivesse sob pressão constante de Lando Norris, da McLaren. Depois da segunda rodada de paradas nos boxes, porém, o italiano começou a enfrentar problemas maiores, especialmente após colocar os pneus duros.
Norris aproveitou a dificuldade do piloto da Mercedes e conseguiu ultrapassá-lo por fora. Pouco depois, o britânico também passou Lewis Hamilton, da Ferrari, e assumiu a liderança da prova.
Mais tarde, durante um período de Safety Car Virtual, a Mercedes chamou Antonelli novamente aos boxes. Mesmo com pneus mais novos, entretanto, o piloto não conseguiu acompanhar Norris, que venceu a corrida com 11,5 segundos de vantagem.
Segundo Andrew Shovlin, diretor de engenharia de pista da Mercedes, Antonelli relatou que o equilíbrio do carro se tornou cada vez mais difícil durante a corrida.
Mercedes busca explicação para o problema
Shovlin afirmou que a equipe está analisando os dados para descobrir por que o comportamento do carro piorou progressivamente a cada stint.
“Kimi disse após a corrida que o equilíbrio foi ficando cada vez mais difícil ao longo da prova. Cada pneu apresentava um pouco mais de sobreviragem do que o anterior, e estamos tentando entender o porquê disso”, explicou.
O engenheiro destacou que não houve alterações no carro que pudessem justificar, de forma imediata, a mudança de comportamento.
“Não alteramos o carro, não adicionamos nenhum ajuste aerodinâmico, que é o tipo de coisa que poderia explicar o problema. Então, estamos analisando os dados a fundo para tentar descobrir a causa, porque é importante resolver esse tipo de questão antes da próxima corrida”, afirmou Shovlin.
Apesar dos problemas enfrentados por Antonelli, a Mercedes encerrou o fim de semana com um saldo positivo em termos de pontuação. George Russell venceu a corrida Sprint, enquanto Russell e Antonelli conquistaram um pódio duplo no Grande Prêmio de domingo.
Shovlin reconheceu que a disputa pelo desempenho está cada vez mais equilibrada e destacou a expectativa pela próxima grande atualização do carro.
“A disputa está ficando bem acirrada em termos de desempenho. Ainda estamos aguardando a chegada da nossa principal atualização, e isso vai ajudar. Mas, enquanto isso, vai ser uma batalha árdua”, declarou.
O dirigente também projetou a próxima etapa, em Monza, onde Antonelli terá de lidar com uma penalização que o fará largar do fim do grid.
“Kimi vai sofrer uma penalização por causa do motor, mas esperamos conseguir extrair o máximo do carro, manter-nos na luta e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para preservar a nossa liderança em ambos os campeonatos”, concluiu.