Veículos

Falha no sistema de freios

Volkswagen convoca Jetta, Jetta <br>Variant e Eos para recall no Brasil

Volkswagen convoca Jetta, Jetta <br>Variant e Eos para recall no Brasil

Redação

02/03/2017 - 11h51

A Volkswagen do Brasil anunciou nesta quinta-feira (2) um recall para os modelos Jetta, Jetta Variant e Eos por causa de uma falha que afeta o sistema antitravamento dos freios (ABS) e o controle eletrônico de estabilidade.

CHASSIS ENVOLVIDOS (não sequenciais)

Jetta (2008 a 2010) - 8M068431 a AM137661
Jetta Variant (2008 a 2010) - 8M252222 a AM695965
Eos (2009) - 9V001044 a 9V021237

A ação envolve 7.182 unidades, que foram produzidas entre 23 de outubro de 2007 e 2 de junho de 2010.

De acordo com a fabricante, o problema aumenta o risco de perda de controle do veículo, porque o ABS e o controle de estabilidade podem não funcionar. Os freios, no entanto, não são afetados.

A falha será solucionada com uma atualização do software ou substituição do módulo eletrônico do ABS, caso necessário. A atualização deve levar apenas 20 minutos, mas a troca do módulo tomará 2 horas e 20 minutos.

O reparo gratuito deve ser agendado em uma concessionária da Volkswagen. Em caso de dúvida, os proprietários podem ligar para o telefone 0800 0198866.

Importância do recall

Não existe recall por defeito que não seja sério. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o chamado deve ser feito quando houver um defeito de fabricação que coloque em risco a vida do usuário.

Uma vez anunciado o recall, não existe limite de data para fazê-lo. O que pode ocorrer é a montadora determinar uma data de início do atendimento, e não uma para o fim.

Qualquer problema como demora no agendamento, lentidão no reparo e mau atendimento deve ser denunciado no Procon local. Os consertos devem ser totalmente gratuitos.

Loterias

Resultado da Lotofácil de ontem, concurso 3814, segunda-feira (26/10): veja o rateio

A Lotofácil é uma das loterias mais populares no Brasil, com sorteios realizados seis vezes por semana, de segunda a sábado; veja números sorteados.

27/10/2026 08h33

Confira o rateio da Lotofácil

Confira o rateio da Lotofácil Foto: Reprodução Agência Brasil

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Quina de ontem, concurso 7142, quarta-feira (14/10): veja o rateio

A Quina realiza seis sorteios semanais, de segunda-feira a sábado, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

15/10/2026 08h39

Confira o rateio da Quina

Confira o rateio da Quina Foto: Arquivo

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).