Veículos

Lançamento

A Audi apresenta a linha 2022 do A3 Sportback e sedã nas versões Performance Black e S Line Limited

Os A3 estão em todas as Audi Center do país e serão comercializados na modalidade venda direta

Continue lendo...

As primeiras unidades da nova geração do Audi A3 desembarcaram no Brasil e começam a ser entregues aos clientes do período de pré-venda. 

Os novos modelos são produzidos nas configurações sedã e Sportback na fábrica de Ingolstadt, Alemanha, onde fica a sede da Audi. 

No mercado nacional, são vendidos na versão Performance Black, com motor 2.0 TFSI, e em um lote limitado da configuração com propulsor 1.4 TFSI, batizada de S Line Limited. 

Além de vários ajustes estéticos, os novos modelos trazem de série o Audi Virtual Cockpit de 12,3 polegadas e uma nova alavanca de seleção de marchas com shift-by-wire (sem fio). 

Os novos A3 estão disponíveis em todas as Audi Center espalhadas no país e serão comercializados na modalidade venda direta. 

Os preços partem de R$ 229.990 para as versões 1.4 S line Limited e de R$ 264.990 para as 2.0 Performance Black. Não há diferença de preço entre as configurações Sportback e sedã.

Com 4,34 metros de comprimento e 1,82 metros de largura, o A3 Sportback cresceu pouco mais de três centímetros nessas duas dimensões em comparação com seu antecessor. 

A altura de 1,43 metros e a distância de entre-eixos de 2,64 metros permaneceram inalteradas. 

Dependendo da inclinação do banco traseiro, o compartimento de bagagem comporta de 380 a 1.200 litros – o piso ainda pode ser regulado em diferentes alturas. 

Já a carroceria sedã cresceu em todas as dimensões comparada ao modelo anterior – apenas a distância de entre-eixos permaneceu inalterada. São 4,50 metros de comprimento (quatro centímetros a mais que o anterior e 16 centímetros a mais em relação ao Sportback). 

Já a largura e a altura são idênticas às do hatch. 

Com 425 litros, a capacidade de bagagem é a mesma do A3 sedã anterior. 

Em termos de estilo, a nova geração do A3 apresenta evoluções que valorizam as linhas dinâmicas e o design esportivo, com uma ampla grade frontal Singleframe e grandes entradas de ar na parte frontal. 

Os faróis e as lanternas são Full-Led e contam com indicador dinâmico de setas de série na traseira. 

A nova geração do A3 sedã e Sportback na versão Performance Black chega com o motor 2.0 TFSI a gasolina, que entrega potência de 190 cavalos e torque de 32,6 kgfm – a transmissão que acompanha o conjunto é a S Tronic de dupla embreagem de 7 velocidades. 

Já a edição 1.4 S Line Limited recebe o propulsor 1.4 TFSI a gasolina, que entrega 150 cavalos de potência e torque de 25,5 kgfm, com a transmissão automática Tiptronic de 8 velocidades. 

O Audi Drive Select também é de série em todas as versões e permite que o motorista experimente diferentes modos de direção: “Comfort”, “Dynamic”, “Efficiency”, “Auto” e “Individual”.

Isso traz mudanças nas características da resposta do acelerador, do câmbio e da direção progressiva, por exemplo, que varia sua relação dependendo do ângulo de direção. 

O sistema de suspensão traseira é independente em todas as versões, para tentar combinar conforto de condução com boa dinâmica. Cada amortecedor se adapta permanentemente às condições da estrada, à situação de direção e ao modo de condução, com o objetivo de criar uma ampla distribuição entre um movimento de rolamento confortável e um manuseio ágil. 

Além dos itens de série já citados, os modelos chegam com uma boa lista de equipamentos: keyless, volante em couro com “paddles shifts” e base aplanada, rodas de 18 polegadas, faróis Full-Led, seis airbags, park assist, sistema de direção dinâmica progressiva, ar-condicionado de duas zonas e porta-malas com abertura automática “hands-free”. 

Os opcionais da versão S Line Limited 1.4 são a pintura metálica, a capa do retrovisor externo em carbono (no sedã, o aerofólio também pode vir em carbono) e os revolucionários faróis Full-LED Matrix, que agregam beleza e exclusividade ao A3 com assinaturas personalizadas ao entrar e sair do veículo. 

O conjunto é composto por 15 segmentos de leds que podem ser acionados individualmente. 

Além de mais eficiente e dinâmico, contribui para o aumento de segurança ao direcionar o facho de luz sem ofuscar demais os outros veículos. Já a versão Performance Black 2.0 adiciona bancos dianteiros esportivos eletricamente ajustáveis, acabamento do console central em alumínio, teto solar panorâmico elétrico, sistema de som Audi com dez alto-falantes, capa do retrovisor na cor preta e roda Audi Sport de 18 polegadas com design exclusivo. 

O pacote de opcionais inclui sistema de som Bang&Olufsen 3D, faróis Led Matrix, pacote de luzes ambiente customizáveis e pacote S Line interior, formado por pedaleiras em alumínio e revestimento adicional em couro no painel, console central, lateral das portas e volante, acrescentando a inscrição “S Line” nos bancos esportivos e no volante. 

Dentre as cores externas disponíveis estão as sólidas Branco Ibis e Azul Turbo, as metálicas Azul Navarra, Amarelo Píton, Branco Geleira, Preto Mito e Vermelho Tango e a perolizada Cinza Daytona. No interior, é possível escolher entre preto, cinza e bege.

Últimas notícias

 

Experiência a bordo

Conexão com a elegância

No interior do A3 Performance Black, o design esportivo e sofisticado traz alguns elementos inspirados no Lamborghini Urus, como as saídas de ar do painel e a nova alavanca de seleção de marchas, elegante, simples e tecnológica, com acionamento eletrônico e o conceito “shift-by-wire” – sem o botão de trava mecânica que antes precisava ser acionado. 

Elementos estéticos já conhecidos em modelos de classes mais altas da marca também são identificáveis na nova geração do compacto. 

O cockpit do A3 sedã parece ter sido desenvolvido em volta do motorista, um conceito que se inicia com o design de interiores e termina com os elementos de exibição e controle. 

O painel de instrumentos com a tela de toque central da MMI é ligeiramente inclinado em direção ao motorista, com tela de 10,1 polegadas e intuitivo de se operar. 

O Audi Virtual Cockpit de 12,3 polegadas complementa as informações e permite três visualizações diferentes, incluindo gráficos com visual esportivo. 

 

Primeiras impressões

Agilidade consistente

Tatuí/SP - A maioria dos departamentos de marketing das fabricantes de automóveis se preocupa em reforçar as “personalidades distintas” das configurações hatch e sedã de seus modelos. 

Aos hatches, normalmente se atribui aspectos mais esportivos e joviais, enquanto aos sedãs cabe valorizar o estilo familiar e o conforto. 

Já a Audi prefere deixar que o próprio consumidor descubra as características com a quais se identifica nas duas configurações de carroceria. 

Tirando dos 16 centímetros a mais no comprimento e o desenho diferenciado das duas traseiras e das lanternas, tudo nas versões Sportback e sedã é absolutamente igual – inclusive o peso (1.485 quilos) e os preços. 

As versões disponíveis para avaliação eram a Performance Black, que parte de R$ 264.990 em ambas as configurações de carroceria.

De cara, impressiona a facilidade com que o motor 2.0 Turbo FSI, com seus 190 cavalos e 32,6 kgfm, move a quase tonelada e meia que o A3 Sportback regista na balança, bem auxiliado pela precisa e bem escalonada caixa S Tronic de dupla embreagem de 7 velocidades. 

O conjunto permite ao veículo evoluir de forma consistente, com respostas ágeis em um amplo leque de giros e a uma instigante celeridade para subir de rotação. 

A suspensão totalmente independente, do tipo multilink, confere inegável competência dinâmica ao novo A3, que oferece uma condução envolvente, seja em uma “tocada” mais pacata ou quando se pretende desfrutar de um pouco mais de emoção ao volante, situação na qual os vários controles eletrônicos ampliam expressivamente as possibilidades. 

Equipado com o Audi Presense dianteiro, a assistência em desvios e o aviso de saída da faixa da estrada, o A3 Sportback ajuda a evitar acidentes e oferece um alto nível de segurança. 

Em pisos irregulares, os pneus de perfil reduzido resultam em uma menor capacidade para a absorção das irregularidades e dos desníveis, mas sem jamais tornar o A3 um automóvel desconfortável.

 

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

Continue Lendo...

A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).