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REPAGINADO

A Audi traz para o Brasil o A5 Sportback 2021, equipado com o motor 2.0 TFSI

O modelo tem design renovado e herda todas as inovações introduzidas na família

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A Audi do Brasil dá início em dezembro à pré-venda do A5 Sportback 2021. O modelo traz design renovado e mais itens de série, como controle de cruzeiro adaptativo, faróis de Led Matrix, display com tela sensível ao toque e tecnologia de assistência elétrica. As primeiras unidades do modelo chegam ao país em janeiro, em duas versões, a partir de R$ 284.990. 

Na repaginação do carro, foram introduzidos uma nova grade frontal Singleframe mais larga, com saídas de ventilação inspiradas no clássico Sport Quattro de 1984. Segundo a engenharia da Audi, a “musculatura” do capô diferencia o A5 Sportback de outros modelos da marca ao agregar um aspecto de força e esportividade. Na traseira, conta com mudanças com ponteiras de escape trapezoidais e uma nova assinatura óptica marcada pelas lanternas de leds com setas dinâmicas. 

No interior, as linhas horizontais estão no novo display sensível ao toque MMI (o centro de controle do sistema operacional), que funciona como o ponto principal do painel de instrumentos, inclinado levemente em direção ao motorista, com utilização semelhante à de um smartphone.

O A5 Sportback trazido ao Brasil é equipado com o motor 2.0 TFSI (turbo) com 190 cavalos e torque de 33 kgfm, associado à transmissão STronic de dupla embreagem e 7 marchas, permitindo rápidas trocas e aceleração de zero a 100 km/h em 7,3 segundos, de acordo com a fabricante alemã. 

O modelo tem ainda sistema de assistência elétrica, composto por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia de 48 volts. Com o dispositivo, o veículo pode se deslocar em velocidades de 55 a 160 km/h com o motor desligado, reiniciando depois automaticamente. Durante a desaceleração, o sistema pode recuperar até 12 kW de energia, enquanto o start-stop começa a funcionar a partir de 22 km/h.

Com seu novo sistema de toque MMI, o A5 Sportback, assim como toda a família, tem uma tela de 10,1 polegadas com feedback acústico substituindo o botão giratório usado nas versões anteriores. Os gráficos são limpos e reduzidos, com a pesquisa do sistema tendo como base uma linguagem de texto coloquial. O controle de voz compreende muitas formulações da fala usada cotidianamente. Os destaques do dispositivo são o centro de controle de infoentretenimento e a navegação do MMI. 

Novas funções tornam a navegação inteligente e intuitiva, sugerindo, por exemplo, caminhos com base em rotas percorridas anteriormente pelo proprietário do veículo. O Audi Connect e o Connect Plus mapeiam serviços online, incluindo sinais de trânsito e informações de perigo, estacionamento nas proximidades e dados sobre semáforos, vindos pelo serviço Car-to-X, lançado pela Audi em Ingolstadt, onde o carro é produzido, em julho deste ano, conectando-o ao computador central da cidade que controla os “faróis” de trânsito. 

O aplicativo myAudi liga o A5 Sportback ao smartphone de seu dono. A personalização padrão permite a criação de até sete perfis de usuário diferentes para armazenar configurações e preferências pessoais. A chave digital Audi Connect, opcional, transforma um smartphone com sistema operacional Android em uma “chave” do veículo, podendo destravar as portas e dar partida no motor.

A conectividade do A5 Sportback acompanha as atualizações introduzidas na família de modelos da Audi, utilizando uma nova unidade principal com maior poder de computação e de entretenimento de terceira geração. Ela opera em conjunto com a caixa de comunicação igualmente nova, que lida com telefonia e os serviços Audi Connect. 

O carro vem de fábrica com um ponto de acesso ao Wi-Fi. O motorista controla o display full-HD de 12,3 polegadas (1.920 x 720 pixels) do cockpit virtual Audi Plus no volante multifuncional, podendo escolher entre três visualizações. Isso é complementado por uma pesquisa do MMI, que projeta informações no campo direcionado aos olhos do condutor.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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