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MOTO

A Haojue VR 150, é a scooter chinesa que segue o rastro da demanda no País

A marca quer atingir aqueles que buscam a mobilidade e a economia das scooters

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Entre julho e agosto, houve uma explosão nas vendas das scooters no Brasil, que cresceram 65,7%. De 4.664 unidades vendidas pularam para 7.727 emplacamentos desse tipo de veículo no mercado nacional. Os motivos dessa expansão estão diretamente ligados à mobilidade urbana e as novas oportunidades de negócios, como as entregas “deliveries” em função da pandemia. Durante os oito primeiros meses do ano, as “top five” da categoria, juntas, já haviam emplacado 40.437 unidades, com a Honda PCX 150 liderando com folga – 15.761, ante as 8.038 da Yamaha NMax 160. A Haojue VR 150, apresentada no Salão Duas Rodas 2019, chega para tentar abocanhar uma fatia desse promissor mercado. De origem chinesa, o modelo custa R$ 11.900 (frete não incluso). E dá para fechar negócio dando apenas R$ 448 de entrada e mais trinta e seis prestações de R$ 364. 

Visualmente, com seu design com formas geométricas e linhas esculpidas, a VR 150 lembra um pouco a Honda SH 150. Com estilo agressivo, o farol, segundo a Haojue, é inspirado na cara de um tigre. Com 1,91 metro de comprimento, 1,33 metro de entre-eixos, 74 centímetros de altura do assento ao chão e 120 quilos (em ordem de marcha), a scooter VR 150 traz design moderno e lanterna em leds. O painel de instrumentos exibe mostrador analógico, com um pequeno computador de bordo (tela LCD) na parte inferior. Como itens de comodidade e conforto, o modelo chinês traz um “bauleto” de fábrica com capacidade de até três quilos. Sob o assento, mais 8,3 litros de espaço interno, que dá até para guardar um capacete, jaqueta ou outros pequenos objetos. Conta ainda com assoalho plano e alça no anteparo do escudo que tem a função de transportar uma sacola de supermercado, por exemplo. O pneu dianteiro é um 90/90-12 56J (sem este ‘sem câmara’) e o traseiro, um 100/90 56J, ambos sem câmara – mesmas medidas usadas na concorrente Elite 125, da Honda.

Em termos mecânicos, o modelo está equipado com motor de um cilindro, quatro tempos, 150 cm3 e injeção eletrônica, que gera 10,8 cavalos (a 7 mil giros) de potência máxima e torque de 1,17 kgfm (a 5 mil rpm). A VR 150 traz dois sistemas de partida – elétrica e a pedal – e conta com um câmbio CVT. Ou seja, é ligar e acelerar, sem a necessidade de o piloto trocar marchas. O tanque de combustível tem capacidade para 6,44 litros e, segundo o distribuidor no mercado brasileiro, a moto faz mais de 35 km/l. A scooter da Haojue é disponível nas cores branca, preta, vermelha, prata e azul. A garantia é de dois anos, sem limite de quilometragem.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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