Depois da Night Edition, no ano passado, e com vendas em alta em 2021 – crescimento de 13,6% de janeiro a abril sobre o mesmo período de 2020 –, a Ram 2500 Laramie acaba de ganhar a versão Rodeo.
Criada com exclusividade para o mercado brasileiro, a novidade exibe diferenciais de estilo e recursos focados em tornar a maior picape do Brasil ainda mais capaz.
A nova versão tem preço de R$ 437.990, um acréscimo de R$ 10 mil em relação à Laramie tradicional.
“Esse lançamento ocorre exatamente na semana posterior dedicada ao trabalhador rural, sendo uma homenagem da marca aos homens e às mulheres que impulsionam o setor que mais cresce no país”, explica Breno Kamei, diretor da Ram para a América do Sul.
A Ram 2500 Laramie Rodeo tem capacidade de puxar até 7.861 quilos, graças ao motor 6.7 Cummins turbodiesel de 365 cavalos e 110,7 kgfm de torque e aos controles eletrônicos de oscilação do reboque (TSC, na sigla inglesa) e do freio do reboque, com ajustes no painel.
O propulsor é associado à transmissão automática de 6 marchas (com alavanca localizada na coluna de direção) e à tração 4x4. Sendo quase um caminhão, a Ram 250 exige a categoria “C” da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Os interessados em mudar a categoria da CNH devem ter a do tipo “B” (de carros de passeio) há pelo menos um ano e não ter cometido infração grave, gravíssima ou ser reincidente em uma considerada média nos últimos doze meses.
Leia as últimas notícias
A Rodeo tem caçamba com preparação de fábrica para reboques do tipo quinta roda, o que praticamente a transforma em um cavalo-mecânico.
Para tanto, saem de cena as gavetas laterais RamBox e entram cinco furos no piso do espaço de carga, com o pino central para engate do “gooseneck” (pescoço de ganso).
Na parte de trás da lateral esquerda da caçamba está uma tomada de 115 volts e saídas de quatro e sete pinos para alimentação de um trailer.
Além disso, os estribos da Ram 2500 Rodeo são específicos dela, mais longos, cobrindo inclusive o trecho entre a porta de trás e a roda posterior, para facilitar o acesso à área de carga mais próxima à cabine.
Existem ainda tampas de proteção para os furos da caçamba, que agora tem volume de 1.628 litros – mais 402 litros em relação à Laramie “normal” –, fazendo dela a maior entre as picapes com cabine dupla do Brasil.
Como não poderia ser diferente, a Ram 2500 tem um interior extremamente espaçoso.
Na versão Rodeo, a cabine, mais luxuosa, tem um assento extra no lugar do console dianteiro central, aumentando a capacidade para seis pessoas.
Quando não utilizado, esse encosto pode ser baixado, servindo como apoio de braço, porta-objetos e porta-copos triplo.
A picape tem quadro de instrumentos colorido de 7 polegadas e central multimídia Uconnect de 12 polegadas “touchscreen” e vários recursos, como a possibilidade de dividir o monitor em duas funções.
Outros destaques são a câmera 360 graus e o sistema de som premium Alpine, com nove alto-falantes, um subwoofer e cancelamento ativo de ruídos externos.
Assine o Correio do Estado
A Ram 2500 Rodeo tem aspectos únicos de design, a começar pela grade redesenhada e inteiramente cromada, que se destaca pelos sete frisos horizontais.
Outros toques a mais em prata brilhante da Rodeo são os ganchos do para-choque dianteiro.
Logo acima do para-brisa, na porção frontal da capota, se sobressai um conjunto de cinco luzes de leds âmbar, as chamadas “cab lights”, que deixam a picape mais fácil de ser visualizada.
Na lateral, as rodas de liga leve de 18 polegadas são exclusivas.
Chama a atenção ainda o emblema “Rodeo”, inspirado nas fivelas entregues aos campeões de rodeio, esporte apoiado pela marca Ram nas três Américas.
Na configuração Rodeo, a picape grande é oferecida em três cores de carroceria: Marrom Walnut (metálica), Branco Pérola e Preto Diamond (perolizadas).
Por dentro, o revestimento é sempre na combinação de marrom e bege, opção que já representa mais da metade das escolhas dos compradores da Ram 2500, desde o final de 2019.





