A maior fabricante britânica de motocicletas acaba de apresentar no Brasil suas mais recentes armas no pujante segmento das bigtrails. Trata-se das novas Triumph Tiger 800 e Tiger 1200, que foram renovadas no ano passado na Europa e chegam ao mercado nacional a partir de agora. Com os lançamentos, a marca atualiza seu lineup, assim como já havia feito com a linha de motocicletas clássicas, no início deste ano.
Com mais de 200 mudanças, especialmente relacionadas a componentes do motor, do chassi e da eletrônica, a Tiger 800 é vendida nas versões XR (R$ 43.190), XRx (R$ 48.890), XRx low seat (R$ 48.890), XCx (R$ 51.390), XRt (R$ 54.890) e XCa (R$ 55.890). Já a Tiger 1200 está disponível nos modelos XR (R$ 60.090), XCx (R$ 73.190) e XCa (R$ 83.490). Estes são os preços sugeridos e não incluem despesas extras. Segundo a Fenabrave, a família Triumph (somando os modelos 800 e 1200, bem como suas respectivas versões) emplacou 5.407 unidades nos últimos dois anos
Melhoras no motor, relação de marchas, eletrônica, suspensões, ergonomia e ciclística. Isso é o que a Triumph garante a respeito da nova geração da Tiger 800, que recebeu novidades na sua capacidade off-road e no conforto em qualquer tipo de piso. Na prática, o motor tricilíndrico (de 800 cm³) confere entregas mais imediatas e o pico de potência segue com os 95 cavalos, mas um novo (e mais leve) escapamento garante uma sonoridade mais esportiva. Além disso, o conjunto trabalha com nova relação de marchas que oferece uma primeira mais curta para aumentar a tração off-road e a resposta de baixa velocidade em qualquer piso.
Também há um novo modo de pilotagem para terra, o Off-Road Pro, que possibilita desligar os sistemas eletrônicos de auxílio e ficar totalmente “no comando” da motocicleta.


