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LANÇAMENTO

Apresentado na Índia, o Renault Kiger pode ser a próxima atração da marca no Brasil

O utilitário esportivo compacto, tem visual de SUV-cupê e apenas 3,99 metros de comprimento

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A proposta da Renault para embalar as vendas no Brasil pode estar vindo da Índia. Trata-se do Kiger, apresentado oficialmente ao mercado do país asiático neste início de 2021 e prometido para outras “praças” durante este ano – uma das cotadas é o Brasil, onde poderá ser também produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR). 

Com apenas 3,99 metros de comprimento – acima dos 3,68 metros do Kwid e abaixo dos 4,07 metros do Sandero –, 1,75 metro de largura, 1,60 metro de altura e 2,50 metros de distância de entre-eixos, o Kiger adota a plataforma modular da Aliança Renault-Nissan-Mitubishi já utilizada no Triber (outro utilitário esportivo indiano) e tem como principal proposta se impor pelo estilo dinâmico e sofisticado, além do espírito aventureiro, caracterizado por uma altura em relação ao chão de 20,5 centímetros.

Em destaque nesse quesito está uma grade frontal com grafismo 3D e inserções cromadas, o conjunto óptico com leds e os piscas integrados nas luzes de circulação diurnas, enquanto a traseira é marcada pelas lanternas também em leds com desenho inédito e assinatura em forma de duplo “C” e por um defletor. Seja qual for a cor da carroceria, o teto externo do Kiger é sempre em preto. Os designers da Renault tentaram dar ao carro uma “alma esportiva”, por meio da integração de vários elementos. A linha inclinada do vidro traseiro, por exemplo, integra um defletor que reforça a esportividade aerodinâmica do automóvel.

O Renault Kiger é um SUV robusto, pronto para enfrentar a ‘selva urbana’, mas, ao mesmo tempo, capaz de encarar trechos não muito severos de off-road com tranquilidade. O Kiger tem um visual de SUV-cupê, com uma cabine preparada para oferecer o compartilhamento e o convívio a bordo”, afirma Laurens van deb Acker, diretor de Design do Grupo Renault da Índia. 

Com pouco mais de mil quilos – exatos 1012 quilos –, o Kiger, que usa o “cockpit” do motorista no lado direito do carro porque a Índia utiliza a chamada “Mão Inglesa”, devido à colonização britânica, tem duas opções de motores 1.0 a gasolina de três cilindros, ambas associadas de série a um câmbio manual de 5 velocidades. A mais poderosa, com turbocompressor, já é conhecida na Europa, equipa o Clio e o Captur, tem cem cavalos de potência e 17 kgfm de torque e pode ter como opcional a transmissão X-Tronic de variação contínua e com 5 marchas simuladas. Na versão de entrada, o Kiger indiano tem um propulsor aspirado com 72 cavalos e 9,8 kgfm, com opção da transmissão Easy-R.

Apesar de suas dimensões “comportadas”, o Kiger promete oferecer uma habitabilidade de referência para o segmento, com um bom bagageiro para 405 litros de capacidade, sem o rebatimento do banco traseiro. Fazem parte dos itens de série o sistema de infoentretenimento “touchscreen” de 8 polegadas com espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto, comandos por voz, Bluetooth para cinco dispositivos, tomada USB e leitor de MP4. 

A configuração “top” conta com seletor de modos de condução Multi-Sens, o qual altera, ainda, a decoração do painel de instrumentos digital de 7 polegadas em função da opção selecionada (“Normal”, “Eco” e “Sport”). 

Depois do Duster, do Kwid e do Triber, eis o Kiger, um SUV compacto e moderno, perfeitamente alinhado à necessidade desse segmento. O Kiger combina tudo o que de melhor a Renault tem para oferecer: a experiência na concepção de automóveis inovadores em conjunto com a criatividade e o conhecimento do que o cliente busca”, comemora Fabrice Cambolive, diretor de Vendas da Marca Renault em Portugal, um mercado que já está garantido no radar do novo modelo.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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