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TESTE

Arrizo 6 GSX é o sedã médio da Caoa Chery que quer entrar em briga de cachorro grande

Em versão única, ele chegou parar encarar o Toyota Corolla, o Honda Civic, o Chevrolet Cruze e o Volkswagen Jetta

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A Caoa Chery foi criada no Brasil há exatos três anos, em novembro de 2017, originária da aquisição de 50,7% das operações nacionais da fabricante chinesa Chery pelo conglomerado brasileiro Caoa. Distribuidor das marcas Subaru e Hyundai no Brasil e com uma fábrica na cidade de Anápolis (GO), o Grupo Caoa tem noventa concessionárias próprias da Hyundai, da Subaru, da Ford e, de 2017 para cá, da Caoa Chery. Na unidade industrial goiana, onde já eram montados os modelos Hyundai HR, ix35 e Tucson, passaram a ser produzidos os utilitários esportivos Caoa Chery Tiggo 5X, Tiggo 7 e, mais recentemente, Tiggo 8, enquanto a fábrica paulista construída pelos chineses da Chery em Jacareí (SP) produz o SUV Tiggo 2, o sedã compacto “ampliado” Arrizo 5 e, a partir deste ano, o médio Arrizo 6. Lançado em versão única e bem equipada, a GSX, o Arrizo 6 desembarcou nas concessionárias nacionais na primeira quinzena de julho, com preço de tabela de R$ 108.750 – mas, até o meados de novembro, ainda aparecia no site da Caoa Chery com o preço de lançamento de R$ 104.990. O único opcional são as cores da carroceria.

Na briga dos sedãs médios, a marca sino-brasileira enfrenta concorrentes de prestígio como o Toyota Corolla, o Honda Civic, o Chevrolet Cruze e o Volkswagen Jetta – todos com preços iniciais a partir de R$ 110 mil em suas configurações menos equipadas. No entanto, enfrentar adversários consagrados não parece ser problema para a montadora novata. A conquista da décima primeira posição entre as marcas de automóveis mais vendidas no país significa ter deixado para trás concorrentes bastante consolidados no mercado local, como Peugeot, Citroën e Mitsubishi. Para manter o crescimento, a Caoa Chery decidiu produzir o Arrizo 6, lançado na China em outubro de 2018 sobre a plataforma M1X, a mesma do Arrizo 5. Sua versão “made in Brazil” foi desenvolvida desde o final do ano passado pela engenharia da Caoa em parceria com o centro de design da Chery em Frankfurt, na Alemanha. 

O sedã da Caoa Chery tem 4,67 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,41 metro de altura, 2,65 metros de distância de entre-eixos – é quatro centímetros mais longo, três centímetros mais largo, quatro centímetros mais baixo e tem o entre-eixos cinco centímetros mais curto que o Corolla. A capacidade do porta-malas é de 570 litros – são cem litros a mais em relação ao sedã da Toyota e é a maior do segmento no Brasil. O design privilegia traços horizontais, que conferem sensação de amplitude. Os faróis contam com assinatura de leds, luzes de circulação diurna e acendimento e ajuste de altura automáticos dos conjuntos ópticos. Na traseira, uma linha horizontal passa no meio das lanternas em leds, com luzes de neblina afixadas no para-choque. No perfil, destacam-se a silhueta tipo fastback, com uma linha de teto que desce suave até a traseira. O interior, segundo a Caoa Chery, é inspirado no estilo alemão de design Bauhaus – um visual “clean”, com formas definidas pela função. A chave presencial comanda não apenas a abertura das portas, mas também o rebatimento dos retrovisores externos, o acionamento do teto solar e a climatização interna – permanecendo sempre a última escolhida pelo motorista antes de sair do carro. 

O Arrizo 6 é equipado com o motor 1.5 turbo bicombustível com 150 cavalos de potência e 21,4 kgfm de torque a 1.750 rotações por minuto, associado à transmissão CVT de 9 marchas e dois modos de condução, o “Eco” e o “Sport”. Conforme o Inmetro, faz uma média de 11 km/l na cidade e de 13,3 km/l na estrada com gasolina e de 7,6 km/l na cidade e de 9,4 km/l na estrada abastecido com etanol. Em termos de segurança, o sedã traz controle eletrônico de estabilidade e de tração, freios ABS de última geração com EBD e disco nas quatro rodas, assistente de partida em rampa, botão de freio de mão, seis airbags – de cortina, lateral para motorista e passageiros e duplo frontal –, indicadores de cinto do motorista e do passageiro, de pressão e de temperatura dos pneus e de portas abertas, sistema Isofix de fixação para cadeirinha de criança e alarme.

As vendas do Arrizo 6 totalizaram duzentos e quatro emplacamentos em outubro. Um número ainda distante das quatrocentas e trinta e seis vendas do Jetta, o quarto colocado no segmento de sedãs médios liderado com folgas pelo Corolla, que emplacou 4.240 unidades no mês passado, seguido de Civic, com 2.463 unidades, e Cruze, com 525 unidades. A Caoa Chery iniciou 2020 com cento e dez lojas localizadas nas principais cidades brasileiras, entretanto, prevê chegar ao final deste ano com cento e quarenta revendas. Juntamente com a ampla linha de SUVs, o novo sedã é uma das apostas para ajudar a viabilizar essa expansão na rede.

Experiência a bordo

O poder da imagem

O sedã da Caoa Chery tem um interior harmonioso e requintado, com um padrão de acabamento surpreendentemente elevado. O teto solar elétrico amplia a sensação de espaço. O cluster colorido, interativo e configurável tem tela de LCD de 7 polegadas e se harmoniza bem com o multimídia de 9 polegadas, igualmente colorido. O console de controle do ar-condicionado “touchscreen” segue o estilo. Os passageiros de trás contam com dupla saída do ar-condicionado e uma tomada USB para carregamento de celulares – na frente, há outas duas. Bancos, volante e painéis de portas são revestidos com material que imita couro. O volante só ajusta em altura e o porta-luvas não é iluminado, assim como os espelhos dos para-sóis. O ar-condicionado não tem modo automático nem regulagem numérica da temperatura. 

No quadro de instrumentos, o design alerta visualmente o motorista sobre eventuais “excessos”. O velocímetro analógico tem marcação até 120 km/h, para e depois continua a partir de 140 km/h. Acima de 120 km/h, o velocímetro digital muda a cor de branco para vermelho, para alertar que a velocidade está elevada. O conta-giros segue a mesma lógica e tem uma graduação até 3 mil rpm, faixa em que o motor consome menos combustível. Depois, a linha de gradação é interrompida e retoma a partir de 4 mil rpm. A central multimídia de 9 polegadas tem espelhamento por Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth, controle do ar-condicionado e das configurações do veículo. No computador de bordo, a tela colorida de LCD de 7 polegadas possibilita configuração e exibe as imagens da “câmera de 360 graus”, captadas na grade frontal, sobre a placa traseira e nos espelhos externos. Quando o motorista joga a seta para a direita, as imagens da câmera traseira e da situada no retrovisor direito aparecem na tela do multimídia. Apesar da baixa resolução das imagens, o sistema reforça expressivamente a segurança nas mudanças de faixa. 

Impressões ao dirigir

Confortável consistência

Ao contrário do que aconteceu com os primeiros automóveis de origem chinesa a chegarem ao Brasil, o Arrizo 6 não pretende conquistar clientes apenas pelo fato de custar mais barato que os concorrentes. O sedã da Caoa Chery é um carro dinamicamente sedutor. Com o reforço tecnológico da “câmera de 360 graus”, permite condução agradável e manobras facilitadas no trânsito urbano, com sua direção com assistência elétrica progressiva. Os modos “Sport” e “Eco” ajudam a adequar o comportamento dinâmico às necessidades do motorista. Para os mais “controladores”, há a opção de acionamento manual das marchas na alavanca do console.

Depois que os engarrafamentos do cotidiano são deixados para trás, o sedã da Caoa Chery revela outro aspecto interessante: é um ótimo parceiro para longas estradas. Os bancos confortáveis permitem ao motorista dirigir durante horas seguidas sem se cansar. Auxiliado pelo perfil baixo da carroceria, que colabora no reduzido coeficiente aerodinâmico de 0,28 cx, o “powertrain” formado pelo motor 1.5 turbo e o câmbio CVT de 9 marchas simuladas oferece ao Arrizo performances dinâmicas bem satisfatórias, especialmente ano modo “Sport”.

As retomadas são consistentes e o conjunto mecânico não “fraqueja” em nenhuma faixa de giros. Velocidades elevadas são atingidas de forma agradavelmente rápida – um sutil ajuste na calibração da assistência elétrica da direção poderia deixar o volante mais firme em altas velocidades. Nas curvas, as inclinações de carroceria são discretas – quando o motorista “abusa” do acelerador, os controles de estabilidade entram em ação. As frenagens bruscas reforçam a impressão de consistência do conjunto. Os tempos em que os carros projetados na China deixavam a desejar em relação aos japoneses, sul-coreanos, europeus e norte-americanos estão ficando no passado.

Ficha técnica

Caoa Chery Arrizo 6 GSX
Motor1.5L DVVT Turbo Flex, 4 cilindros, 16 válvulas (4 por cilindro), injeção multiponto
Potência150 cavalos (etanol) e 147 cavalos (gasolina), ambos a 5.500 rpm 
Torque21,4 kgfm a 1.750 rpm (etanol ou gasolina)
TransmissãoCVT de 9 velocidades
Tanque de combustível48 litros
Porta-malas570 litros
Número de ocupantes5 pessoas
Comprimento4,67 metros
Largura1,81 metro
Altura1,49 metro
Distância de entre eixos2,65 metros
Peso1.364 quilos
Direçãoassistência elétrica
Suspensõesdianteira MacPherson do tipo independente, coluna com mola em espiral, amortecedor com ajuste duplo e barra estabilizadora, traseira semi-independente com barra de torção, coluna com mola em espiral, amortecedor com ajuste duplo e barra estabilizadora
Rodasliga leve de 17 polegadas
Pneus205/50 R17 (estepe) 125/70 R16
PreçosR$ 108.750 – promocional de lançamento R$ 104.990

 

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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