Sem grandes mudanças, a Audi mostrou, no começo de março, as mudanças nos novos A3 e Q3. E na semana passada, apresentou a maior mudança no A3, agora mais requintado e com opção de motor 2.0 220 cv na versão Ambition juntamente com vários opcionais exclusivos. Como por exemplo, o Virtual cockpit, uma tela de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas. Esse sistema já podia ser encontrado em modelos mais luxuosos da marca.
O sistema de iluminação agora é full led, a grade dianteira, um pouco mais agressiva, como em outros modelos da marca, volante e chave de seta foram herdadas do irmão A4.
O modelo está disponível em três versões, Attraction, 1.4 TFSI flex partindo de R$ 115.190, Ambiente também 1.4 TFSI flex de 150cv a partir de R$ 124.190 e Ambition 2.0 TFSI 220cv com 35kg de torque por R$ 156.190, fora opcionais, que somados ultrapassam R$ 50 mil.
FALANDO DO Q3
O modelo tem mostrado sua força entre os concorrentes e comparando com seus rivais alemães, Mercedes e BMW, ele é o líder. No ranking geral da categoria SUV, o Q3 estava em 16º lugar, com 4.369 unidades em 2016. Nesta semana, junto com o A3, a marca mostrou seu novo motor 1.4 TFSI Flex. O mais interessante é que tanto no etanol quanto na gasolina a potência e torque são os mesmos: 150cv com 25kg de torque.
Sem mudanças no visual, mas com pacotes de opcionais mais amplos, a Audi lançou o “Pacote Tecnológico” para o Q3 Ambition 1.4 TFSI, que tem o preço sugerido em R$180.190, e tem a mais, seleção de pilotagem, sistema de chave presencial, auto park (estaciona sozinho) com câmera de ré e sistema de som Bose. As outras opções são: Q3 Attraction 1.4 TFSI flex, R$ 143.190; Q3 Ambiente 1.4 TFSI flex, R$ 154.190; Q3 Ambition 1.4 TFSI flex, R$ 170.190.
IMPRESSÕES AO DIRIGIR
Em São Paulo, dirigimos os dois modelos. Num percurso de 120 quilômetros, entre cidade e estrada, pudemos sentir e avaliar um pouco dos carros. Iniciamos os testes com o A3 Ambition 2.0, com todos opcionais inclusos e realmente o virtual cockpit dá charme e elegância para o sedã. Saindo do “anda e para” do trânsito, pegamos sentido Santos. Aí sim deu para acelerar um pouco dos 220 cavalos de força. O resultado traduzo em uma só palavra: Foguete! Foi isso que veio na minha cabeça ao pisar no acelerador.
A média ficou em 13,2 km/l na gasolina. No meio do percurso trocamos para o Q3 Ambition 1.4 TFSI flex, também com todos opcionais inclusos. Não vou negar: senti falta do painel digital de 12,3 polegadas. Mas quando aumentamos o volume e escutamos a qualidade do som oferecida, dá até para esquecer a falta do painel digital.
Deixando as brincadeiras de lado, o Suv é mais comportado, e não deixa a desejar. O conjunto mecânico combina, o Q3 é bem silencioso e com uma ergonometria muito boa para dirigir, passando mais segurança para o condutor e aos passageiros.


