Veículos

TESTE DA SEMANA

Avaliamos a nova Fiat Strada cabine simples

Agora, chamada de cabine Plus, a nova picape vem em 3 versões

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As mudanças são notadas de cara. A nova picape tem a frente maior, assim como o comprimento e a largura. O modelo é uma mistura entre as diversidades da marca. A frente lembra um pouco o Mobi, a traseira, a irmã Toro, e o interior é uma mistura entre os dois.

Agora, a Fiat Strada oferece duas cabines: a plus e a dupla. São três versões: Endurance, Freedom e Volcano; e duas motorizações: a já conhecida 1.4 flex, rende até 88 cv, e a mais moderna, 1.3 firefly, que pode render até 109 cv com etanol.

Avaliamos a versão Endurance cabine plus, a famosa “pé de boi”, que já é muito completa por ser de entrada. Ela veio com alguns opcionais, mas, independentemente disso, acreditamos que será a preferida de quem usa a picape para lida. Para quem deseja mais conforto e sofisticação, tem a Volcano cabine dupla, mas, se precisar de espaço, com mais rusticidade, tem a intermediária, Freedom. Vale dizer que a Endurance e a Freedom têm as duas opções de cabine, plus e dupla.

Mais espaço  

A Fiat Strada Endurance cabine plus tem um espaço atrás do banco para carregar algo mais frágil ou que não possa molhar e, claro, maior espaço para quem tem mais altura. A caçamba também está maior, mais parruda, agora podendo carregar até 720 kg ou 1.354 litros, 134 litros a mais que a versão anterior.

Outro detalhe: está mais alta cerca de 21 centímetros e aumentaram também os ângulos de entrada, 28 graus, e de saída, 24 graus.

Equipamentos de série  

O novo modelo vem bem equipado: airbag duplo; ar-condicionado; console central com porta-objetos e porta-copos, com auxiliares USB – no total são 2 –; direção hidráulica; computador de bordo; controle de tração avançado – esse sistema é bem legal, pois, se precisar, ele tem bloqueio nas rodas dianteiras, que fazem com que elas girem na mesma velocidade e sentido –; freios ABS e EBD; e Hill Holder, sistema que mantém o carro freado por três segundos em rampas.  

Itens bem colocados e úteis são a iluminação na caçamba e o indicador de marchas no painel, auxiliando o motorista para uma melhor condução.

Acessórios  

Em toda linha Fiat, todos os modelos têm diversos opcionais e acessórios, e com a nova Strada não é diferente, pois são mais de 50 itens para incrementar a picape e seis opcionais para deixar ela mais conectada e moderna. A versão avaliada veio com Pack Multimedia, que custa R$ 3.490, porém, quando se adiciona este pack, obrigatoriamente temos de que adicionar o Pack Worker, que acresce R$ 2.500. Ainda entre os opcionais, têm as calotas, que custam mais R$ 150.

Um detalhe interessante é que agora a Fiat cobra R$ 900 pela cor branca, porque é sólida. As cores metálicas acrescem mais R$ 2.300. A única cor que não tem custo adicional é a preta.  

Entre os acessórios, o mais legal é o extensor de caçamba, que custa R$ 1.459, o que permite carregar objetos de até 2,30 metros de comprimento.  

O novo Fiat Strada custa R$ 70.480 pelo site.

Considerações finais  

Essa foi a avaliação mais bruta que já fizemos, pois carregamos o veículo com 500 kg, 680 kg e, por fim, colocamos 760 kg na caçamba. Resultado? Deu para sentir bem, e, de quebra, ainda dirigimos uma versão anterior com a mesma carga – a diferença é gritante.  

Realmente, a nova calibragem da suspensão deixou a picape mais robusta e, mesmo com o motor de 88 cv com 12,5 kgfm de torque, o veículo puxa bem a carga. Notório é que, mesmo sem peso, a “tocada” é igual: o que cai é o consumo. Andamos com etanol na cidade fazendo média de 7,8 km/l. No teste carregado, a média caiu para 7 km/l.  

Levando em consideração que a picape de entrada é um modelo voltado para o trabalho, o interior escuro deu um charme à parte: o novo painel ficou muito harmônico com a nova central multimídia, mesmo sendo opcional, o que não deixa de ser uma grande evolução para a marca. A nova Uconnect, como é chamada, é ágil e conecta sem cabos, wireless. Vale ressaltar que essa foi a primeira vez que o comando de voz funcionou perfeitamente, inclusive para responder mensagens. Ela ainda tem o sistema de mapas off-line e pode conectar até dois aparelhos.

Em acabamentos, a Endurance não tem quase nada. Por ser um modelo voltado para o trabalho, ele é bem simples. Mas, com certeza, vale o test drive.  

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Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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