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CORREIO VEÍCULOS

Caoa Chery Arrizo 5 CVT

Nova transmissão CVT melhora desempenho e reduz consumo de combustível do seu sedã compacto
21/03/2020 05:00 - Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix


 

Desde que surgiu, em novembro de 2017, quando o Grupo Caoa comprou 50% da sucursal brasileira da marca chinesa Chery, a Caoa Chery não parou mais de crescer. Naquele ano, a Caoa Chery terminou como a vigésima primeira marca mais vendida no país, com 3.731 unidades. Em 2018, emplacou 8.572 unidades e foi a décima oitava marca mais vendida. No ano passado, foram 20.305 emplacamentos e o décimo quarto lugar. Nos dois primeiros meses de 2020, totalizou 3.606 vendas e já aparece como a décima segunda marca mais vendida. Os negócios da Caoa Chery estão concentrados nos utilitários esportivos Tiggo 5X, Tiggo 2 e Tiggo 7, mas a marca também investe no crescente segmento de sedãs compactos mais equipados e espaçosos – que alguns conhecem como sedãs compactos premium. Com seu Arrizo 5, concorre com modelos como Toyota Yaris sedã, Honda City, Volkswagen Virtus, Fiat Cronos e as versões de topo do Chevrolet Onix Plus e do Hyundai HB20S.  Um ano após o lançamento, o sedã da Caoa Chery chega ao modelo 2021 com a nova caixa automática CVT25, que pode simular até 9 marchas, no lugar da CVT19 de 7 velocidades simuladas que equipava anteriormente o modelo.

O Arrizo 5 é um veículo que se destaca no mercado por ser um sedã extremamente competitivo e acreditamos que essas mudanças o aproximarão ainda mais do público brasileiro”, explica Marcio Alfonso, CEO da Caoa Chery. De acordo com a marca, a nova transmissão CVT com 9 velocidades simuladas oferece mais capacidade de torque, melhor eficiência energética e redução no consumo de combustível. Com a atualização, o Arrizo 5 passa a ter torque máximo de 21,4 kgfm, ante os 19,4 kgfm anteriores, além de ter reduzido o consumo médio em 11%, também em relação ao modelo 2020. A nova transmissão se beneficia ainda da recalibração com o motor 1.5 Turbo Flex, que continua o mesmo, com potências máximas de 150 cavalos com etanol e de 147 cavalos com gasolina. O sedã segue contando com dois modos de condução: Eco e Sport. O motor tem sistema de partida a frio – que dispensa o tanquinho –, mas a injeção é indireta. Segundo o Inmetro, o consumo aparece como 12,9 km/l na estrada e 9,6 km/l urbano e 11 km/l na estrada e 7,5 km/l na cidade com etanol.

O sedã da Caoa Chery preserva as linhas harmoniosas – conforme os designers, inspiradas nos movimentos da água. Na frente, a grade se une aos faróis com duplo refletor e guia em leds, enquanto as extremidades inferiores destacam as luzes diurnas DRL. O desenho transmite a percepção de que o modelo é maior do que é de fato. Os novos Arrizo 5 comercializados no mercado nacional passam a contar com novas versões: RT e RTS, substituindo as RX e RXT. Ambas ganharam freio de estacionamento com acionamento eletrônico e função Auto Hold, que possibilita ao motorista tirar o pé do freio durante um engarrafamento. O painel de instrumentos foi atualizado e agora tem display colorido e visual mais agradável com funções redesenhadas. A versão topo de linha, RTS, recebeu ainda novo acabamento de roda.

Em termos de dimensões, estão preservadas a distância de entre-eixos de 2,65 metros, altura de 1,48 metros, largura de 1,81 metros e 4,53 metros de comprimento. O porta-malas mantém os 430 litros de capacidade. E os detalhes de sofisticação tecnológica que destacaram o Arrizo 5 na época do lançamento continuam lá, como o sistema keyless de partida sem chave e o sistema multimídia de 8 polegadas com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay. O veículo tem controle eletrônico de estabilidade e tração, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, sistema Isofix de fixação de cadeirinha, direção elétrica, ar-condicionado eletrônico e câmera de ré.

Produzido na fábrica da Chery em Jacareí (SP), o Arrizo 5 foi desenvolvido sob a plataforma M1X, de acordo com a Caoa Chery, feita em parceria com grandes montadoras globais nos moldes europeus. O sedã é comercializado com preço de R$ 74.590 na versão RT e de R$ 83.590 na RTS, ambos ano-modelo 2020/2021. A versão topo de linha RTS ganhou o reforço das novas rodas de liga leve aro 17 polegadas e acrescenta, em relação ao Arrizo 5 RT, o teto solar, o revestimento interno de couro e os airbags laterais e de cortina. O modelo tem três anos de garantia para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio. Está disponível nas cores Branco e Preto (sólidas), Azul, Cinza e Prata (metálicas) e Branco Perolizado. 

As vendas do Arrizo 5 no Brasil sempre ficaram em torno de duzentas unidades mensais – bem abaixo das quinhentas projetadas na época do lançamento. Mas a marca acredita que as vendas embalem com as novidades da linha 2021. Podem colaborar nesse sentido os planos de expansão de 33% da rede de concessionárias, que deve passar das atuais cento e sete para cento e quarenta e duas lojas até o final de 2020. Ainda este ano, a Caoa Chery pretende estrear no segmento de sedãs médios com o Arrizo 6, que será montado na mesma fábrica. Pelo jeito com que ganha posições no ranking nacional de marcas, já deu para ver que a Caoa Chery não está nem aí para as sucessivas crises brasileiras. E também não está para brincadeiras.