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Caçamba moderna

A Fiat liberou a primeira imagem oficial da nova geração da picape Strada, que arrancou o ano na liderança do segmento com 5.419 unidades vendidas, à frente de sua companheira de fábrica Toro (5.300). Desde seu lançamento, em 1998, a Strada tem a frente do Palio. Agora, passará a ter a “cara” do Argo e do Mobi, misturada às linhas laterais do subcompacto e traços gerais da Toro. Ou seja, a veterana picape, que chegará às concessionárias em abril, será totalmente modernizada mas manterá as configurações de cabine simples, estendida e dupla. Os para-lamas dianteiros terão novo formato para dar continuidade aos vincos laterais do Mobi, enquanto as lanternas serão herdadas da Toro, possivelmente também com a porta da caçamba bipartida. Embora seja difícil de se imaginar em uma picape compacta, a Fiat promete cinco lugares para a configuração de cabine dupla, assim como quatro portas no lugar da terceira atualmente localizada apenas no lado direito do veículo. Inicialmente, a nova Strada deverá ter motores 1.3 Firefly e 1.4 Fire Evo. Para o futuro, terá opção de câmbio CVT e motores 1.0 e 1.3 turbinados.

Evolução do traço

Depois de revolucionar em termos estéticos quando foi lançado, em 2012, e de ter figurado sempre entre os mais vendidos do país desde então, o Hyundai HB20 mudou bastante na linha 2020. Uma das características de design mais controversas do modelo atual é a grade frontal, que tem as bordas sutilmente apontadas para baixo. Com o novo design, o HB20 ainda não conseguiu repetir seus melhores desempenhos de vendas. Agora, na nova geração do compacto i20 – com estreia prevista para o Salão de Genebra, em março –, a marca sul-coreana resolveu implementar uma nova grade, de linhas mais esportivas e vanguardistas. Embora o i20 seja vendido apenas na Ásia e na Europa e não seja comercializado no Brasil, é um lançamento a ser observado, pois seu estilo poderá servir de inspiração para um futuro “facelift” do HB20 e de outros modelos da Hyundai. 

De cara nova

Apesar de os chineses terem revelado o segredo, caberá aos norte-americanos receberem na frente o novo Equinox, no segundo semestre deste ano, já na linha 2021. O SUV da Chevrolet está com a dianteira inteiramente renovada, com uma grade pronunciada compondo uma única peça com os faróis bem afilados, com uma linha em cima com as luzes diurnas e os principais abaixo. A motorização não mudou, mantendo o 2.0 turbo com injeção direta de 262 cavalos de potência e torque de 37 kgfm, acoplado ao câmbio automático de 9 marchas, nas versões topo de linha, enquanto as mais acessíveis ficam com o 1.5 Ecotec com turbo e injeção direta, de 172 cavalos, 27,8 kgfm de torque e câmbio automático de 6 marchas, que estreou no Brasil recentemente. Nos Estados Unidos, existe a opção de tração integral. O Equinox 2021 ganha ainda câmeras de 360 graus, controle de velocidade adaptativo, assistente de baliza automática e alerta de passageiro no banco traseiro. A nova versão do SUV ainda não tem data prevista para desembarcar no Brasil.

Próximos passos

O novo Kia Sorento fará sua estreia mundial no Salão de Genebra, previsto para a primeira semana de março. Até o momento, a marca sul-coreana apresentou apenas uma imagem com a silhueta do novo SUV. Quanto à motorização, especula-se um 2.2 a diesel associado a um câmbio automático de 8 velocidades com tração integral nas versões topo de linha e um 1.6 turbo a gasolina de quatro cilindros herdado do Niro, com um motor elétrico no eixo traseiro para dar tração elétrica nas quatro rodas. Na sua quarta geração, o Sorento é o primeiro modelo da fabricante da Coreia do Sul montado sobre a nova plataforma desenvolvida para utilitários esportivos de médio porte. Está sendo aguardada ainda em Genebra a estreia da tecnologia híbrida na família Sorento, introduzindo sistemas avançados de assistência à condução e conectividade e infoentretenimento de ponta. As vendas do Sorento no Brasil no ano passado somaram trezentos e vinte e oito unidades, com média mensal de vinte e sete carros. Contudo, em janeiro de 2020, o SUV da Kia teve apenas nove unidades emplacadas. 

Para dar liga

Com o início da fase de oitavas de finais do principal torneio do futebol europeu, a Nissan lança mais uma vez a série limitada do Kicks Uefa Champions League. Fabricada no Complexo Industrial de Resende (RJ), a versão do crossover começa a ser vendida nesta semana, com preço de R$ 98.490. Disponível em uma nova e exclusiva cor com duas tonalidades, a Azul Pacific com teto preto, o Kicks Uefa Champions League 2020 tem a produção limitada a mil unidades, que serão vendidas no Brasil, na Argentina e no Paraguai. Todos os exemplares terão numeração de série na grade dianteira. O carro vem com o motor de última geração 1.6, que desenvolve 114 cavalos, associado ao câmbio Xtronic CVT com função Sport. Nessa segunda edição, a série – baseada na versão SV – é equipada com rodas de aro 17 com acabamento preto, aerofólio traseiro, adesivos da Uefa Champions League, bancos revestido com material sintético, costura azul, e tecnologia Zero Gravity para os dianteiros, acabamento azul em volta do ar-condicionado, sistema de áudio com rádio AM/FM, entrada auxiliar para MP3, conector USB, Bluetooth, conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, chave inteligente I-Key com comandos de abertura e fechamento dos vidros de todas as portas com apenas um toque, botão eletrônico de ignição (Push Start), apoio de braço com costura azul e faróis com máscara negra. 

Ratos do deserto

A Jeep apresenta três novidades no Salão de Chicago, de 8 a 17 de fevereiro. A principal é a Gladiator Mojave 2020, o primeiro veículo da marca pertencente ao Grupo FCA a receber o selo Desert Rated. As outras duas são os novos Wrangler e Gladiator Premium High Altitude 2020, que oferecem estilo personalizado e sofisticado, interior bem equipado, uma longa lista de equipamentos de série e a lendária tração 4x4, marca mais característica da fabricante norte-americana. O motor V6 Pentastar de 3,6 litros da Gladiator Mojave oferece 285 cavalos de potência, 36 kgfm de torque e conta com sistema stop-start. É projetado para fornecer uma faixa de torque abrangente com um foco no torque final baixo, um ponto essencial para percursos off-road extremos. A transmissão de série é manual de 6 velocidades, com opção de uma automática de 8 marchas. “A capacidade 4x4 tem sido o principal pilar da Jeep, e a nova Gladiator Mojave é uma extensão natural de nossa liderança em 4x4 da classe Trail Rated. A Gladiator já é a picape de tamanho médio mais capaz do planeta e, com a adição do novo modelo Mojave, oferecemos a nossos clientes mais apaixonados um novo nível da capacidade de dominar terrenos arenosos em alta velocidade”, afirma Jim Morrison, diretor da marca Jeep na FCA da América do Norte. O novo selo Desert Rated é uma extensão natural da designação Trail Rated da marca. Os veículos Desert Rated têm os mais modernos recursos e desempenho off-road de alta velocidade dos veículos Jeep em ambientes desérticos e arenosos difíceis. Há possibilidade de que o novo modelo desembarque nos mercados latino-americanos – inclusive no Brasil.

Manter para ter

É difícil encontrar carros que jamais apresentem falhas ou problemas mecânicos. Diante dessa realidade, a manutenção veicular é a melhor forma de aumentar a vida útil do carro e garantir a segurança dos ocupantes. Entretanto, o tema ainda é negligenciado por muitos proprietários e também causa dúvidas. Segundo o Cesvi Brasil, existem três tipos de manutenção veicular:

  •  Preventiva – deve ser feita seguindo os prazos de revisão indicados pelas montadoras no manual do carro. A manutenção periódica é fundamental para garantir a segurança, a performance e a conservação do veículo.
  •  Preditiva – pode ser feita durante a preventiva e é indicada para analisar diferentes itens e componentes do veículo, com o objetivo de identificar peças que estão no fim de sua vida útil ou sofreram gastos excessivos. Nesse caso, fica mais fácil de se encontrar fissuras, vazamentos e rachaduras em diversas partes do veículo.
  • Corretiva – nesse tipo, existe apenas a opção de reparação parcial ou troca completa da peça que está danificada. Diante da necessidade de uma reparação emergencial e da possibilidade de extensão de avarias para outros componentes, a manutenção corretiva, muitas vezes, encarece os custos e estende o tempo do carro na oficina, causando ainda mais dor de cabeça ao motorista. 

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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