A Chevrolet tem três modelos de SUVs disponíveis – Tracker, Equinox e Trailblazer. O maior é o Trailblazer, o SUV mais caro da marca, que conta com versões a diesel e a gasolina, ambas com o mesmo acabamento LTZ. A versão a gasolina é movida por um robusto motor V6 de 3,6 litros, com 279 cavalos de potência e 35,7 kgfm de força, números dignos de um esportivo.
O Chevrolet Trailblazer LTZ 3.6 V6 a gasolina parte de R$ 189.890 e tem como único opcional a cor da carroceria – o branco sólido do modelo testado custa R$ 700 a mais. O estilo segue a assinatura visual dos utilitários esportivos da Chevrolet e ressalta bem a robustez do carro, sem investir em linhas fluidas ou formas mais esportivas. A grade alongada e os novos faróis com luzes diurnas de leds horizontalizados compõem bem a frente larga.
Os 279 cavalos de potência surgem somente aos 6.400 rpm e os impressionantes 35,7 kgfm de torque máximo já aparecem aos 3.700 rpm. Tais números se traduzem em uma aceleração de zero a 100 km/h em 7,6 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente a 180 km/h. A transmissão automática de 6 velocidades conta com a função Active Select que, segundo a Chevrolet, otimiza o acoplamento da transmissão, o que resulta em respostas mais imediatas aos comandos do pedal do acelerador. Para garantir a capacidade para o “off-road” desejável em um utilitário esportivo, um comando no console central determina a tração a ser adotada – pode ser 4x2, 4x4 ou 4x4 com reduzida.
Além de um “powertrain” de respeito, o Trailblazer se destaca pelo substancial recheio tecnológico. Lá estão o tradicional sistema multimídia MyLink 2, com GPS e compatível com Android Auto e Apple CarPlay, e o OnStar, sistema de telemática que oferece serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e diagnóstico do automóvel, inclusive por meio de aplicativo para celular. O modelo traz alertas de desvio de faixa, de colisão frontal, de veículo no ponto cego e de movimentação na traseira e um serviço de notificação automática em caso de acidente. Airbags frontais, laterais e de cortina, sistema isofix para fixação de cadeirinhas infantis, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistentes de partida em rampas e de descida reforçam a segurança. Para aprimorar o conforto, estão lá o acendimento automático dos faróis, luzes diurnas de leds, sensor de chuva, partida remota do motor, câmera de ré e sensores de obstáculos dianteiros, sistema de áudio premium e vidros que podem ser abertos ou fechados de forma remota, por meio da chave. Tantos “privilégios” visam fazer com que o tamanho incomum – são 4,89 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,84 metro de altura – não incomode e o SUV da Chevrolet pareça menor do que é para quem dirige.
EXPERIÊNCIA A BORDO
Como se espera de um modelo que chama a atenção pelo tamanho externo, o SUV baseado na picape S10 oferece um espaço interno bem amplo, que permite levar sete pessoas com conforto. Como o Trailblazer é um SUV alto, com suspensão elevada, entrar requer algum esforço para quem tem menos de 1,80 metro ou pouca mobilidade. Transportar sete passageiros é um diferencial relevante – principalmente para famílias numerosas. Na última fila, como a área destinada às pernas não é muito grande, o recomendável é transportar ali crianças ou adultos de pequena estatura. O acesso a esse espaço não é tão fácil, pois o assoalho do veículo é alto, obrigando o passageiro a baixar a cabeça. O sistema de climatização conta com saídas de ar na parte de cima, para beneficiar os passageiros que viajam na fileira de trás. O isolamento acústico é decente e possibilita que os passageiros a bordo interajam sem ter de elevar o tom.
O couro que reveste os bancos, as laterais das portas, o volante e o painel reforça o requinte. Os detalhes em marrom no interior, embora não representem uma unanimidade em termos estéticos, provavelmente agradam a muita gente. O acabamento lembra o das versões topo de linha dos sedãs e hatches da Chevrolet, sem maiores sofisticações. No porta-malas, sobram apenas 205 litros de capacidade na configuração com sete lugares. Com a última fileira de bancos rebatida, o espaço para malas aumenta para 554 litros.
IMPRESSÕES AO DIRIGIR
O motor V6 3,6 litros de 279 cavalos e 35,7 kgfm é capaz de levar um SUV de 2.106 quilos a atingir os 100 km/h em apenas 7,6 segundos. A relação peso/potência de 7,6 kg/cv se traduz em performances dignas de um esportivo, que poucos carros disponíveis no mercado nacional atingem. As respostas do propulsor são imediatas e a transmissão automática de 6 marchas ajuda a levar os giros rapidamente para a faixa na qual o torque máximo aparece. A transmissão eficiente ajuda a reduzir as marchas na hora certa para garantir mais força em ultrapassagens e retomadas. As trocas também podem ser feitas manualmente pela alavanca de marcha. As dimensões avantajadas poderiam dar a impressão de que seria um carro desajeitado em altas velocidades. A carroceria rola e a cabine balança em vias muito esburacadas, mas o Trailblazer se mostra bem “na mão” durante todo o tempo, sem “reboladas” inconvenientes. Eventuais excessos são devidamente “moderados” pelo controle eletrônico de estabilidade.
Um comando no console central determina a tração a ser adotada – pode ser 4x2, 4x4 ou 4x4 com reduzida. O Trailblazer é um carro para todos os terrenos, do tipo que se habilita tanto para os asfaltos urbanos quanto para as trilhas rurais. Os diferentes tipos de tração, a suspensão elevada e a exuberância do “powertrain” ajudam o Trailblazer a “se virar” bem no “off-road” e o veículo transpõe a maioria dos obstáculos sem problema. Entretanto, no uso urbano, o tamanho avantajado às vezes atrapalha. Estacionar o Chevrolet Trailblazer em vagas menores – comuns nos shopping centers – normalmente é complicado, contudo a câmera de ré e os sensores de estacionamento ajudam a atenuar o problema.
O consumo é outra característica do Traiblazer que fica fora dos padrões normais. Segundo o Inmetro, o maior SUV da Chevrolet, que consome apenas gasolina, obteve média de 6,6 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada. Tais resultados renderam uma pouco edificante nota D, tanto na categoria quanto no geral. Pelo menos, o enorme tanque de combustível de 76 litros ajuda a entregar uma autonomia decente – na estrada, dá para rodar mais de seiscentos quilômetros entre um posto e outro.
FICHA TÉCNICA
Chevrolet Trailblazer LTZ 3.6 V6
Motor: Gasolina, dianteiro, longitudinal, 3.564 cm³, aspirado, com seis cilindros em V e 24 válvulas. Injeção direta eletrônica.
Potência máxima: 279 cavalos a 6.400 rpm.
Torque máximo: 35,7 kgfm a 3.700 rpm.
Diâmetro e curso: 94,0 mm x 85,6 mm. Taxa de compressão: 11,5:1
Transmissão: Câmbio automático de 6 marchas à frente e uma a ré. Tem controle de tração. Tração integral com reduzida controlada por seletor eletrônico rotatório.
Suspensão: Dianteira independente com braços articulados, molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados. Traseira do tipo multilink, com molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série.
Pneus: 265/60 R18.
Freios: Discos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Utilitário esportivo montado em longarinas, com quatro portas e sete lugares. Com 4,89 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,84 metro de altura e 2,85 metros de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 2.106 kg.
Capacidade do porta-malas: de 205 (com sete lugares) e 554 litros com a última fileira de bancos rebaixada.
Tanque de combustível: 76 litros.
Produção: São José dos Campos/SP.
Lançamento: 2012.
Preço: R$ 189.890.