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Com o Bongo K2500 2021, a Kia Motors planeja crescer no segmento de VUCs

O Bongo é o único veículo comercial comercializado no Brasil pela montadora

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Um segmento do setor automotivo que parece ter escapado do “engarrafamento econômico” causada pela pandemia do coronavírus é o de entregas urbanas. Com o forte crescimento das compras pela internet, os VUCs (veículos urbanos de carga), que estão autorizados a circular onde há restrições ao tráfego de caminhões grandes, tornaram-se cada vez mais estratégicos na distribuição de mercadorias nos grandes centros. Outra característica favorável desses pequenos caminhões é que podem ser dirigidos com a carteira de habilitação normal para automóveis, do tipo ‘B’. Para não ceder espaço à concorrência cada vez mais acirrada no setor, a Kia Motors do Brasil inicia esta semana a venda da linha 2021 do comercial leve Bongo K2500. 

O Bongo é o único veículo comercial comercializado no Brasil pela Kia, que se concentra na importação de automóveis de passeio como o hatch Rio, o sedã Cerato e o utilitário esportivo Sportage, produzidos no México, e o crossover Soul, o sedã esportivo Stinger GT, o utilitário esportivo Sorento e a minivan Grand Carnival, trazidos da Coreia do Sul. Desde 2010, o Bongo é montado na fábrica Nordex, em Montevidéu, no Uruguai, que é controlada pelo Grupo Gandini, com sede na cidade paulista de Itu e responsável pela distribuição oficial dos veículos Kia nos mercados brasileiro e uruguaio. Atualmente, 95% da produção da Nordex é destinada ao Brasil, e os outros 5%, ao mercado interno uruguaio, mas há possibilidades de futura exportação para os demais países do Mercosul. 

Seguindo as novas normas brasileiras de segurança veicular, o VUC da Kia incorporou cinto de segurança de três pontos e encosto de cabeça para todos os seus três ocupantes. No primeiro semestre de 2020, a marca sul-coreana também disponibilizou outra novidade em conforto, com a comercialização de nova versão com ar-condicionado de fábrica. “Ao longo de 2019, com a participação de engenheiros e fornecedores brasileiros e uruguaios, desenvolvemos e testamos os pontos de fixação do cinto e o encosto de cabeça. As novidades, homologadas por certificadoras, asseguram o conforto e a segurança de todos os seus ocupantes, sendo um motorista e dois passageiros. Com cada vez mais autônomos atuando com sistema de delivery e com o crescimento do e-commerce, os novos itens de conforto e segurança vem em perfeita sintonia”, explica Gustavo Gandini, diretor de Operações da Kia Motors do Brasil.

O novo Bongo K2500 é movido por um motor 2,5 litros turbodiesel intercooler e potência de 130,5 cavalos a 3.800 rpm, que trabalha acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades. A capacidade de carga no chassi é de 1.812 quilos. Segundo a Kia, o Bongo foi especialmente desenvolvido para atender às mais diversas necessidades de uso diário e tem grande aceitação entre consumidores que buscam em um comercial leve de seu segmento atributos como resistência, durabilidade, baixo custo, força e desempenho. Outra vantagem que a marca destaca em relação aos concorrentes é a garantia de três anos ou 100 mil quilômetros. 

Nos sete primeiros meses de 2020, foram vendidas 1.512 unidades do Bongo K2500. Em janeiro, emplacou duzentas e setenta e quatro unidades, porém, em julho, já foram trezentas e noventas vendas - uma evolução de 42,3% na média mensal. O preço do Bongo 2021 é de R$ 99.990, na versão sem ar-condicionado, e de R$ 105.990, na configuração com o equipamento. Os principais concorrentes apontados pela Kia são o Hyundai HR (R$ 91.890), os Iveco Daily City (R$ 117.800) e Daily 35s14 (R$ 144.300) e o Renault Master chassi (R$ 146.390). “Entre os atributos que estimulam o crescimento das vendas do Bongo estão o menor coeficiente aerodinâmico, que possibilita um menor consumo de combustível, o chassi duplo ‘C’, que oferece maior robustez e durabilidade, e a chave tipo canivete com travamento/destravamento a distância. E o custo das revisões do Bongo ainda é 21% menor que o do HR”, avalia Anselmo Borgheti, diretor comercial da Kia Motors.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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