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Confira as dicas e novidades semanais sobre motos no Brasil e no mundo

A Voltz Motors inaugura sua primeira loja-conceito na cidade de São Paulo, no dia 23 de setembro

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Movimento de expansão

A Voltz Motors, fabricante pernambucana de motos elétricas, se prepara para abrir sua primeira loja-conceito na cidade de São Paulo, no dia 23 de setembro. A empresa aproveitará a inauguração para dar o pontapé inicial para a pré-venda da EVS, a nova moto da empresa. Atualmente, a startup já conta com uma loja-conceito no Recife (PE) e com outros oito showrooms em cidades do Nordeste. Após a inauguração da loja paulistana, que fica na Avenida 9 de Julho, a Voltz se prepara para expandir a rede física para outras regiões do país. “Estamos negociando a abertura de mais quarenta showrooms que devem começar a funcionar até o final deste ano”, avisa Renato Villar, CEO da empresa. A Voltz trouxe para o mercado a primeira scooter elétrica produzida no Brasil, a EV1 (R$ 9,4 mil). Desde novembro do ano passado, quando iniciou suas vendas, mais de 1,3 mil motos com a marca da empresa foram comercializadas. A EV1 tem uma bateria portátil que, segundo a fabricante, pode ser completamente abastecida em qualquer tomada em até uma hora - carregada, a EV1 pode rodar até 60 quilômetros e alcançar a velocidade máxima de 60 km/h. Recentemente, a empresa recebeu autorização para levar a produção de suas motos elétricas para o Polo Industrial de Manaus (PIM). A operação deverá começar a partir de 2021. A Voltz, que tem uma unidade fabril em Cabo de Santo Agostinho (PE), resolveu alterar sua produção para Manaus com o objetivo de aproveitar os incentivos fiscais da Zona Franca. 

Mercado convalescente

A produção de motos no Brasil encerrou o mês de agosto com mais de 98.358 unidades fabricadas, um avanço de 0,4% sobre as 97.920 motocicletas feitas em julho deste ano e uma queda de 14,3% em relação às 114.738 unidades do mesmo mês de 2019. Os dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). A produção de motos no acumulado até agosto deste ano é menor do que o mesmo período de 2019, pois de janeiro a agosto foram fabricadas 588.495 motocicletas, representando uma retração de 20,9% na comparação com o mesmo intervalo do ano passado (743.556 unidades). “O volume até poderia ter sido maior, mas as fábricas ainda operam com restrições, pois a prioridade é preservar a saúde dos empregados, atendendo aos protocolos sanitários de segurança”, explica Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

Lá vem ela

A Ducati confirmou a chegada de mais um modelo da marca ao Brasil. Trata-se da Multistrada 950 S, versão topo de linha do menor modelo da família Multistrada. A Ducati do Brasil ainda não revelou detalhes, mas a 950 S virá com painel TFT, suspensão eletrônica e “quickshifter” bidirecional entre os novos itens. A Ducati Multistrada 950 S traz motor bicilíndrico em “L” (V a 90 graus) com 937 cm³, arrefecimento a líquido e o tradicional comando de válvulas desmodrômico. É capaz de entregar 113 cavalos de potência e 9,6 kgfm de torque. O peso a seco declarado para a versão é de 207 quilos. 

Com que Forza?

A Honda Europa divulgou um vídeo teaser anunciando o lançamento de uma nova scooter da família Forza para outubro. A frase de encerramento do teaser – “The Forza family is getting bigger” (algo como “A família Forza está ficando maior”) – indica que pode se tratar de uma nova maxi-scooter. Especulações da imprensa especializada europeia dão conta de que a nova Forza terá motor de dois cilindros e 750 cc combinado com o câmbio de dupla embreagem. A Honda mostrou a Forza 300 no Salão Duas Rodas 2019, em novembro, para “testar a reação do público”. O novo modelo deve ser uma versão mais voltada para o asfalto do que a X-ADV, que tem a proposta de ser uma scooter aventureira

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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