Veículos

VEÍCULOS

Confira as novidades desta semana do CarMais

Continue lendo...

Domínio oriental
Os veículos eletrificados tiveram 79.316 unidades vendidas no primeiro semestre deste ano, com crescimento de 146% ante o mesmo intervalo de 2023, sendo 31.178 exemplares de 100% elétricos e 48.138 de híbridos, que combinam um motor a combustão a um ou mais elétrico. Nos elétricos, o BYD Dolphin EV liderou no primeiro semestre, com 9.609 unidades emplacadas, seguido pelo Dolphin Mini – apresentado no Brasil em fevereiro deste ano –, com 9.051 carros vendidos, pelo GWM Ora 03 (3.687), pelos BYD Seal (2.193) e Yuan Plus (1.331), pelo Volvo EX30, que teve a pré-venda iniciada somente em maio de 2024, com 1.164 unidades, pelo Jac E JS1 (723), pelo Volvo XC40 (574), pelo Renault E-Kwid (517) e pelo Volvo C40 (410). Nos híbridos, nas dez primeiras posições no semestre apareceram o BYD Song Plus, com 10.039 emplacamentos, à frente do GWM Haval H6 (9.043), dos Toyota Corolla Cross (6.899) e sedã (2.322), dos Caoa Chery Tiggo 7 (1.766), Tiggo 8 (1.672) e Tiggo 5X (1.637), do Volvo XC60 (1.448), do Toyota RAV4 (1.190) e do Honda Civic (696). (Colaborou o consultor Marcelo Cavalcante de Lima)

 

Crescimento no primeiro semestre
Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o primeiro semestre deste ano teve a venda de 1.077.003 de unidades entre carros de passeio e comerciais leves no Brasil, significando um aumento de 15,2% em comparação ao mesmo período de 2023. Em junho, houve 202.474 emplacamentos nos dois segmentos somados, com alta de 10,5% ante maio e de 12,7 sobre o mesmo mês do ano passado. O hatch compacto Volkswagen Polo ficou em primeiro lugar no acumulado de janeiro a junho, com 57.862 veículos comercializados, sendo 9.683 em junho e a segunda posição no mês. A picape compacta Fiat Strada ficou em segundo no acumulado, com 56.597, e 7.551 em junho, seguida pelos hatches compactos Chevrolet Onix (43.603 e 8.852), Hyundai HB20 (42.696 e 9.760 – primeiro em junho) e Fiat Argo (39.624 e 7.423), pelo subcompacto Fiat Mobi (32.240 e 6.007 – sétimo em junho), pelos SUVs compactos Volkswagen T-Cross (31.519 e 5.936 – oitavo em junho) e Hyundai Creta (30.531 e 5.858 – décimo em junho), pelo sedã compacto Onix Plus (29.907 e 6.539 – sexto em junho) e pelo SUV compacto Chevrolet Tracker (28.865 e 5.918 – nono em junho). 


A líder habitual
Para a Fenabrave, a Fiat manteve a liderança no primeiro semestre deste ano no Brasil, com 220.689 unidades emplacadas e 20,4% de participação de mercado – impulsionada principalmente pelas vendas da picape compacta Strada. A marca italiana ficou à frente da alemã Volkswagen, com 167.636 vendas e “market share” de 15,7%, da norte-americana General Motors (141.212 e 13,1%), da japonesa Toyota (91.714 e 8,5%), da sul-coreana Hyundai (87.937 e 8,1%), da francesa Renault (55.817 e 5,1%), da norte-americana Jeep (53.816 e 5,00%), das japonesas Nissan (42.023 e 3,9%) e Honda (38.117 e 3,5%) e da chinesa BYD, que só vende veículos eletrificados no Brasil (100% elétricos e híbridos), com 32.558 unidades emplacadas e “share” de 3,02%.


Opção por assinatura
A GWM Brasil acaba de lançar o serviço de aluguel de automóveis, o Assinatura GWM. O programa proporciona facilidades para o cliente ao permitir que a jornada digital seja a mesma para a compra ou a assinatura do veículo. A montadora chinesa se associou a quatro parceiros do setor de locação para cuidar da parte operacional: a Localiza, a Unidas, a Movida e a LM. O programa será oferecido inicialmente para a linha do híbrido Haval H6. A assinatura parte do HEV2, o modelo de entrada da família, a partir de R$ 4.389, com o cliente podendo escolher entre os planos de 12, 24, 36 ou 48 meses, com opção de mil, 1.500, dois mil, 2.500 ou três mil quilômetros por mês. O sistema da Assinatura GWM dará a opção para o cliente escolher qual das quatro locadoras estará mais próxima de sua residência para pegar o carro. “É o primeiro passo para quem entra no mundo da eletrificação. Quem ainda não decidiu comprar um híbrido ou elétrico encontra no Assinatura GWM um modo seguro para conhecer e vivenciar a experiência do dia a dia com esses produtos”, afirma Alexandre Oliveira, diretor de Vendas e Desenvolvimento de Rede da GWM Brasil. O executivo esclarece que, ao adquirir a assinatura, o cliente fica isento de seguro, manutenção ou impostos, pois tudo já está incluído no valor pago mensalmente.


Custo com benefício 
A configuração Sense do Nivus fazia parte do catálogo do SUV-cupê apenas para o público PcD. No entanto, a versão passa a partir de agora a ser a opção de entrada do modelo da Volkswagen produzido em São Bernardo do Campo (SP), com preço de R$ 119.990. A família do Nivus se completa com a Comfortline, a R$ 134.390, e a “top” Highline, a R$ 151.590. A variante Sense é equipada com o mesmo motor das outras duas, o 1.0 TSI (turbo) de três cilindros com 128 cavalos de potência e câmbio automático de 6 marchas. O Nivus ganhará no próximo ano a versão esportiva GTS, com motor 1.4 turbo de 150 cavalos. Apesar de ser de entrada, a Sense não é um carro “pelado”, pelo contrário. Ela só substitui o Active Info Display configurável por um quadro de instrumentos com tela de 8 polegadas e a central VW Play pela Composition Touch, de 6,5 polegadas. Mas a configuração mantém de série os seis airbargs, o controle de cruzeiro adaptativo, a frenagem autônoma automática, os sensores de ré, o sistema star-stop, o volante multifuncional com “paddles shifters” para trocas sequenciais e as rodas de liga leve de 16 polegadas.


Versão clássica se renova
A quinta geração do Mini Cooper S acaba de chegar ao Brasil. A nova versão do icônico “carrinho” mantém o design purista e a silhueta compacta. O modelo será ofertado ao mercado brasileiro em duas variantes, a S Exclusive, com preço de R$ 239.990, e a S Top, a R$ 269.990. As possibilidades de personalização continuam presentes no novo modelo, com onze opções de cores de carroceria e quatro de teto. Para as luzes de circulação diurna, são três escolhas, configuráveis na tela central. As funções de condução mais importantes, como freio de estacionamento, seletor de marcha, acionamento da ignição, modos de condução e controle do sistema de áudio são acessíveis na barra de controle, logo abaixo da enorme tela redonda OLED, compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio e equipada com o novo Mini Operating System 9. Debaixo do capô, o novo Cooper S tem o motor 2.0 turbo de 204 cavalos de potência e 30,6 kgfm de torque, associado à transmissão automática Steptronic de 7 marchas e dupla embreagem. Com esse conjunto, o modelo acelera de zero a 100 km/h em 6,6 segundos, podendo chegar a 240 km/h. 


A culpa é dos chineses?
Com o término do primeiro semestre de 2024, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) decidiu rever suas projeções para este ano, feitas no final de 2023. A maior revisão foi nas exportações, que tinham expectativa de alta de 0,7%, mas agora têm projeção de recuo de 20,8%. Isso, somado à alta nas importações, faz com que a produção deixe de crescer no mesmo ritmo do mercado interno. Assim, a expectativa de aumento da produção para 2024 foi revista para baixo, de 6,1% para 4,9%. A produção acumulada no primeiro semestre de 2024 foi de 1,13 milhão de unidades entre carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus, volume apenas 0,5% superior ao do mesmo intervalo do ano passado. “Temos o imposto de importação mais baixo para modelos elétricos de origem chinesa no planeta, entre os países produtores, o que serve de atrativo para a importação acima de um saudável patamar de equilíbrio. Isso vem prejudicando nossa produção e ameaçando nossos investimentos e empregos. O imposto de importação para os elétricos chineses deveria aumentar para 35%, como ocorre com outros importados”, reclamou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.

Carro de luxo

Porsche terá primeira concessionária em Mato Grosso do Sul

Nesta sexta-feira (9), a marca alemã fez o anúncio da empresa que representará o veículo esportivo no Estado

09/08/2024 17h50

Marca alemã que conquistou o mundo chega no Estado confiante no mercado

Marca alemã que conquistou o mundo chega no Estado confiante no mercado Divulgação Porsche

Continue Lendo...

A marca de carros esportivos conhecida mundialmente anunciou nesta sexta-feira (9), a concessionária que representará o veículo em Campo Grande.

O grupo Bamaq foi escolhido para ser a concessionária oficial para vender o Porsche em Mato Grosso do Sul. Com cinco décadas de atuação a empresa trabalha com os seguintes equipamentos:

  • Construção;
  • Caminhões;
  • Automotivo e financeiro.


Com expertise no mercado, o grupo empresarial atua em Minas Gerais e nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. E agora o destaque está por conta de trazer a marca alemã em solo sul-mato-grossense. 
O CEO do Grupo Bamaq, Clemente Faria Jr., destacou que Mato Grosso do Sul é o terceiro estado a receber o carro de luxo, dentro dos planos de expansão de negócios da Porsche.


“Essa confiança em nosso trabalho, depositada pela marca de luxo mais valiosa do mundo, nos deixa extremamente orgulhosos”, frisou Clemente Faria Jr e completou:


“Somente para o negócio Porsche, temos uma projeção inicial de investimento de mais de R$ 35 milhões. Nesse novo ponto, vamos oferecer aos clientes locais uma grande variedade de experiências, com a alta qualidade, que é padrão da Porsche e do Grupo Bamaq. Acreditamos muito no estado do Mato Grosso do Sul e estamos felizes com essa conquista".

Serviço especializado


Quem adquirir o veículo ainda contará com toda estrutura oferecida pelo grupo, que irá oferecer inclusive o serviço de assistência técnica. Conforme levantamento feito pelo Correio do Estado, por enquanto ainda não há um endereço oficial, mas o local contará com tudo o que a marca exige em termos de excelência e experiência ao usuário.


Concessionária


Marcelo Rohlfs da Divisão Automotiva do Grupo Bamaq, explicou que está previsto para o segundo semestre de 2024, a inauguração de uma loja que transmita o conceito da marca alemã.


Nesta, unidade o público terá uma experiência com a marca e poderá adquirir produtos. 


“Estamos realizando a contratação e o processo de onboarding do time que atenderá a região e, antes mesmo da abertura oficial da concessionária, vamos iniciar os trabalhos de revisão e manutenção, utilizando uma estrutura de Centro de Serviços em Campo Grande. Além disso, ainda temos uma estrutura móvel, que pode atender os clientes que residem no interior. Projetamos inaugurar nossa loja completa já em 2025, com uma estrutura moderna de vendas e pós-vendas, seguindo os padrões mundiais da marca”, explicou Rohlfs.

Empresa


Completando 50 anos de operação em 2024, o Grupo Bamaq se destaca em 18 estados com sua atuação em automóveis de luxo, serviços financeiros e máquinas pesadas. Desde 2018, a divisão automotiva da empresa, um importante nome no setor de concessionárias no Brasil, tem apresentado um crescimento constante.

Isso se deve, em grande parte, à sua representação da marca Porsche em Minas Gerais, o que impulsionou a expansão da divisão no segmento premium.


Além de representar a Porsche nos estados de Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso do Sul, e a Mercedes-Benz em Minas Gerais, a divisão automotiva da Bamaq se diferencia pelo seu foco no segmento premium e pela experiência de atendimento ao cliente.


Desde o início de 2023, a divisão também passou a representar a montadora global GWM, especializada em carros híbridos e elétricos. A marca possui lojas nas seguintes capitais:

  • Belo Horizonte (MG);
  • Campo Grande (MS);
  • Em breve, também em Dourados (MS).

Assine o Correio do Estado
 

LANÇAMENTO

Novo Peugeot 2008 traz nova identidade da marca no país

Moderno e cheio de estilo o novo SUV tem um dos motores mais premiados do grupo Stellantis

08/08/2024 23h07

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Um carro novo, com design impactante. Idealizado para quem esbanja atitude, tem um perfil tecnológico e ousado. Assim é o Novo Peugeot 2008, principal lançamento da marca na América do Sul. 
Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu
As novidades começam pela nova assinatura luminosa, caracterizada por três garras verticais que acomodam as luzes DRL em LED, integradas nas inserções do para-choque. Ao centro, destaca-se a grade frontal que apresenta o novo logotipo, que pode receber tratamento em preto brilhante ou na cor do carro, dependendo da versão. 

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeuA assinatura luminosa também ganhou novas definições na traseira, com a introdução de lanternas em LED que são interligadas por uma faixa em preto brilhante. Para completar o conjunto, as luzes de ré e os piscas também são em LED.

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu Na lateral do novo 2008, o destaque fica por conta das rodas de liga, diamantadas, de 17”, dotadas de um ousado e chamativo desenho que recebe o novo emblema Peugeot ao centro.

Apesar do visual mais robusto, o novo SUV tem dimensões ideais para circular com facilidade nos grandes centros urbanos. O porta-malas dispõe de 419 litros de volume para acomodar bagagens, além de porta-objetos nas laterais que permitem melhor organização dos objetos, no caso do E-2008, o espaço é ampliado para 434 litros. Por falar em "E" antes do nome do carro, indica que ele é 100% elétrico. O modelo foi apresentado em três versões com motor turbo flex e muito em breve, terá a 100% elétrica para somar na gama. 
Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu

Todas as versões do Peugeot 2008 são equipadas com o motor turbo 200, que rende até 130 cv de potência máxima a 5.750 rpm abastecido com etanol e até 125 cv com gasolina, e torque máximo de 20,4 kgfm a 1.750 rpm tanto com etanol quanto com gasolina.

Este propulsor 1.0 faz parte da premiada família de motores turbo flex desenvolvida pela Stellantis, e é conhecido por entregar desempenho e eficiência pelo uso de três cilindros, seguindo a tendência mundial de downsizing e entregando um conjunto mais leve.

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeuEle traz turbocompressor com wastegate eletrônica, que se ajusta rapidamente às demandas do acelerador de forma ativa, além de injeção direta de combustível, bloco 100% em alumínio, que garante uma estrutura robusta e leve, e o exclusivo sistema MultiAir III, que possibilita um controle mais flexível e eficiente das válvulas de admissão.

O desempenho do novo 2008 fica completa com o câmbio CVT de sete velocidades, que dispõe de três modos de funcionamento:

  • Modo Automático – o conjunto se ajusta conforme o modo de condução do motorista, e alia desempenho sem comprometer a eficiência e o conforto;
  • Modo Manual – voltado para quem gosta de estar sempre no controle, permite as trocas sequenciais por meio da alavanca de câmbio ou pelas borboletas atrás do volante (paddle shifts);
  • Modo Sport – garante uma tocada mais esportiva e dinâmica, atuando na direção, no controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e alterando o tempo de resposta e de troca de marchas, a fim de garantir melhor aproveitamento da potência máxima do motor turbo 200.

Por fim, a gama completa do novo Peugeot 2008 ficou assim:

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu

Active - Preço sugerido:  R$ 119.990,00 

Faróis e DRL em LED, rodas de liga leve 17” diamantadas, nova central Peugeot i-Connect 10,3”, i-Cockpit® 2D digital

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu
Allure
- Preço sugerido: R$ 129.990,00

Todos os itens da versão Active, mais:

Carregador de smartphone por indução, bancos em couro, retrovisores externos com rebatimento eletrônico, chave presencial (abertura e fechamento de portas), sensor de estacionamento dianteiro, câmera 360° (Visiopark 360°) e  alerta de Ponto Cego.

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu

GT - Preço sugerido:  R$ 149.990,00

Todos os itens da versão Allure, mais:

Conjunto ópticotodo em LED, teto biton, teto solar panorâmico, i-Cockpit® 3D, identidade GT com badge, adesivo e tapetes exclusivos, grade na cor do carro, pedais esportivos em alumínio, paddle shift para troca de marchas no volante, bancos exclusivos em couro com costura verde GT, Peugeot Driver Assist, 6 airbags.

Todos os preços são ofertas especiais de lançamento, podendo sofrer alteração a qualquer momento. 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).