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LANÇAMENTO

Desenvolvido pela Gazoo Racing, divisão esportiva da Toyota, o SW4 GR-S chega ao Brasil

Produzido em Zárate, Argentina, desembarca no mercado brasileiro com preço de R$ 415.790

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A Toyota anuncia a chegada do novo SW4 GR-S à família de produtos Gazoo Racing no Brasil. 

O modelo amplia a gama de automóveis com selo GR-Sport, que reúne o Corolla GR-S e já contou com a Hilux GR-S. Produzido em Zárate, cidade portuária da região do Rio Paraná, na Argentina – de onde também vem toda a família Hilux-SW4 –, o utilitário esportivo com a assinatura Gazoo Racing desembarca no mercado brasileiro com preço de R$ 415.790, garantia de cinco anos ou 150 mil quilômetros (o que ocorrer primeiro) e com a gama de cores composta por Branco Pérola com teto bicolor preto e Preto Mica. 

A grife GR, que leva em consideração o lema “pushing the limits for better” (em tradução livre, “indo ao limite em busca do melhor”), tem como objetivo desenvolver automóveis com alta performance. 

Por meio de sua divisão esportiva, a Toyota busca nas competições, como a Stock Car do Brasil, reforçar sua atuação no desenvolvimento de veículos que elevem o prazer ao dirigir, com mais esportividade e desempenho.

O novo SW4 GR-S mantém o motor de 2,8 litros de 16V turbodiesel com intercooler com 204 cavalos de potência a 3.400 rotações por minuto e 50,9 kgfm de torque a 2.800 giros, associado à transmissão automática de 6 marchas e à tração integral com reduzida com acionamento eletrônico.

 Segundo à Toyota, a versão “apimentada” do SUV tem performance aprimorada com modo de condução mais dinâmico e melhorias significativas de desempenho graças à configuração da suspensão com amortecedores telescópicos monotubos exclusivos GR. 

O sistema de amortecimento concede mais firmeza ao veículo, com baixo grau de rolagem e solidez, aumentando a precisão da direção para uma resposta mais linear e progressiva em relação ao giro do volante. 

A afinação esportiva da suspensão reduz o movimento da cabine, tanto em manobras rápidas quanto em terrenos com diferentes tipos de imperfeições (nivelando o movimento). 

Entre outras características, o novo sistema de suspensão desenvolvida exclusivamente pela equipe de engenheiros da Gazoo Racing concede melhoria na estabilidade do veículo e no amortecimento, devido a uma maior área de contato do pistão e agilidade de resposta, pois não há mistura de óleo-gás na câmara.

Para salientar o design esportivo, o SW4 GR-S vem com difusores, spoiler, emblemas próprios, para-choques com difusores aerodinâmicos e pneus com rodas de liga leve de 18 polegadas com emblemas “GR”. 

Na frente, tem novos faróis com tecnologia full-led de flashes sequenciais. No ambiente interno, os bancos ganham couro preto com Ultrasuede, encostos de cabeça dianteiros com selo da marca GR-S e uma tela de TFT de 4,2 polegadas com gráficos da Toyota Gazoo Racing, tela sensível ao toque de 8 polegadas com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay, conexão USB, navegador por satélite (GPS), TV Digital e função Bluetooth. 

O sistema de áudio é o JBL com dez alto-falantes e subwoofer (dois tweeters e dois squawkers). 

Na lista de equipamentos, agrega carregador de celular sem fio. 

As pedaleiras, perfuradas, com estilo de competição, são em um material todo produzido em alumínio, enquanto o volante tem revestimento com detalhes microperfurados, aliados à costura vermelha, o ar-condicionado tem duas zonas digital e a abertura do porta-malas é por meio de um sensor de movimentação dos pés (“kick sensor”).

Com 4,79 metros de comprimento, 1,85 metro de largura, 1,83 metro de altura, 2,74 metros de distância de entre-eixos e peso de 2.185 quilos, o SW4 GR-S tem como novidades no quesito segurança o sistema de visão de 360 graus e os alertas de tráfego cruzado traseiro e de ponto cego. 

O pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS) incorpora novas funções ao sistema de pré-colisão frontal ao adicionar detecção de pedestres e ciclistas. 

O TSS tem um radar de ondas milimétricas que, combinado com uma câmera monocular, antecipa uma série de perigos e alerta o motorista para evitar ou mitigar acidentes. 

É equipado ainda com sistema de pré-colisão frontal, alerta de desvio de faixa e controle de cruzeiro adaptativo (ACC).

Como em todas as versões do SW4, a GR-S tem sete airbgs (dois frontais, dois laterais, dois do tipo cortina e um de joelhos do motorista), Controle de Estabilidade (VSC), Controle de Tração (TRC), Controle Ativo de Tração (A-TRC), assistentes de controle de descida e de partida em rampa, controle de oscilação do trailer, freios ABS com distribuição de força (EBD), assistência à frenagem de emergência, luzes de freio de emergência e duas âncoras Isofix com ponto de amarração superior, além de cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, com pré-tensor e limitador de força para o do condutor e do passageiro dianteiro. 

Os consumidores da marca no Brasil contam com o apoio do Serviço de Pós-Venda Toyota, garantia a disponibilidade de peças de reposição e a Central de Atendimento ao Cliente disponível vinte e quatro horas e sete dias por semana.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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