Veículos

TEST DRIVE

Driblando os concorrentes, novo Tracker surpreende no teste da semana

Com equipamentos exclusivos, o SUV ficou entre os cinco primeiros colocados nas vendas de 2020 em sua categoria

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Lançado virtualmente em plena pandemia, o Chevrolet Tracker tem oito versões para o mercado brasileiro, com duas opções de motor: 1.0 turbo, igual ao do Onix, e o exclusivo 1.2 turbo, que rende até 133 cavalos no etanol, ambos são três cilindros e flex. Testamos o utilitário esportivo durante uma semana, e o resultado foi muito bacana. O modelo dribla os concorrentes em tecnologia e itens exclusivos, mas, mesmo assim, ficou em quarto lugar nas vendas de 2020.

Visual

Sem dúvida, o visual é um ponto forte no modelo. Por onde passa desperta a atenção, pois os faróis dinâmicos em LED e os novos para-choques dão ar mais imponente ao veículo. Já na traseira, ele vem com lanternas horizontais em LED e a luz de neblina no meio do para-choque também ganhou novo estilo.  

Além disso, ganhou um vinco na lateral, que começa na lanterna traseira, deixando o carro com aspecto “mais musculoso”. O acerto dinâmico entre carroceria e suspensão é outro ponto positivo. Vale dizer que o novo Tracker é produzido no Brasil.

Segurança

No total são seis airbags, controle de tração e estabilidade, luz diurna em LED, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis com regulagem de altura, monitoramento de pressão dos pneus, piloto automático e sensores de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro. Os destaques ficam por conta do alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência e do monitoramento de ponto cego.

Conforto e comodidade

Chave presencial, assistente de estacionamento e de partida em aclive, câmera de ré, teto solar panorâmico, revestimento premium dos bancos, ar-condicionado digital de uma zona, painel de instrumentos com tela TFT e carregador wireless para celulares compatíveis são alguns dos itens que proporcionam conforto e comodidade.  

A nova central multimídia de 8”, com Apple Car Play e Android Auto, o sistema OnStar e as três portas USB – uma na dianteira e duas na parte traseira –, além de Wi-Fi integrado, que pode conectar até sete dispositivos simultaneamente, completam a lista.

Impressões ao dirigir

Realmente, a Chevrolet acertou no modelo, tanto em design quanto em desempenho. Apesar de o motor ter reduzido de tamanho e “perdido” um cilindro, o SUV ficou mais econômico e acelerando igual ao motor anterior.  

Na avaliação, o Tracker chegou a fazer 13 km/l na cidade, e em uma breve viagem para Ribas do Rio Pardo chegou a fazer 16 km/l, abastecido com gasolina em ambas as médias. Foram 350 km de teste, inclusive noturno, para verificar o novo sistema de iluminação, que na versão premier é em LED e muito eficiente.  

Um quesito que temos valorizado ultimamente é o espaço interno, e o modelo avaliado foi aprovado com sucesso. O porta-malas tem 393 litros, e no banco traseiro cabem confortavelmente três adultos. Vale ressaltar que o passageiro que vai no meio “sofre” por conta da elevação do assoalho.  

Um detalhe que notei: apesar de ter freios a tambor na traseira, eles apresentam ótima eficiência e baixo custo de manutenção.

Vale a pena?

Com certeza vale o test-drive, pois, apesar de não ser o “mais em conta”, o valor acaba ficando justo pelos itens exclusivos que o modelo oferece.  

Valor? Na casa dos R$ 117 mil, mas pode ultrapassar os R$ 120 mil, dependendo da cor e dos acessórios que forem escolhidos. Quem são os concorrentes? VW T-Cross, Jeep Renegade, Hyundai Creta, Honda HR-V, Nissan Kicks e Renault Duster.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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