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Em sua melhor forma, Honda CBR 600RR 2020 inicia suas vendas no Japão

O modelo é uma versão atualizada da icônica superesportiva lançada em 2013

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A Honda CBR 600RR chega a sua versão 2020 com importantes atualizações técnicas e estilísticas. O trabalho da equipe técnica da marca japonesa teve como lema o “prazer da maneabilidade”, que consistiu em um refinamento geral das características mais admiradas pelos fãs das precedentes versões da CBR 600RR. O início das vendas será em 25 de setembro deste ano, incialmente no Japão. Por lá, o preço anunciado para a esportiva média é de 1.460.000 ienes, quase R$ 78 mil. Não há previsão quanto à chegada do modelo para o mercado brasileiro.

Na parte estética, a nova CBR 600RR mantém a personalidade das superesportivas da Honda, aliada a um desempenho aerodinâmico que visa ao pleno aproveitamento da performance em pista. O redesenho da área frontal e lateral teve como alvo conseguir o menor coeficiente de arrasto aerodinâmico da categoria, contribuindo assim para a melhoria do desempenho em quesitos como aceleração, velocidade máxima e maneabilidade. Apêndices aerodinâmicos conhecidos como “winglets”, cujo desenvolvimento começou nas RC 213V da MotoGP, evidenciam o esmero técnico aplicado à CBR 600RR 2020. Além de um eventual ganho estético, os “winglets” efetivamente geram “downforce”, pressão aerodinâmica que incrementa a estabilidade especialmente na fase de entrada de curvas e nas reacelerações. Completa a lista de novidades da Honda CBR 600RR 2020 a iluminação full-led, o painel de instrumentos de cristal líquido TFT e o comando da embreagem deslizante assistido. O sistema Quick Shifter bidirecional para mudança de marchas sem uso da embreagem será disponibilizado como acessório e vendido separadamente. A nova Honda CBR 600RR será vendida em única versão cromática batizada de Grand Prix Red, na qual predomina o vermelho acompanhado de detalhes em branco e azul, composição que associa o modelo diretamente às Honda de competição e tecnologias desenvolvidas nas pistas.

Equipada com o conhecido motor de quatro tempos arrefecido a líquido, de quatro cilindros em linha, DOHC de 16 válvulas, de exatos 599cc, a potência máxima nesta nova versão é de 121 cavalos a 14 mil rpm, com torque máximo de 6,5 kgfm a 11.500 rpm. Para atingir números tão elevados, a rotação na qual a potência máxima é atingida foi aumentada em 500 rpm em comparação ao motor da CBR 600RR anterior. O ganho de eficiência no sistema de admissão e exaustão foi obtido por meio de dutos de entrada de novo desenho e maior diâmetro, otimização das curvas de escape e alterações no diagrama dos comandos de válvulas

Mesmo com as amplas modificações feitas no motor, a proposta da Honda foi manter uma das mais apreciadas características da CBR 600RR: conciliar a elevada potência com facilidade de condução, que permite aos pilotos desfrutarem das qualidades do motor tanto no uso em pista quanto no dia a dia, seja na cidade, em estradinhas tortuosas ou rodovias. A atualização do “pacote eletrônico” da CBR 600RR 2020 trouxe a tecnologia que permite ao piloto selecionar diferentes “riding modes”, selecionando opções de gestão, alterando o comportamento da motocicleta de acordo com as condições de uso e preferências pessoais. Tal “upgrade” foi possibilitado pela adoção do IMU - Inertial Measurement Unit -, dispositivo que registra em tempo real o comportamento dinâmico da motocicleta. Em parceria com o acelerador eletrônico throttle-by-wire (TBW) e múltiplos sensores, o IMU fornece parâmetros para a atuação de sistemas como o Honda Selectable Torque Control (HSTC), a frenagem eletrônica ABS, o Wheelie Mitigation Control e o Selectable Engine Brake. 

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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