Veículos

TESTE

Emoções à solta com a Royal Enfield Continental GT 650

Na cidade e nas estradas, a moto mistura liberdade e estilo retrô

Continue lendo...

No início de 2020, a Royal Enfield – a marca indiana de motocicletas fundada em 1901 e que é a mais antiga em produção contínua do mundo – apresentou sua linha Twin 650 no Brasil. Os modelos mais modernos Royal Enfield – Interceptor 650 e Continental GT 650 – exibem design clássico, motor de dois cilindros e um bom custo-benefício. Ambas compartilham, além do motor, rodas, freios, painel, quadro, suspensões, escape e pneus. Porém, a ergonomia de pilotagem muda, com a posição e altura do guidão. A GT 650, com suas características retrô e ar esportivo, é uma autêntica cafe racer. Com uma pilotagem simples e de fácil entendimento, a nova Twin da Royal Enfield é uma mistura de liberdade com emoção.

Em uma espécie de resgate à época romântica do motociclismo, a GT 650, com seu bicilíndrico de 47 cavalos, é uma motocicleta que faz lembrar as grandes máquinas das décadas de 70 e 80, vindas do Japão com motores DOHC (Duplo Comando de Válvulas no Cabeçote), potentes e ao mesmo tempo dóceis de se pilotar, principalmente em longos percursos – a Honda CB 400, importada em 1979, pode ser um bom exemplo disso. A Royal Enfield Continental GT 650 tem preços sugeridos de R$ 25.990 nas cores sólidas, de R$ 26.990 nas cores custom e de R$ 27.990 para a chrome (cromada).  

Impressões ao pilotar

Para se divertir

Campinas/SP - As estradas são habitats naturais para a GT 650 por oferecer uma pilotagem mais adequada a velocidades mais altas, uma vez que o piloto adota uma postura mais racing: menos atrito com o vento, traduzido pelo guidão baixo e pelas pedaleiras recuadas. Diferentemente da sua “irmã” Interceptor 650, na qual o posicionamento do tronco do piloto fica mais ereto – ou seja, vento no peito. Na Continental GT, a pilotagem é tão suave e tão linear que muitas vezes o motociclista já está, sem perceber, a 150 km/h e com a quinta marcha engatada. 

Na Continental GT 650, o bicilíndrico de 650 cc atinge 47 cavalos de potência máxima e oferece 5,3 kgfm de torque. Uma boa notícia é que 80% dessa força já está disponível a 2.500 rpm. O câmbio é de 6 velocidades, bem escalonadas. Há uma “conversa” bastante afinada entre motor e caixa de transmissão, que se traduz em vibração quase zero. Um dos responsáveis por essa perfeita comunicação foi a adoção da embreagem deslizante. A média de consumo em circuito misto – cidade, estrada e pista – foi de 22 km/l, com a capacidade do tanque para 12,5 litros de gasolina. Resumindo: autonomia superior a 250 quilômetros.

A ciclística da Continental GT 650 é simples. Por ser bichoque, a suspenção traseira traz um belo visual retrô e fácil acesso em sua regulagem ou manutenção, além de se comportar muito bem em todos os tipos de ajustes e pisos. Os freios ABS (antitravamento) da marca ByBre, de dois canais, proporcionam uma frenagem confortável e ao mesmo tempo precisa, sem sustos. A moto usa rodas aro 18 polegadas, calçadas com pneus Pirelli Phantom (100/90-D e 130/70-T). O peso total é de 198 quilos. Sem sombra de dúvida, a Continental GT 650 agrada ao público que é atraído por sua linhagem cafe racer, além do bom custo-benefício para uma moto de sua categoria.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

Continue Lendo...

A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).