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Experiência sensorial com o Lamborghini Huracán EVO Spyder

O novo conversível quer interagir com o motorista em todos os níveis

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Em meio ao isolamento mundial imposto pela pandemia do coronavírus, a italiana Automobili Lamborghini, pertencente ao Grupo Volkswagen, fez o lançamento mundial do Huracán EVO Spyder sem a presença física da imprensa especializada e usou o conceito de realidade aumentada a partir do aplicativo AR Quick Look, da Apple. O novo Huracán conversível se propõe a oferecer aos motoristas uma celebração ao ar livre de engenharia leve, com força direcionada às rodas traseiras e um Sistema de Controle de Tração de Desempenho (P-TCS) especialmente ajustado. Com a capota instalada ou recolhida, a proposta é que a direção diária seja uma diversão de alto desempenho acompanhada do inigualável som da usina aspirada V10, que proporciona os mesmos 610 cavalos de potência e os 57 kgfm de torque da versão cupê, acoplado à transmissão automatizada de dupla embreagem de 7 velocidades – o mesmo “powertrain” adotado no Audi R8. Com isso, o “bólido” acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,5 segundos e pode chegar à velocidade máxima de 324 km/h, números próximos de um carro da Fórmula-1, que tem a mesma aceleração feita em 1,5 segundo e final em torno de 375 km/h, sendo a “barata” atual da principal categoria do automobilismo dotada de um turbo-híbrido, com reaproveitamento da energia gerada nas frenagens.

O design do Huracán EVO Spyder otimiza a integração e a função da capota extremamente leve. O conversível é um verdadeiro Lamborghini com teto aberto ou fechado, com linhas características vista por todos os lados, que conferem uma dinâmica na aparência e no desempenho. As linhas externas garantem que a redução do arrasto e a força descendente sejam iguais às do cupê, sem a necessidade de apêndices aerodinâmicos adicionais. O italiano Stefano Domenicali, de 55 anos, CEO da Automobili Lamborghini e uma espécie de menino-prodígio que sucedeu o francês Jean Todt – atualmente, o presidente da FIA – no comando da Scuderia Ferrari de 2008 a 2013, comenta com entusiasmo sobre o resultado final do novo conversível: “O Huracán EVO Spyder duplica o prazer de condução, dando a oportunidade de uma experiência ao ar livre. O motorista fica em contato com a herança de engenharia da Lamborghini, experimentando o feedback e o envolvimento da configuração de um carro com tração traseira, no qual a eletrônica é reduzida, enquanto desfruta da sensação de liberdade e espírito de vida vindo somente com a parte superior aberta”.

O EVO Spyder foi projetado especialmente focado nas habilidades do motorista e na configuração do trem de força com tração traseira, fornecendo integração total do homem com a máquina. O sistema de controle de tração P-TCS foi desenvolvido para proporcionar desempenho e adrenalina em todas as situações, com torque consistente e muita tração, mesmo quando o conversível se realinha depois de curvas fechadas ou desvios repentinos. Com o teto abaixado, os sentidos do motorista são despertados ainda mais pelo som do motor aspirado V10 e nas respostas vigorosas do acelerador durante as manobras.

O botão Anima do Huracán Spyder localizado no volante coloca o “piloto” no controle dos modos de condução, com o P-TCS calibrado para se adequar à situação automaticamente. O modo “Strada” fornece estabilidade e segurança em todas as condições, reduzindo a derrapagem das rodas traseiras e entregando torque em superfícies de baixa aderência. No “Sport”, o motorista é colocado em um encantamento de competição, permitindo que as rodas de trás derrapem e andem como um skate durante a aceleração, com torque limitado quando os ângulos extremos aumentam para o motorista estabilizar e controlar o carro. O “Corsa” aumenta a tração e a agilidade do veículo ao sair de uma curva em condições de alto desempenho, sublinhando a dinâmica e a velocidade.

Tendo um chassi composto de resina termoplástica e alumínio e fibra de carbono, o Huracán EVO Spyder tem peso de 1.509 quilos e uma relação peso e potência de 2,47 kg/hp. A distribuição de eixo dianteiro/traseiro é de 40/60, com suspensão de triângulos duplos sobrepostos e amortecedores passivos, proporcionando interação com o motorista. Os freios de aço ventilados e perfurados estão instalados em rodas Kari de 19 polegadas com pneus Pirelli P Zero especialmente desenvolvidos, com rodas opcionais de 20 polegadas e freios de cerâmica de carbono.

A capota do Spyder pode ser recolhida ao compartimento traseiro em 17 segundos, mesmo a uma velocidade de 50 km/h. Em uma variedade de opções de cores, a capota complementa as linhas da carroceria e garante um “cockpit” silencioso para facilitar a conversa e o entretenimento internos. Com o teto para cima ou para baixo, o motorista também pode abrir eletronicamente a janela traseira, que funciona como um para-brisa, destacando o som do V10. Uma tela sensível ao toque HMI de 8,4 polegadas no console central do Spyder controla as funções do carro, além de fornecer conectividade abrangente para chamadas telefônicas e acesso à internet via Apple CarPlay. Os primeiros exemplares do novo Lamborghini conversível serão entregues a partir da metade deste ano na Europa, com preço estimado em 170 mil euros – pouco mais de R$ 1 milhão.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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