Veículos

TEST DRIVE

Fiat Toro Freedom S-Design

A picape ganhou novas versões e alguns pacotes de opcionais na linha 2020

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A Fiat deu uma tacada de mestre com a Toro. Lançada em 2016, a picape rapidamente caiu nas graças do mercado e se tornou um dos modelos mais vendidos da montadora.

Passados quatro anos da estreia, a expectativa era que a Toro ganhasse uma reestilização mais completa, algo que não aconteceu. Pelo contrário: fica difícil ver o que mudou na linha 2020. Porém, ganhou novas versões e alguns pacotes de opcionais que a deixam mais atraente e mais cara. No modelo avaliado, por exemplo, com R$ 4.500 a mais, é possível acrescentar o pacote S-Design, que traz o interior com colunas e teto escurecidos, faixas no capô e na tampa da caçamba, identificação do modelo e motorização escurecidas, santantônio e estribos na cor preta, rodas e detalhes externos escurecidos, bancos em tecido e couro, molduras do interior em cor específica, laterais de porta em couro e apoio de braço central.  

Uma das novidades da linha 2020 é a versão de entrada com câmbio manual na versão flex e na Endurance turbo diesel. O pacote S-Design pode ser colocado na versão Freedom, que é considerada a intermediária, tanto na 1.8 flex ou 2.0 turbo diesel, e traz acessórios instalados na fábrica e selecionáveis para qualquer cor de carroceria da picape.  

Ela é muito harmônica, porque todos os carros da Fiat evoluíram depois de se unirem com as marcas Jeep, Dodge, Chrysler e Ram e formarem o grupo FCA.  

A tração 4x4 é selecionada por um botão perto da alavanca de câmbio. Vale lembrar que ela já anda 4x4 por demanda, mas se o motorista quiser, pode deixar ela 50% na dianteira e 50% na traseira ou ainda reduzir.

A central multimídia de 7” é muito prática, mas podia ser melhor, mais moderna, mais ágil.  

Hoje, a Fiat Toro parte de R$96.990 na versão flex com câmbio manual e pode ultrapassar os R$167 mil na versão topo, chamada de Ultra. Essa que avaliamos chegou em R$154.490, pois a cor branco-polar acresce R$ 3 mil.  

A Fiat Toro é um modelo que quebra paradigmas, porque é uma picape média, carrega até 1000 kg na versão diesel, é fácil de manobrar e tem o conforto de sedã.  

Mas vale o que pedem? Essa é a pergunta que não quer calar, pois ela custa o preço de um sedã de luxo ou de uma caminhonete mais robusta. Minha resposta é: tudo depende do seu uso, do seu estilo. Principalmente se você já teve incômodos com caminhonetes maiores, precisa de uma caçamba e ainda carrega a família. Seu design é robusto, com espaço e conforto de sobra, mas se você curte picapes maiores e não se importa com tamanho, pode partir para uma caminhonete de porte maior pelo mesmo valor. Vale lembrar que a Fiat tem preços especiais para CNPJ, frotistas e produtor rural.  

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Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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