Veículos

TESTE

Ficha técnica da versão XLT Ford Ranger

Versão XLT embala as crescentes vendas da Ford Ranger

Continue lendo...

            No início de 2019, a Ford Ranger vendia cerca de 1.500 unidades mensais e disputava a terceira posição no ranking das picapes médias com a Volkswagen Amarok. Desde junho, quando foi apresentada a versão 2020, com uma reestilização frontal e novo acerto na suspensão, as vendas não pararam de crescer. Em outubro, o melhor mês de vendas do modelo, foram 2.329 emplacamentos – quase o dobro dos 1.172 da Amarok. A protagonista da estratégia publicitária da nova Ranger é a versão “top” Limited, oferecida por R$ 192.790, que incorpora assistentes semiautônomos de direção – uma tendência na indústria automotiva mundial, porém, ainda inéditos entre as picapes vendidas no Brasil. Abaixo dela, com o mesmo motor 3.2 diesel de 200 cavalos mas sem as tecnologias eletrônicas de assistência ao motorista, está a versão XLT, por R$ 178.790. Segundo informações obtidas em concessionárias da marca, a procura pela XLT é expressivamente maior do que a da Limited. Nem tanto pelo fato da XLT custar R$ 14 mil mais barato, mas justamente por não ter tantos dispositivos eletrônicos – que seriam considerados um tanto “invasivos” pela parcela mais conservadora dos consumidores de picapes, principalmente os ligados ao agronegócio.

            Na linha 2020, a oferta de motores flex na linha Ranger foi eliminada – conforme a Ford, respondiam por apenas 8% das vendas. A Ranger agora conta com duas opções de motor a diesel da família Duratorq, o 2.2 e o 3.2. O modelo básico XL e o intermediário XLS levam o motor 2.2 a 160 cavalos. Com o motor 3.2 de 200 cavalos, as versões XLT e Limited incorporam transmissão automática de 6 velocidades e tração comutável entre 4x2 (traseira), 4x4 e 4x4 reduzida com diferencial traseiro blocante eletrônico. Em termos de design, as mudanças da linha 2020 se concentraram na frente. Grade, para-choque, faróis principais e de neblina foram redesenhados e as versões com motor 3.2, além dos estribos laterais, incorporaram cromados na grade dianteira, na capa dos retrovisores, nas maçanetas e no para-choque traseiro. Por dentro, o padrão de acabamento da cabine foi aperfeiçoado.

            Na parte de engenharia, a picape produzida na Argentina ganhou uma nova suspensão para melhorar a dirigibilidade e o conforto, tanto no asfalto quanto no fora-de-estrada. Um dos pontos críticos do modelo em relação aos concorrentes era o fato de ele ser muito duro. Além de barra estabilizadora redesenhada e elementos de coxinização refinados, a picape teve as longarinas do chassi reforçadas e adota dois ajustes diferentes de molas, amortecedores e buchas, de acordo com o peso de cada versão – XLT e Limited, que têm o mesmo conjunto mecânico, adotam a mesma configuração. Toda a linha já vem de série com o AdvanceTrac, composto por controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle automático de descida, assistência de frenagem de emergência, luzes de emergência em frenagens bruscas, controle de oscilação de reboque, sistema anticapotamento e controle adaptativo de carga, além do diferencial traseiro com bloqueio eletrônico.

            A Ranger XLT 3.2 4x4 automática é uma picape bem equipada. Vem com bancos e volante de couro, abertura e fechamento global dos vidros, sensor de chuva, para-brisa acústico, multimídia Sync 3 com tela sensível ao toque de 8 polegadas e navegação, faróis automáticos e com ajuste de altura, sistema de monitoramento individual de pressão dos pneus, sete airbags, bancos em couro, ar-condicionado digital dual zone, retrovisores com piscas integrados e rebatimento elétrico, vidros elétricos com fechamento a um toque para os passageiros, faróis com projetor, retrovisor eletrocrômico e para-sóis com espelho e iluminação. As rodas são de liga leve de 18 polegadas com pneus 265/60 R18 All Season. Por mais R$ 14 mil, a versão “top” Limited acrescenta os tais sistemas semiautônomos de segurança, como alerta de colisão, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, farol alto automático, faróis baixos em xênon, luzes de condução diurna em leds, piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa e sistema de reconhecimento de sinais de trânsito. Além deles, incorpora também tampa da caçamba com trava elétrica e assistente de abertura e fechamento, santantônio na cor do veículo, rack de teto, rodas de liga leve diamantadas e protetor de caçamba.

            O crescimento de quase 50% na média mensal de vendas ao longo deste ano deixou a picape da Ford apenas trezentos e quatro unidades distantes dos 2.633 emplacamentos de outubro da Chevrolet S10, a segunda picape média mais vendida do Brasil – ambas distantes da líder Toyota Hilux, que vendeu 3.395 unidades no mesmo período. Ou seja, se as vendas da Ranger continuarem se expandindo no ritmo atual, a briga pela vice-liderança do segmento promete esquentar. Em tempos nos quais as picapes e os SUVs se tornaram a prioridade da Ford, a Ranger tornou-se um produto bastante estratégico. E está agradando em diversos mercados. Acaba de conquistar o título de “Picape Internacional de 2020”, em eleição bienal realizada na Europa com a participação de jurados de 18 países.

 

Experiência a bordo

 

Conectividade em alta

            Por dentro, o padrão de acabamento da cabine da Ranger XLT 2020 evoluiu. Com exceção do porta-óculos e das luzes de teto, que lembram os adotados no EcoSport e são um tanto simplórios, o padrão do habitáculo é bem decente para uma picape, tanto no acabamento quanto na escolha de materiais. O espaço interno é correto e dá para viajar com cinco pessoas a bordo, sem maiores inconvenientes – embora o túnel central seja um pouco avantajado e tire o conforto do passageiro do banco central. A transmissão automática tem manopla com novo design e os comandos de 4x4 e reduzida são funcionais e bem localizados.

            No habitáculo, um ponto alto da Ranger XLT é a central multimídia Sync 3 com tela de 8 polegadas sensível ao toque, navegação, comandos por voz e compatibilidade com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay. É fácil de se usar e oferece uma interface inteligente, com soluções de design gráfico que facilitam a vida do usuário. Também é de série o ar-condicionado digital de duas zonas, que evita brigas na busca pela temperatura ideal a bordo.

 

Impressões ao dirigir

 

A presença do conjunto

            O motorzão 3,2 litros 20V turbo com cinco cilindros da Ranger XLT não nega força e entrega o robusto torque de 47,9 kgfm já em baixas rotações, a partir de 1.750 rpm. Para quem dirige, isso representa que, em qualquer giro, o motor está sempre preparado para acelerar. A potência máxima de 200 cavalos aparece já em 3 mil giros e também dá e sobra para um comportamento dinâmico bastante esportivo às mais de duas toneladas da picape. O câmbio automático de 6 marchas faz um gerenciamento inteligente de toda essa força e as trocas de marchas acontecem de forma elegante, sem vacilações. As marchas podem ser trocadas manualmente na manopla – não há borboletas no volante.

            A Ford Ranger 2020 repensou a relação entre uso no asfalto e na terra. Um destaque é o novo ajuste da suspensão, que entrega um nível de equilíbrio entre conforto e dinâmica bem acima do padrão do segmento de picapes médias. Apesar do peso e das dimensões avantajadas, é possível dirigir a Ranger quase como se fosse um carro de passeio. É reconfortante e chega a ser surpreendente a estabilidade da picape em altas velocidades, tanto nas pistas quanto nas trilhas.

            No off-road, Ranger enfrenta obstáculos sem se abalar ou dar sinais de fragilidade ou fadiga. Os comandos para acionar a 4x4 e a reduzida são intuitivos, fáceis de acionar e realmente tornam a Ranger XLT um veículo difícil de intimidar. Para quem gosta de “chafurdar” com sua picape, a capacidade de imersão de impressionantes oitenta centímetros é um atributo a ser levado em consideração. E a Ranger também tem bons ângulos de entrada e saída: 28 graus na frente e 26 graus na traseira. O vão livre é de 23 centímetros.

 

Ficha Técnica

Ford Ranger XLT 3.2 4x4 automática

Motor: dianteiro, longitudinal, cinco cilindros, 3.2, 20V, comando duplo, turbo, injeção direta de diesel.

Potência: 200 cavalos a 3 mil rpm.

Torque: 47,9 kgfm a 1.750 rpm.

Câmbio: automático de 6 marchas; tração 4x4 com reduzida.

Direção: elétrica.

Suspensão: independente com barra estabilizadora (dianteira) e eixo rígido (traseira).

Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira.

Pneus e rodas: 265/60 R18.

Dimensões: 5,35 metros de comprimento, 1,86 metro de largura, 1,85 metro de altura e 3,22 metros de entre-eixos.

Caçamba: 1.180 litros.

Tanque de combustível: 80 litros.

Peso: 2.168 kg.

Produção: General Pacheco/Argentina.

Preço: R$ 178.790

NOVIDADE

Novo Caoa Chery Tiggo 8 PRO é apresentado a partir de R$188.888,88

O SUV de 7 lugares, chega renovado, novo motor, nova frente, e mais tecnológico

23/08/2024 09h48

Novo Tiggo 8 PRO chega com preço competitivo

Novo Tiggo 8 PRO chega com preço competitivo Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Sabemos que a Caoa Chery sempre foi agressiva em seus lançamentos, agora com o novo Tiggo 8 PRO não é diferente. Esse preço, é para a versão turbo a gasolina. 

Novo Tiggo 8 PRO chega com preço competitivo
Quatro anos após o seu lançamento no País, o primeiro SUV monobloco de sete lugares produzido no Brasil e que obteve muito sucesso em vendas e de crítica, foi atualizado, deixando seu visual renovado, mais moderno e seu desempenho aprimorado. A renovação do Caoa Chery Tiggo 8 é mais um atestado do comprometimento da marca em produzir em território nacional os veículos mais modernos, tecnológicos e atualizados da indústria automobilística mundial.

O Tiggo 8 foi o segundo modelo fabricado no Brasil pela Caoa Chery a incorporar a tecnologia Max Drive, um conjunto completo de sistemas eletrônicos inteligentes de segurança e assistência ao motorista. A partir de agora, o modelo traz novidades no design, equipamentos e interior.

Novo Tiggo 8 PRO chega com preço competitivo

A grade dianteira é nova e tem seu design denominado Big Diamond com detalhes atingindo uma maior impressão de profundidade, ampliando o ar de modernidade e, ao mesmo tempo, de refinamento. No centro do grande diamante, surge uma nova peça com a logomarca. Este emblema abandona o cromado e passa a contar com uma iluminação gradual que, em sintonia com faróis e lanternas, recepcionam os usuários do veículo com uma iluminação dinâmica de boas-vindas. 
Novo Tiggo 8 PRO chega com preço competitivo Ainda na dianteira, com a adoção de um novo conjunto óptico. Os faróis renovados, agora, possuem ainda maior alcance que o modelo anterior e contam com controle inteligente do farol alto (IHC), que identifica veículos vindo em sentido contrário e baixa o farol alto para não ofuscar os outros motoristas. Destaque para os faróis de neblina,integrados, que acompanham o movimento do volante utilizando o assistente de iluminação em curvas.

Olhando de lado, a lateral engrandeceu  com as novas rodas aro 19”, gravadas com o nome Tiggo em alto relevo, e calçadas por pneus Pirelli 235/50 R19. Em associação com o conjunto óptico com setas dinâmicas que invadem esta área, este novíssimo jogo de rodas/pneus fizeram o perfil do Tiggo 8 PRO ficar muito mais imponente.

Novo Tiggo 8 PRO chega com preço competitivo A traseira também renovada, a começar pelo brake light, em LED, que ganhou estilo único e passou a ser bipartido. A moldura da tampa do porta-malas é nova e passou a abrigar o local onde fica a placa do veículo. Da mesma forma, as lanternas panorâmicas ganharam um novo desenho e passam a ser full LED, com iluminação dinâmica de boas-vindas e piscas dinâmicos (Dynamic Rear). Destaque também para o para-choque e as luzes traseiras de neblina que, além de redesenhados, passam a ser integrados. Completando a mudança visual, as saídas de escapamento passam a ser duplas, nos dois lados da área traseira.

O modelo ganhou 20 mm em seu comprimento (4.720 mm). No interior, os bancos receberam novo design, com acabamento Premium na cor preta, assim como os encostos de cabeça dianteiros Extra Comfort, com apoio lateral ajustável. 

O assento do passageiro conta também com ajustes elétricos, e ambos os assentos dianteiros possuem aquecimento e ventilação com ajustes no multimídia. Outro diferencial que auxilia o condutor em situações em que necessita ajustar a posição do banco do passageiro é o Boss Key localizado na lateral interna do encosto do passageiro e com fácil acesso para o motorista realizar estas operações. 

Novo Tiggo 8 PRO chega com preço competitivo

A maior mudança está no painel, o novo Chery Tiggo 8 PRO passa a oferecer uma nova tela curva UWCS (Ultra Wide Curved Screen) com 24,6 polegadas, full HD Digital, integrando as funções do painel de instrumentos e o Multimídia. Além de um visual luxuoso, esta tela possui uma curvatura que reduz reflexos de luzes indesejados.

Novo Tiggo 8 PRO chega com preço competitivo
O sistema de som conta com 8 alto-falantes de qualidade Premium, assinados pela Sony, proporcionando melhor experiência acústica e agregando ainda mais elegância com o tweeter instalado em posição elevada nas 4 portas.

O modelo é equipado com o novo motor 1.6 Turbo GDI a gasolina com injeção direta e duplo comando de válvulas com duplo variador de fase (DVVT), e transmissão DCT de dupla embreagem com 7 velocidades com opção de trocas manuais. São 187 CV de potência máxima e 28 kgfm de torque máximo, disponível de 2.000 a 4.000 rpm.

Novo Tiggo 8 PRO chega com preço competitivo
O Tiggo 8 PRO já está sendo produzido na fábrica da Caoa Chery em Anápolis (GO) e comercializado em toda Rede de Concessionárias. O modelo está disponível nas cores Branco Perolizado, Preto Metálico, Cinza Metálico e Azul Escuro Perolizado. A montadora continua a oferecer 5 anos de garantia para seus modelos. 

 

ANTIGOMOBILISMO

Expoclassic registrou público recorde em três dias de evento

O evento recebeu 24 mil visitantes, o maior público de sua história, e inovou na entrega do prêmio The Best

21/08/2024 13h24

Expoclassic 2024

Expoclassic 2024 Foto: Diego da Rosa

Continue Lendo...

A qualidade dos modelos expostos, a organização e o número recorde de visitantes foram as marcas registradas da Expoclassic 2024, realizada entre os dias 16 e 18 de agosto em Novo Hamburgo (RS). Em três dias de programação foram 24 mil pessoas, crescimento de 10% na comparação com o ano passado.

Já o número de veículos desta 21ª edição totalizou 1.000 carros, motos, ônibus e caminhões, um pouco menor do que os 1.200 inicialmente previstos devido à reorganização das ilhas.

“Ampliamos a largura dos corredores para melhorar a circulação e aumentar o conforto dos visitantes, o que reduziu a área disponível para os carros”, explica o organizador da mostra, Evandro Scholles. Uma inovação importante diz respeito ao prêmio The Best, que foi segmentado em duas categorias: Nacional, vencido pelo raro Lorena GT ano 1969, e Importado, conquistado pelo modelo norte-americano Franklin fabricado em 1928. Ao todo, foram entregues 100 troféus aos veículos que se destacaram em suas respectivas categorias.

Expoclassic 2024

O clima colaborou durante os três dias de programação na Fenac e, tanto no sábado quanto no domingo, os visitantes lotaram os corredores da mostra gaúcha. O encerramento da programação estava previsto para as 18 horas do domingo, mas como nesse horário centenas de pessoas ainda estavam entrando, a Expoclassic se estendeu até por volta das 20 horas.

Os apaixonados por automóveis aproveitaram até os últimos minutos para ver, ao vivo e em cores, modelos inéditos em exposições nacionais. A começar pelo veículo-destaque, o imponente caminhão de bombeiros norte-americano Hurricane fabricado em 1986, localizado logo no acesso principal.

Atrás dele, ficou posicionada uma ambulância norte-americana ano 1992, compondo uma ambientação jamais vista em exposições no Estado.

Equipamentos de bombeiros usados no início da década de 1900 completaram a ilha central, a maior em 21 edições anuais da Expoclassic.

Também foram destaque as alas alusivas aos 60 anos do Ford Mustang e 50 anos do Volkswagen Passat. No pavimento superior, dezenas de caminhões, ônibus, motos e bicicletas permitiram uma verdadeira viagem no tempo tanto para adultos quanto crianças.

Próximo da praça de alimentação, bancas comercializaram peças de veículos, antiguidades, roupas, calçados, brinquedos e artigos decorativos para garagens.

Na área externa, o I Fashion Outlet proporcionou voo gratuito de balão aos visitantes. Ao todo, ocorreram 5 shows musicais, entre eles o de encerramento, na tarde de domingo, com a banda The Travellers.

Expoclassic 2024

Carros com qualidade internacional

O ótimo estado de conservação dos modelos expostos foi, mais uma vez, uma das marcas da Expoclassic 2024. “Diversos carros da mostra têm uma qualidade de nível internacional. A organização e a receptividade também estiveram impecáveis”, elogiou o empresário Marcelo Elias, idealizador do Dream Car Museum de São Roque, que já visitou dezenas de exposições ao redor do mundo.

O mais moderno complexo temático do Brasil enviou dois modelos para exposição: Lamborghini Diablo 1991 amarelo e Mercedes-Benz 190 ano 1958 verde.

No sábado, Marcelo Elias, sua família e dezenas de convidados tiveram a oportunidade de saborear o tradicional costelão 12 horas preparado pelos associados na sede do Veteran Car Club Novo Hamburgo.

Ao todo, foram nada menos que 22 peças assadas ao longo de 12 horas e servidas no jantar. Durante toda a Expoclassic, o ônibus BlueStar do Veteran permaneceu na área externa dos pavilhões, oferecendo churrasco e chope aos representantes de clubes de diversos Estados.

Expoclassic 2024

Comitiva veio do Uruguai

A Expoclassic mantém o seu caráter internacional, registrando novamente a participação de uma comitiva de uruguaios. Viajando em 5 carros, 15 pessoas percorreram os 780 km que separam Punta del Este e Novo Hamburgo. “É o segundo ano que viemos expor.

Vale muito a pena, pois os antigomobilistas são uma grande família”, justifica o comerciante Carlos Silveira, 54 anos.

Ele lembra que diversos clubes de veículos antigos do seu país se mobilizaram recentemente para arrecadar e entregar 5 toneladas de alimentos aos atingidos pelas cheias do mês de maio no Rio Grande do Sul. Presidente do Veteran Car Club Novo Hamburgo, Clódio Silva destaca o inigualável espírito de integração da Expoclassic.

“O nosso encontro é certamente o mais festivo do Brasil. Todos vêm aqui não apenas para exporem seus veículos, mas para se divertirem de verdade”, garante Clódio.

Clube redistribuiu 100 toneladas de donativos

A Expoclassic reforça o seu viés social ao novamente reverter parte dos recursos arrecadados à Associação dos Lesados Medulares (Leme RS), entidade de Novo Hamburgo que presta cerca de 400 atendimentos mensais a pessoas de diversas regiões do Estado.

Neste ano, o Veteran Car Club Novo Hamburgo também atuou ativamente para auxiliar os atingidos pela tragédia climática que afetou o Rio Grande do Sul em maio, recebendo e redistribuindo mais de 100 toneladas de alimentos, água e roupas repassadas por clubes de carros antigos de vários Estados brasileiros.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).