Veículos

100% elétrico

Ford Mustang Mach-E 1400 elétrico

Com 1.400 cavalos de potência, ele está apto para participar de quase todos os tipos de provas

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Para demonstrar o potencial de desempenho da propulsão elétrica, foi apresentado nos Estados Unidos o Mustang Mach-E 1400, desenvolvido pela Ford Performance em parceria com a RTR Vehicles. Seguindo os passos do Mustang Cobra Jet 1400 elétrico, o Mach-E 1400 deve gerar mais de 1.400 cavalos de potência com seus sete motores e bateria de ultra-alto desempenho. Além de estrear em breve na Nascar – a principal categoria automobilística norte-americana –, ele está pronto para competir em qualquer tipo de pista, incluindo Arrancada e Drifting (prova em que os carros derrapam propositalmente nas quatro rodas nas curvas). O Mustang Mach-E 1400 serve ainda como banco de ensaio para novos materiais. O capô é feito de um composto de fibras orgânicas, uma opção leve à fibra de carbono usada no restante do veículo. “Agora é o momento perfeito para aproveitar a tecnologia elétrica, aprender com ela e aplicá-la à nossa linha. O Mach-E será divertido de se dirigir, como todos os outros Mustang, mas é completamente insano, graças aos esforços da Ford Performance e da RTR”, garante Ron Heiser, engenheiro-chefe do programa Mustang Mach-E.

O Mach-E 1400 conta com sete propulsores – cinco a mais em comparação ao Mach-E GT. Três são acoplados ao diferencial dianteiro e quatro à traseira, no estilo panqueca, com um único eixo de transmissão. Esse conjunto permite ajustar o carro para todo tipo de prova, desde Drifting e Arrancada a corridas de alta velocidade. “Ficar ao volante deste carro mudou completamente a minha perspectiva do que pode ser potência e torque. Essa experiência é diferente de tudo que já tenha imaginado, exceto talvez uma montanha-russa magnética” resumiu Vaughn Gittin Jr., de 39 anos, piloto vitorioso e fundador da RTR Vehicles.

O chassi e o trem de força do Mach-E 1400 são configurados para testar diferentes “layouts” e seus efeitos no consumo e desempenho, incluindo tração traseira, dianteira ou nas quatro rodas. A potência pode ser direcionada totalmente para a frente ou à traseira, ou dividida. A “downforce” (força aerodinâmica de cima para baixo sobre o carro) é de mais de uma tonelada a 270 km/h. A bateria de 56,8 kWh é composta por células de níquel-manganês-cobalto, para o desempenho e a alta taxa de descarga. Durante o carregamento, a bateria é resfriada por um líquido dielétrico.

De acordo com a engenharia da Ford Performance, um impulsionador eletrônico de freio permite que a frenagem regenerativa seja combinada com o ABS e o controle de estabilidade para aumentar a capacidade de parar o “bólido”. O Mach-E 1400 tem freios Brembo, como o Mustang GT4 de competição, e um freio de mão hidráulico projetado para drifting, que permite desligar a energia dos motores traseiros. A Ford está investindo mais de US$ 11,5 bilhões em veículos elétricos em todo o mundo, incluindo o Mustang Mach-E, que chega ao mercado norte-americano no final deste ano. “O desafio era controlar os níveis extremos de potência fornecidos pelos sete motores. O Mustang Mach-E 1400 é uma vitrine do que um veículo elétrico pode fazer”, orgulha-se Mark Rushbrook, diretor de Motorsport da Ford Performance.

Embora a Ford Performance não dê maiores explicações, o único desafio que o Mustang 100% elétrico não está apto para encarar é o campeonato da Nascar, pois a categoria stock car norte-americana é disputada por veículos com motor a combustão. Para isso, a Nascar teria de alterar seus regulamentos de forma profunda.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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