Lançada recentemente, a versão Black vendeu as primeiras 100 unidades em menos de um dia. O primeiro lote veio com R$10 mil em acessórios, que pode encontrar nas concessionárias Ford.
Montada na base de uma Ranger XLS, ela vem com motor 2.2 turbo diesel, que rende 160cv, acoplado com o câmbio automático de seis velocidades. Voltada mais para o uso urbano, conforto e pequenas aventuras, ela não dispõe de tração nas quatro rodas, o que deixa o veículo mais leve e econômico.
Vale dizer que, em março último, a picape registrou novo recorde de participação no mercado, atingindo 25,9% do segmento. O crescimento nas vendas da Ranger já reflete a introdução da linha 2022 do modelo, que, entre outras novidades, passou a oferecer a conectividade FordPassTM Connect como item de série em 100% dos modelos, permitindo travar e destravar, dar partida remota e acionar o ar-condicionado, localizar o veículo e receber alertas de alarme e de funcionamento pelo celular, entre outras funcionalidades.
Em Mato Grosso do Sul, a Ford Ranger tem 21% de participação no mercado. Ano passado, a picape fechou com 18,5% do acumulado nas vendas.
“A Ranger Black foi criada para atender um consumidor que não tinha opção similar no segmento”, diz Antônio Freitas, gerente de Marketing de Picapes da Ford. “É uma picape de uso urbano com design robusto e sofisticado, motor Diesel e tração 4x2, que oferece excelente dirigibilidade e tecnologia com propósito para ampliar o sucesso da Ranger.”
Além do visual
Santantônio, rack de teto, estribo lateral, faróis escurecidos, grade dianteira e rodas de liga leve de 18 polegadas fazem parte dos itens exclusivos. O interior também é diferente da XLS e alguns detalhes são escurecidos. A lista de equipamentos inclui sete airbags, ar-condicionado de dupla zona, piloto automático, controle de tração e estabilidade, controle adaptativo de carga, sistema anti capotamento, sistema de controle de reboque e assistente de partida em rampa.
O destaque vai para sua central multimídia, o SYNC 3, com tela touch de oito polegadas, comandos de voz e acesso à Apple CarPlay e Android Auto. O sistema de conectividade FordPassTM Connect, vem com modem embarcado, ou seja, não precisa de outro aparelho roteando ‘internet’, é um sistema próprio para que você possa comandar o seu veículo do seu smartphone.
A Ranger Black parte de R$193.690 e tem também custo de posse atraente, incluindo consumo, manutenção, peças e seguro.
Na prática
O que mais chama a atenção na versão Black, é o conforto e a sutileza com que você guia a picape, parecendo que está em um sedã de luxo.
A direção elétrica e os ajustes na suspensão deixaram ela mais urbana, e tirou aquela fama de “quicar mais que bola de basquete”, que todas as picapes têm.
Rodei mais de 1000 km com a nova versão, mais da metade em trecho urbano, e a outra metade pelas estradas de Mato Grosso do Sul, inclusive, 100 km de terra, onde tive certeza que ela pula menos e, mesmo sem tração, te leva para onde você quiser.
Com visual bem imponente e interior harmônico, senti falta de saídas de ar condicionado e usb para quem vai atrás. E já que nem tudo é perfeito, o interior poderia ser todo escurecido, o que, com certeza, deixaria a picape mais incrementada.
Conclusão
Sabemos que os preços dos veículos vêm tendo constantes aumentos, por conta da situação que o mundo se encontra, e considerando que a versão avaliada tem o preço próximo das concorrentes, com motorização flex, porém 4x4, a Ranger Black se enquadra nessa fatia, mesmo sem a tração nas quatro rodas. Em contrapartida, é mais econômica: no teste, o modelo chegou a fazer 13 km/l de diesel. Mas é como sempre digo, o melhor carro é aquele que te serve e cabe no seu bolso. Quer ficar ligado em tudo, siga-nos nas redes sociais: @correioestado e @correioveiculos


