A Volkswagen apresenta nesta segunda-feira (22) as linhas Gol e Voyage 2017, que recebem o motor 3 cilindros 1.0, o mesmo de Fox e Up!, abandonando a opção 1.0 de 4 cilindros. Ainda sem ser a esperada nova geração, a linha recebeu retoques no visual e o opcional de nova central multimídia App-Connect, que está presente em outros carros da marca, como Fox.
Com as novidades, a montadora alemã afirma que o Gol se tornou o carro “mais conectado” do seu segmento, liderado atualmente pelo Chevrolet Onix. Desde 2015, quando perdeu a liderança para o Fiat Palio, o Gol não repete o sucesso de vendas que o fez reinar por 27 anos no Brasil como o carro mais vendido.
Para tentar uma reabilitação, a marca buscou alternativas interessantes para prolongar um pouco mais essa geração, que começou em 2008. O motor 3 cilindros flex já se mostrou eficiente em Up! e Fox, além de rivais como Hyundai HB20 e Ford Ka também apostarem nesta configuração.
Utilizando câmbio de 5 marchas, o motor de 3 cilindros e 999 cc rende 82 cavalos de potência máxima e 10,4 kgfm – quando abastecido com etanol. Com o antigo motor de 4 cilindros, a potência máxima era de 76 cavalos e o torque de 10,6 kgfm.
A opção de motor 1.6 de 4 cilindros segue a mesma de 8 válvulas para Gol e Voyage: atinge 104 cavalos e 15,6 cavalos, quando abastecido com etanol. Outra mudança mecânica, foi a adoção de um freio mais forte na dianteira.
Os discos estão maiores, passando de 239 mm, para 256 mm. De acordo com a empresa, isso ajuda a evitar a fadiga em uso mais severo.
Cara de Golf
As alterações no visual são sutis, mas provocaram um efeito para deixar o carro parecer maior. Na dianteira, tudo foi redesenhado ganhando um pouco mais de “músculos”, apesar de ser necessário atenção para ver exatamente as mudanças. Na traseira, houve a adição de novas camadas e vincos com resultado mais notado no Gol.


