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TESTE DRIVE

Linha 2020 da Honda CB 500X chegou em agosto com discretas atualizações

Na cidade, nas estradas e nas trilhas, a motocicleta se revela ainda mais aventureira

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A Honda CB500X nunca pretendeu ser uma autêntica off-road e sim uma crossover, mas sua vocação fora-de-estrada aumentou com o tempo. A linha 2020 chegou em agosto com discretas atualizações, para deixá-la mais moderna e adequada às exigências do mercado. 

As mudanças incluíram linhas sutilmente mais angulosas, tornando o design mais agressivo. A adoção de faróis em leds oferece maior visibilidade e melhora o poder de iluminação noturna. A ergonomia evoluiu com os novos assento e guidão cônico, que permite uma pegada mais elevada e aberta, para facilitar a pilotagem nas trilhas. O redesenho das abas laterais do tanque proporciona maior conforto nas viagens. 

O para-brisa fixo ficou 11 centímetros mais alto e incorpora uma barra para instalar suportes para GPS ou smartphones. O painel é totalmente digital do tipo blackout (fundo preto). Além das informações corriqueiras, como hodômetro, conta-giros e computador de bordo com consumo médio e instantâneo, abriga indicador de marchas e “shift light” ajustável, para indicar a faixa para trocar as marchas.

Os freios são ABS, e a moto passou a contar com a tecnologia Emergency Stop Signal (ESS). Esse sistema recém embarcado é um alerta de frenagem que aumenta a segurança da motocicleta e já foi instalado em outros modelos maiores da fabricante. Ele funciona quando o piloto freia forte. Tecnicamente, o ESS funciona quando a velocidade da moto está acima de 53 km/h. O pisca-alerta é acionado então, avisando a quem está atrás sobre a frenagem brusca. 

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A CB500X também foi dotada de disco flutuante na dianteira, recurso utilizado em motos de alta performance. É composto de uma pista específica para a frenagem fixada por rebites em um flange na roda. Esse conjunto permite certo movimento do disco motivado pelo calor gerado na frenagem e evita que torções passem para a pinça de freio, mantendo as pastilhas com suas superfícies de atrito sempre junto ao disco.

O motor bicilíndrico recebeu ajustes, mas manteve os 50,4 cavalos a 8.500 giros e 4,55 kgfm em 6.500 rpm. O comando de válvulas recebeu modificações e o sistema de alimentação foi otimizado com o reprojeto dos antigos dutos. A embreagem passou a ser assistida e deslizante, mais macia no acionamento da alavanca e capaz de evitar o travamento da roda traseira nas reduções mais bruscas. O chassi não teve alterações.

O garfo dianteiro tem agora regulagem na pré-carga da mola e na traseira, um novo monoamortecedor com regulagem na pré-carga da mola ligado ao sistema Pro-Link. A Honda CB 500X está disponível nas cores prata metálico, preto ou vermelho perolizados. O preço público sugerido é de R$ 31.260, mais o frete. 

Impressões ao pilotar

Passeios prazerosos

Durante a avaliação da Honda CB500X, foram rodados mais de 600 quilômetros, em uma viagem do Rio de Janeiro à cidade paulista de Aparecida do Norte, incluindo vários trechos do anárquico trânsito carioca. O motor, bem elástico e econômico, ficou mais esperto. A média obtida na estrada foi de 26 km/l, respeitando os limites da Via Dutra, salvo em algumas ocasiões quando foi exigido mais do propulsor. Na cidade, a média foi de 28 km/l. A capacidade de 17,7 litros do tanque oferece boa autonomia e isso instiga o proprietário a fazer viagens. Apesar de estar com dois quilos a mais que o modelo 2019, a CB500X está mais ágil nas retomadas e boa nas curvas.

Com suspensões ajustáveis e mais longas e o aumento do aro dianteiro de 17 para 19 polegadas, a ciclística melhorou. A primeira e mais forte impressão da CB500X é sobre sua embreagem, com acionamento especialmente macio. Chamada de embreagem deslizante, oferece ao piloto a troca de marchas suaves e evita o travamento da roda traseira em uma redução brusca de marcha. Os comandos são bem dispostos e ao alcance dos dedos, garantindo a segurança de não retirar a mão da manopla.  O painel digital em LCD é bem completo e distribuído, com informações em bom tamanho, informando qual a marcha que está engatada.

Acelerar além dos 100 km/h permite que se possa avaliar o ampliado para-brisa. É eficiente para barrar o vento na altura do peito. Porém, mesmo tendo sido alongado, a concentração do ar que é desviado para a altura da cabeça do piloto promove desconforto tanto no ruído quanto na vibração do capacete. Para maior conforto, basta abaixar um pouco a cabeça e o piloto estará bem abrigado. 

Boa a ideia de equipar a moto com um suporte para GPS ou smartphones, ficando protegido pelo para-brisa. A posição de pilotagem é muito boa e confortável, mas o material do banco poderia ser mais macio. O conjunto de faróis e lanternas são em leds e sua função de segurança para chamar a atenção quando de dia é bem cumprida. No entanto, à noite, ainda é necessário melhorar a eficiência do farol. Já está na hora de a Honda colocar uma tomada de 12 volts no painel ou próximo a ele.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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