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Linha 2021 da Honda CB 250F Twister traz apenas novos grafismos e cores

A naked permanece como a única de sua categoria a oferecer opções de frenagem CBS ou ABS

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A Honda CB 250F Twister completou cinco anos de mercado comemorando a liderança nas vendas de seu segmento. As mais de 175 mil unidades do modelo vendidas desde o lançamento, em sua versão 2015, confirmam que a naked ainda está em boa forma e preserva a receita original, misturando economia e praticidade com um desempenho convincente e o design tradicional sigla “CB”. 

Na versão 2021, que chega agora às concessionárias, a Twister permanece como a única moto de sua categoria a oferecer opções de frenagem CBS ou ABS. A versão ABS traz o sistema eletrônico de frenagem que impede o travamento das rodas, reduz a possibilidade de perdas de aderência e aumenta a eficácia dos freios, oferecendo espaços de parada mínimos em qualquer condição de piso, seco ou molhado. 

Já a versão de entrada CBS é equipada com um sistema de frenagem no qual o pedal do freio atua não apenas na roda traseira mas também direciona parte da ação de freiar à dianteira.  

As poucas novidades do modelo 2021 ficam por conta das atualizações nas linhas de grafismos que reforçam o nome Twister no tanque e cilindrada na rabeta, comuns em ambas versões, além das novas opções de cores na versão ABS, como a exclusiva cinza fosco, com detalhes em laranja nas rodas, e vermelho. Na versão CBS, as novidades ficam na opção de cor azul perolizado, do prata metálico e do vermelho, já presentes no line-up mas que seguem a mesma atualização de grafismos.  

Se em termos estéticos as inovações foram superficiais, pelo menos as qualidades da Honda CB 250F Twister foram preservadas na linha 2021, como seu baixo peso, 137 quilos, e afinada ciclística, que ajudam na maneabilidade. O chassi tubular de aço tipo Diamond conta com suspensão dianteira telescópica com curso de 130 milímetros e traseira monoamortecida, com 108 milímetros. 

Os freios são a disco nas duas rodas, de 276 milímetros de diâmetro à frente e de 220 milímetros atrás. As rodas de liga leve aro 17 polegadas são calçadas por pneus radiais, medidas 110/70 na dianteira e 140/70 na traseira.  

O motor OHC monocilíndrico de quatro tempos, arrefecido a ar e com quatro válvulas, também permanece o mesmo. Tem exatos 249,5 cm3, alimentação por injeção eletrônica PGM-Fi e tecnologia FlexOne. A potência máxima é de 22,4 cavalos (gasolina) e de 22,6 cavalos (etanol) a 7.500 rpm. O torque alcança 2,24 kgfm (gasolina) e 2,28 kgfm (etanol) a 6 mil rpm com ambos combustíveis. Tais números dão à Twister a melhor relação peso/potência de seu segmento. A capacidade do tanque de combustível, de 16,5 litros, permite ao modelo uma grande autonomia.

A CB 250F Twister ABS 2021 será oferecida nas cores cinza fosco com preço de R$ 16.990 e vermelho, de R$ 16.690. A CB Twister CBS 2021 tem preço de R$ 15.790. Os preços sugeridos têm com base o Estado de São Paulo e não estão inclusos despesas de frete e seguro. As duas versões têm três anos de garantia sem limite de quilometragem, mais sete trocas de óleo gratuitas.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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