A norte-americana Harley-Davidson faz 115 anos em 2018, mas as comemorações já começaram no ano passado. Foi quando a marca apresentou as novas gerações de sete modelos custom, que compartilham a nova plataforma Softail e os modernos motores Milwaukee-Eight. O design das motocicletas é totalmente novo, diferenciado dos modelos anteriores, e reforça a identidade de cada modelo. Uma dessas motos foi a Heritage Classic, que teve seu modelo 2018 apresentado no Brasil no Salão Duas Rodas, em novembro, e que é oferecida nas concessionárias Harley-Davidson por preços a partir de R$ 73.980.
A Heritage Classic anterior era uma homenagem da marca à nostalgia do cromado da reluzente década de 50. Já o modelo novo, coerente com os sombrios tempos atuais, é bem mais “dark”. Os antigos cromados deram lugar a muitos detalhes em preto, que aparecem em diversas partes, notadamente nas rodas, no motor, nas bengalas, no guidão e até na barra do para-brisas destacável – que segue um estilo vintage referente às clássicas Harley do período pós-Segunda Guerra Mundial. O assento tem novo design e os alforjes rígidos foram reestilizados e podem ser trancados com a mesma chave da trava de direção.
O novo motor Milwaukee-Eight 107 V-Twin de 1.745 cm³ tomou o lugar do antigo motor Twin Cam 103 e, segundo a marca, entrega aceleração mais forte, melhor desempenho de ultrapassagem e acelera 10% mais rápido de zero a 100 km/h. Com o novo chassi, que utiliza uma estrutura tubular de aço carbono altamente resistente, a Heritage perdeu 17 kg: caiu de 347 kg para 330 kg em ordem de marcha. O novo quadro é 65% mais rígido do que o anterior, o que leva a um aumento de 34% na rigidez geral do chassi. Segundo a Harley-Davidson, o novo design do chassi também contribui para a redução de 50% nas peças e componentes e diminuição de 22% nas soldas. O tanque tem 18,9 litros de gasolina. A nova suspensão dianteira SDBV de alta performance e o amortecedor traseiro monochoque visam a entregar melhor dirigibilidade do que os modelos anteriores. Controle de velocidade de cruzeiro – popularmente conhecido como “piloto automático” – e freios com ABS são de série.


