Veículos

LINHA 2022

Nova linha do Jeep Compass assume o moderno motor T270 turbo bicombustível

Para encarar os novos concorrentes, o utilitário avança na sofisticação

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O motor TD350 mantém seu baixo consumo de combustível (10,3 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada) e autonomia de mais de 800 quilômetros com tanque de 60 litros. 

Todas as versões TurboDiesel têm sistema de tração 4x4 Jeep Active Drive Low e câmbio automático de 9 velocidades com “paddles shifts” para trocas sequenciais, seletor de terrenos, que permite distribuir o torque de forma seletiva entre os eixos e HDC (Hill Descent Control) – auxilia o motorista em descidas íngremes durante percursos off-road.

As novidades da nova linha não ficam apenas sob o capô. 

O Compass está mais conectado, com tecnologias inéditas e atualizações na estética, com mudanças por fora e por dentro. 

Externamente, traz um novo para-choque dianteiro, novas rodas para todas as versões, lanternas, pintura das partes plásticas, faróis Full-LED com assinatura em leds e auxiliares de neblina com a mesma tecnologia. 

Entre as novidades internas, o Compass tem quadro de instrumentos full digital e HD de 10,25 polegadas para as versões Limited, Trailhawk e Série S (existem ainda a de 3,5 polegadas na Sport e a de 7 polegadas na Longitude e na 80 Anos). 

Totalmente digital, o novo quadro de instrumentos tem maior tela de LCD, nova tecla “Home” com comando na direção, que facilita a navegação do usuário, a capacidade de renderização de imagem 3D do veículo, a possibilidade de alteração de tema em modo digital ou analógico e a personalização de menus favoritos com até cinco opções. 

Seguem novos volante, painéis de porta, centrais multimídia de até 10,1 polegadas, console central, painel de instrumentos e mais espaço para porta-objetos. 

Estão disponíveis três opções de cores para acabamento interno: Preto, Marrom Arizona e a nova Cinza Steel (exclusiva para as versões Longitude e Série S).

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Alguns dos principais lançamentos do ano – como o Toyota Corolla Cross, o Volkswagen Taos, o Ford Bronco e o Caoa Chery Tiggo 7 Pro – têm como objetivo abalar a isolada liderança do Jeep Compass no segmento de utilitários esportivos médios. 

Atenta aos movimentos da concorrência, a Jeep estreia no Compass linha 2022 o motor T270 – já apresentado na nova Fiat Toro –, com os maiores torque e potência entre os propulsores flex produzidos no Brasil, além de baixo consumo de combustível e reduzido nível de emissões de poluentes. 

O T270 entra na gama Compass sempre integrado ao câmbio automático de 6 velocidades, com potência de 185 cavalos a 5.750 rotações por minuto e torque de 270 Nm (alusivo ao nome do motor) ou 27,5 kgfm a 1.750 giros. 

Segundo a marca norte-americana pertencente ao Grupo Stellantis (união da FCA com a PSA), com o propulsor com bloco de alumínio e injeção direta de combustível, o Compass acelera de zero a 100 km/h em 8,8 segundos. 

O T270 traz a terceira geração do MultiAir, que tem o controle das válvulas ainda mais flexível e com mais eficiência de combustível nas condições de alta carga, quando mais se deseja desempenho do veículo.

Nas configurações a diesel, o modelo produzido desde 2016 no Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE), traz a nova versão do TD350 TurboDiesel com 170 cavalos de potência e 35,5 kgfm de torque, com a antecipação do atendimento às normas do Proconve L7, previstas apenas para janeiro de 2022, reduzindo em 85% as emissões de óxido de nitrogênio na natureza. 

Tem ainda o sistema SCR de pós-tratamento de gases de escape. 

Com isso, é necessário o uso do aditivo Arla32, com autonomia de 10 mil quilômetros. 

Na linha 2022, três novas funções foram incluídas de fábrica na Série S e como opcional nas versões Limited e Trailhawk: frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista e reconhecimento de placas de trânsito e de limites de velocidade. 

Ainda no quesito segurança, o novo Compass traz além das tradicionais bolsas de ar frontais para motorista e passageiro, airbags laterais e de cortina. 

No total, são seis airbags de série nas versões Sport, Longitude e 80 Anos e sete na Limited, Trailhawk e Série S (o adicional é para os joelhos do motorista). 

Uma das novidades entre as funções de série na linha 2022 do Compass é o Jeep Traction Control +, disponível para todas as versões Turbo Flex. 

O sistema aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere, pelo diferencial, a tração para outra roda em contato com o piso. 

Para habilitar a função, basta que o motorista pressione a tecla “ASR OFF”. 

O novo Compass está disponível nas novas cores Cinza Sting nas versões Trailhawk e Série S, e Cinza Granite para a Sport, a Limited, a Longitude, a Série 80 Anos e a Trailhawk. 

Além dessas, seguem com as opções Branco Polar, Prata Billet, Marrom Deep, Verde Recon, Preto Carbon e Azul Jazz. 

A gama completa de versões Compass tem preços para todo o Brasil (com valores diferenciados para os Estados de São Paulo e Paraíba). 

De acordo com a Jeep, a linha 2022 tem uma nova central multimídia com maior capacidade de processamento e armazenamento de dados. 

Com tela de 10,1 polegadas Full-HD presente em praticamente em todas as versões (com exceção da Sport, de entrada), tem navegação embarcada de série e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay por meio de conexão sem fio, plataforma de serviços da Jeep, a Adventure Intelligence by Jeep Connect, que na configuração Plus traz todos os “features” já apresentados no Renegade, somando funcionalidades exclusivas. 

São elas o localizador de estacionamento e de posto de combustível, o Send & Go – o usuário pode pesquisar algum ponto de interesse (como restaurantes, estacionamentos e outros estabelecimentos) pelo celular enquanto ainda está em casa e enviá-lo para a navegação no veículo –, o Last Mile Navigation – envia do sistema de navegação para o aplicativo móvel o último endereço salvo – e o Remote Start, no qual é possível ligar o Compass pelo celular ou por dispositivos com assistente de voz, como a Alexa, para deixar a temperatura interna no ponto desejado.

Às tecnologias de conveniência se aliam as assistências à direção, como o controle de velocidade adaptativo, os alertas de colisão com frenagem automática e de mudança de faixa, o Park Assist e o farol alto automático. 

 

Tabela de preços

VersãoPreçoEstado SPEstado PB
Sport T270R$ 139.990R$ 144.647R$ 144.046
Longitude T270R$ 154.990R$ 160.146R$ 159.48
80 Anos T270R$ 162.990R$ 168.412R$ 167.713
Limited T270R$ 176.990R$ 182.878R$ 182.118
Série S T270R$ 187.990R$ 194.244R$ 193.437
Longitude TD350R$ 196.990R$ 203.630R$ 204.767
80 Anos TD350R$ 204.990R$ 211.900R$ 213.083
Limited TD350R$ 216.990R$ 224.304R$ 225.556
Trailhawk TD350R$ 216.990R$ 224.304R$ 225.556

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Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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