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Novatas no "front": CB 650R e CBR 650R

Honda anuncia pré-venda dos modelos da linha 2020

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Depois de se destacarem no estande da Honda no último Salão Duas Rodas, no ano passado, as versões 2020 dos modelos a CB 650R e CBR 650R já estão à disposição nos mais de 1.100 pontos de vendas da marca japonesa em todo Brasil. Compacta e agressiva, a CB 650R se caracteriza pela curta rabeta e grupo óptico circular aderente à suspensão e ao painel de instrumentos. Inspirada no conceito Neo Sports Café, inaugurado no Brasil pelo modelo CB 1000R, a moto vem com um longo tanque, de formato musculoso, que praticamente se funde com o motor de quatro cilindros em linha. A chave de ignição está posicionada na parte frontal do tanque e o painel retangular LCD Black out, em conjunto com o guidão cônico plano, se apresentam como protagonistas do design da novíssima naked. Já a CBR 650R investe mais na esportividade. Os faróis duplos com extremidades voltadas para o alto remetem imediatamente à fonte de inspiração de seu design, a superesportiva Fireblade. O tanque tem formas estudadas para o necessário contato físico que requer a pilotagem esportiva, enquanto o conjunto formado pelo assento em dois níveis e pela rabeta compacta complementa a silhueta, valorizando a centralização de massas, qualidade intrínseca de todas motocicletas esportivas.  

A nova CB 650R mescla design minimalista com a agressividade típica das café racer. A substituição do sufixo “F” pelo “R”, que desde sempre designa as Honda de verdadeira inspiração esportiva, serve para explicitar o estilo mais dinâmico. A CB 650R explora o conceito Neo Sports Café por meio de proporções compactas, exaltando o motor de quatro cilindros e conciliam agressividade com elegância. Com peso reduzido em cerca de quatro quilos, a nova naked traz uma suspensão dianteira tipo invertido, cálipers do freio dianteiro com fixação radial e rodas ainda mais leves. A posição de pilotagem permite um posicionamento agressivo graças ao guidão de alumínio cônico e pedaleiras levemente recuadas. A iluminação full-led destaca o novo grupo óptico dianteiro, circular, elemento característico do estilo Neo Sports Café. O painel de instrumentos é do tipo Black out LCD e inclui indicador de marchas engatadas e luz-alerta “shift-up”, que avisa o momento ideal para as trocas. Disponível nas cores azul perolizado, vermelho e prata metálico, a naked CB 650R tem preço público de pré-venda sugerido de R$ 39.416, base Estado de São Paulo, não inclusos despesas de frete e seguro.

A CBR 650R 2020 tem nas formas de sua carenagem uma clara identidade com a Fireblade. Além disso, a sport-touring segue o conceito “Total Control”, e mesmo com a troca do “F” pelo “R” no nome segue sendo acessível para usuários de diferentes níveis, dos mais experientes a novatos que desejam evoluir na pilotagem. Na CBR 650R, a carenagem tem como destaque a parte frontal, composta pelo novo grupo óptico duplo e tomadas de ar, elementos que evidenciam a forte esportividade do modelo. O novo banco em dois níveis, a rabeta e os semiguidões fixados sob a mesa superior, oferecendo posicionamento ideal para pilotagem esportiva. Disponível nas cores vermelho e cinza metálico, a CBR 650R tem preço público de pré-venda sugerido de R$ 41.080, base Estado de São Paulo, não inclusos despesas de frete e seguro.

Comum às duas novas Honda 650, o tetracilíndrico DOHC arrefecido a líquido é dotado de câmbio de 6 marchas com embreagem assistida, deslizante e sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control. O chassi tubular de aço segue a arquitetura tipo Diamond, com a zona da fixação do eixo da balança feita em aço estampado e não mais em aço forjado, o que resultou em uma economia de peso de 1,9 quilo se comparado com o chassi da “F”.  A atualização técnica do motor que equipa a CB 650R e a CBR 650R teve por objetivo oferecer desempenho mais esportivo aos modelos. Desse modo, o motor DOHC de 16 válvulas e exatos 649 centímetros cúbicos recebeu alterações que visaram a aumentar a entrega de potência em médias rotações. A potência máxima é de 88,4 cavalos à 11.500 rpm e o torque é de 6,13 kgfm a 8 mil rpm. Segundo a Honda, o motor entrega um torque mais linear, com elevação progressiva à partir das 7 mil rpm. A embreagem é deslizante de acionamento assistido. Iluminação full-led, painel black out e indicador de marchas também estão presentes em ambas as motos, assim como a inédita suspensão invertida, a frenagem com cálipers radiais e as rodas aliviadas.

A CB 650R e a CBR 650R compartilham ainda o chassi tubular de aço tipo Diamond, que difere daquele usado nas “F” principalmente na região do eixo da balança de suspensão traseira, alteração que resultou em economia de peso de 1,9 quilo. As traves que sobem em direção ao guidão tiveram sua especificação modificada, estando mais flexíveis na região central e mais rígidas na conjunção com a coluna de direção. Tal alteração foi motivada pela introdução de uma nova suspensão dianteira, a Showa SFF do tipo invertido. Suspensões invertidas têm como vantagem a redução do peso não suspenso. A sigla SFF vem de “Separated Function Fork”, remetendo à tecnologia que separa as funções entre as bengalas, na qual uma age como amortecedor de dupla ação e outra como mola. A suspensão traseira tem um conjunto mola-amortecedor regulável na pré-carga da mola em sete posições, trabalhando vinculado diretamente à balança de suspensão traseira assimétrica. As novas motos da Honda têm garantia de três anos, sem limite de quilometragem e contam com a cobertura do Honda Assistance (assistência 24 horas), durante o período que durar a garantia.  

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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