Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CORREIO VEÍCULOS

Novo Fiat 500

Apresentado de forma virtual em Genebra, é o primeiro carro 100% elétrico da FCA
14/03/2020 05:00 - Daniel Dias/AutoMotrix


 

Dentre as novidades que o Grupo FCA pretendia apresentar no Salão de Genebra 2020 – que acabou sendo cancelado por causa da epidemia de coronavirus também pela Europa – estava seu primeiro modelo 100% “verde”, o Fiat 500. O carro deverá chegar ao Brasil no final de 2020. Com o cancelamento do “motorshow” suíço, a apresentação do novo modelo foi feita via internet. Conforme a marca italiana, ao projetar o novo “Cinquecento” elétrico, autonomia e tempo de carregamento foram duas questões primordiais. As baterias de íons de lítio com capacidade de 42 kWh oferecem autonomia de até 320 quilômetros no ciclo WLTP. Além disso, 500 elétrico é equipado com um sistema de carregamento rápido. São necessários apenas cinco minutos para uma reserva de energia suficiente para percorrer 50 quilômetros, considerada a média de uso diário em uma cidade. Em apenas 35 minutos, a bateria pode ser carregada em 80%. O modelo vem com um cabo Modo 3 para “abastecimento” diretamente em postos na rede pública. Também há a possibilidade de carregar o automóvel em casa, a partir do Easy Wallbox, um sistema desenvolvido pela Engie EPS para otimizar o carregamento doméstico em uma tomada comum. A solução é acessível via Bluetooth, permitindo ao motorista estabilizar a carga de energia em sua residência. O Easy Wallbox está pronto ainda para uma atualização de potência para 7,4 kW, fornecendo uma carga completa em pouco mais de seis horas.

Em termos de estilo, o novo 500 reúne o legado das duas gerações anteriores: um subcompacto icônico com as mesmas proporções estilísticas e design, clássico, enraizado em 63 anos de história. Durante a concepção do design, o Fiat Style Center trabalhou com linhas limpas e uma linguagem consistente para definir a aparência da terceira geração: nítida, avançada e compacta, embora mais sinuosa e elegante, moldada em torno de uma abordagem mais proporcional do chassi. Outro requisito foi dar ao novo modelo um logotipo especial “500”, que aparece pela primeira vez no centro do emblema da frente, no lugar do símbolo da Fiat.

 
 

O motor elétrico do 500 tem uma potência de 87 kW (118 cavalos), com aceleração de zero a 100 km/h em 9 segundos e velocidade máxima de 150 km/h (limitada). O carro tem três modos de condução: “Normal”, “Range” e “Sherpa”, que podem ser selecionados para combinar com o estilo de cada motorista. O “Sherpa” aumenta os recursos disponíveis para garantir a chegada ao destino, atuando em diversos componentes para reduzir ao mínimo o consumo de energia. Assim, o veículo pode alcançar o lugar final definido pelo condutor no sistema de navegação ou a estação de carregamento mais próxima de forma mais conveniente. Como os sherpas do Himalaia, espécie de guias das expedições e que dão o ritmo para os alpinistas na maior cordilheira do mundo, o modo ajusta parâmetros como velocidade máxima (80 km/h), resposta do acelerador e desativação do ar-condicionado e bancos aquecidos. O modo “Normal” é o mais próximo possível da condução de um veículo com motor convencional a combustão, enquanto o “Range” ativa a função na qual é possível dirigir o veículo praticamente só com o pedal do acelerador.

O novo Fiat 500 é o primeiro carro de seu segmento a oferecer direção autônoma de Nível 2, trazendo todos os benefícios associados à mobilidade urbana. Uma tecnologia de monitoramento de câmera frontal controla todas as áreas do veículo, longitudinal e lateralmente. O sistema inteligente de controle de cruzeiro adaptativo freia ou acelera em resposta a qualquer obstáculo: carros, ciclistas ou pedestres. A centralização da faixa mantém o 500 no centro da via quando as marcações são identificadas corretamente. O Intelligent Speed ​​Assist lê os limites de velocidade e recomenda sua aplicação, enquanto o Urban Blind Spot tem sensores ultrassônicos para monitorar os pontos cegos e avisar sobre qualquer obstáculo com uma luz de aviso triangular no espelho. O Attention Assist, que fornece sinais no visor, recomenda ao motorista parar e fazer uma pausa quando estiver cansado. Os sensores de 360​​ graus mostram uma visão integral do veículo para evitar obstáculos ao estacionar ou executar manobras.

O 500 é também o primeiro modelo da FCA equipado com o novo sistema de infoentretenimento UConnect 5, a plataforma conectada projetada para o futuro. Desenvolvido com a ideia de oferecer aos clientes uma experiência completamente nova, a FCA usa o sistema operacional Android Auto fácil, intuitivo e personalizável. Com ele, é possível de se usar widgets para configurar como as funções e aplicativos exibidos. O Apple CarPlay já está disponível sem fio. O sistema está pronto para oferecer a mesma funcionalidade para o Android Auto. O modelo disponibiliza integração com smartphone, em uma tela sensível ao toque de 10,25 polegadas de alta definição, com um formato horizontal que se encaixa ao painel do carro, seguindo suas linhas.

 

Felpuda


Devidamente identificadas as figurinhas que agiram “na sombra” em clara tentativa de prejudicar cabeça coroada. Neste segundo semestre, os primeiros sinais começarão a ser notados como reação e “troco” de quem foi atingido. Nos bastidores, o que se ouve é que haverá choro e ranger de dentes e que quem pretendia avançar encontrará tantos, mas tantos empecilhos, que recuar será sua única opção na jornada política. Como diz o dito popular: “Quem muito quer...”.