Veículos

TESTE DRIVE

Novo Kicks 2022: mudanças eficientes, já o desempenho continua o mesmo

A versão avaliada, a Exclusive com o "Pack Tech", custa a partir de R$126.990

Continue lendo...

Apresentado em fevereiro deste ano, o novo Nissan Kicks passou por atualização e agora tem itens de segurança e equipamentos exclusivos, deixando o SUV compacto mais atraente.

Desde o seu lançamento, na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, o Kicks soube fazer seu nome. Mas, como todo bom modelo, precisava de uma atualização, que, diga-se de passagem, foi bem-vinda. Destaque para os itens de segurança, conforto e comodidade que ele ganhou, como faróis full LED, alerta de mudança de faixa, alerta de colisão frontal e, desde a versão de entrada, seis airbags e controle de tração e de estabilidade.

Em time que está  ganhando não se mexe

O motor do novo Kicks continua igual. Passou por atualizações, mas segue sendo quatro cilindros, 16 válvulas, 1.6 flex aspirado, que rende até 114 cv com 15,5 kgfm, tanto na gasolina quanto no etanol. A transmissão é CVT automática, simula seis velocidades e tem a opção Sport.

A versão avaliada foi a Exclusive com Pack Tech, que custa a partir de R$ 126.990. Mas o que é o Pack Tech? Esse pacote aumenta R$ 4.500 na versão topo de linha, e é nele que estão inclusos os sensores de colisão frontal, o assistente de faixa, o monitoramento de ponto cego, entre outros itens que facilitam a vida do motorista.  

Vale dizer que o novo Kicks tem seis opções de cores, mas na versão Exclusive são nove, pois há a opção com teto na cor preta. O carro avaliado foi na cor de lançamento, Azul Elétrico, e posso afirmar que, por onde ele passou, chamou atenção.

Leia as últimas notícias

Mas e aí, vale a pena?

Na prática, o novo Nissan Kicks melhorou bastante. Por mais que o motor e o câmbio sejam os mesmos, o para-brisa está com uma camada a mais, deixando o SUV mais silencioso. Os novos acabamentos do painel, das portas e do console também melhoraram.

Ao todo, foram 300 km rodados, entre centro da cidade e anel rodoviário. O consumo é o ponto forte do modelo, que chegou a fazer 14,7 km/l com gasolina, mas na hora do rush caiu para 11 km/l. Nada mal para um carro que é focado nos grandes centros, mas pode te levar aonde você quiser.

Com um bom comprimento (4,31 m), um entre-eixos agradável (2,62 m) e um generoso porta-malas (432 l), o Kicks atende perfeitamente a famílias com até cinco pessoas. Na teoria, 114 cavalos não brilham os olhos em vista dos concorrentes, que já possuem motor turbo, mas, por outro lado, a eficiência do consagrado motor 1.6 aspirado é muito bacana e não deixa a desejar.  

O carro é econômico e o sistema de som Bose é a cereja do bolo. Com a função personal space, você comanda onde o som deve sair, mais frontal ou para todo o carro. No total, são oito alto-falantes, sendo dois no encosto de cabeça do motorista. Vale dizer que a multimídia nas versões Exclusive é de 8” e faz o espelhamento do smartphone por meio de cabo.

Com certeza vale o teste drive se você está procurando um SUV moderno e compacto. Mas lembre-se, o melhor carro é aquele que te serve e cabe no seu bolso.

Assine o Correio do Estado

Ficha técnica

Nissan Kicks Exclusive CVT com Pack Tech
Motordianteiro, transversal, 1.598 cm3, quatro cilindros, 16 válvulas, controle de abertura das válvulas continuamente variável, flex
Potência114 cavalos a 5.600 rpm com etanol e gasolina
Torque15,5 kgfm a 4 mil rpm com etanol e gasolina
Transmissãoautomática CVT com simulação de seis marchas
Traçãodianteira
SuspensãoMacPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Rodas e pneusliga leve aro 17 com pneus 205/55
Freiosdiscos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e ESP
Peso1.139 kg em ordem de marcha
Dimensões4,31 metros de comprimento, 1,76 metro de largura, 1,59 metro de altura, 2,62 metros de entre-eixos e altura livre do solo de 20 centímetros
Tanque de combustível41 litros
Porta-malas432 litros
PreçoR$ 128.540 na versão Exclusive CVT com Pack Tech e na cor Azul Elétrico

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

Continue Lendo...

A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).