Veículos

CARRO ELÉTRICO

O futuro chegou para a Mercedes-Benz, com o novo SUV compacto 100% elétrico

Considerado como a derivação elétrica do GLA, o EQA desembarca na Europa no segundo trimestre

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Com chegada prevista para o segundo trimestre deste ano às concessionárias europeias, o EQA – considerado como a derivação totalmente elétrica do GLA – passa a ser o acesso mais curto à gama EQ da Mercedes-Benz. O EQA é um modelo inédito, mas é construído sobre a plataforma MFA2, a mesma do GLA. Por outro lado, existe vários componentes concebidos exclusivamente para o elétrico por questões aerodinâmicas. 

No visual, o EQA herda características do SUV “comum” e do primeiro 100% “verde” da marca da estrela de três pontas, o EQC, com a grade frontal na cor preta, naturalmente fechada, e integrada aos faróis full-led unidos por uma faixa na parte de cima. As lanternas também são em leds.

A Mercedes-Benz pretende assumir a liderança global no campo de acionamento elétrico e de software de veículos Para isso, definimos algumas metas ambiciosas de desenvolvimento de produtos e resolvemos avançar com a introdução acelerada de novas tecnologias no mercado. O EQA permite mostrar a forma como encaramos a e-mobilidade adaptada às necessidades dos nossos clientes. O EQA prova que, usando-se uma arquitetura testada e comprovada, é possível de se alcançar uma boa relação entre desempenho, custos e tempo de comercialização”, revela Markus Schäfer, integrante do Conselho de Administração da Daimler AG e Mercedes-Benz AG. 

O EQA tem 4,46 metros de comprimento, 1,83 metro de largura, 1,62 metro de altura e 2,72 metros de distância de entre-eixos, com porta-malas com 340 litros de capacidade. O novo SUV elétrico alemão tem rodas de 18 polegadas e acabamentos em duas ou em três tonalidades. O carro tem suspensão dianteira tipo McPherson e traseira multi-link em todas as versões, com molas de aço e amortecedores adaptativos disponíveis como opcionais.

A estreia no mercado do novo SUV elétrico da Mercedes estará a cargo do EQA 250, com motor de 190 cavalos de potência e 38 kgfm de torque, capaz de fazer a aceleração de zero a 100 km/h em 8,9 segundos e de alcançar a velocidade máxima limitada de 160 km/h, conforme dados divulgados pela fabricante alemã. 

A bateria de íons de lítio, com uma capacidade útil de 66,5 kWh, garante uma autonomia de até 426 quilômetros, podendo ser recarregada em cinco horas e quarenta e cinco minutos em postos públicos e recuperar 80% da carga em trinta minutos em estações de “abastecimento” rápido. 

No segundo momento do lançamento do EQA, está previsto o aumento de oferta da família com novas opções de motorização. A Mercedes já confirmou que incluirá versões com tração integral e com mais de 270 cavalos de potência, com a autonomia crescendo para 500 quilômetros.

O novo utilitário esportivo compacto elétrico tem soluções que lhe garantem um desempenho aerodinâmico aperfeiçoado. Isso vem de itens como a grade frontal fechada, denominada Black Panel, os raios de roda exclusivos, pintados caprichosamente em dourado metálico, por elementos típicos da família EQ, como as faixas luminosas na frente a atrás, e dos elementos azuis integrados ao conjunto óptico dianteiro. 

No interior, tem também elementos típicos de sua motorização, destacando as informações passadas ao motorista, oferecidas tanto nos instrumentos do painel principal quanto no sistema de infoentretenimento. A parte interna da cabine conta com revestimento retroiluminado (sem luz direta), aplicações em cor ouro-rosa presentes nas saídas de ar, nos bancos (em pele perfurada na edição especial de lançamento do EQA) e na chave do veículo.

Também são itens de série do EQA a tampa do porta-malas com acionamento eléctrico Easy-Pack, iluminação ambiente por leds com sessenta e quatro cores disponíveis e banco traseiro rebatível na proporção 40/20/40. 

O sistema de infoentretenimento MBUX vem com duas telas de 7,0 polegadas (opcionalmente, podem ser duas de 10,25 polegadas), head-up display colorido, assistente de voz e sistema de navegação Electric Intelligence. Com base em simulações contínuas de distância, o navegador calcula o percurso mais rápido até o destino escolhido levando em consideração postos de carregamento da bateria, topografia do percurso e meteorologia, podendo ainda reagir dinamicamente a mudanças como as condições de trânsito ou o estilo de condução.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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