Veículos

Nova versão

O novo BMW 320i produzido no Brasil

Com a troca de "Sport" para "GP", o sedã esportivo acrescenta itens de conectividade e mantém o preço

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A BMW alterou alguns parâmetros e trocou o nome da versão 320i Sport fabricada no Brasil, que passa a se chamar 320i GP. Tal mudança de identidade vem acompanhada de um “upgrade” tecnológico na conectividade destacando a inclusão de concierge e sistemas de navegação, de preparação para Apple CarPlay e de reconhecimento de voz para comunicação com assistente pessoal inteligente. Em termos de preço, a versão esportiva intermediária no portfólio continua partindo de R$ 226.950. “O BMW Série 3 é um ícone e essa nova geração representa uma evolução no campo da tecnologia. Os usuários estão cada vez mais conectados e as atualizações que acompanham toda a gama, desde o modelo de entrada, têm como objetivo atender a essa caraterística digital do consumidor”, explica Roberto de Carvalho, diretor Comercial da BMW do Brasil.

A preparação para Apple CarPlay permite a transferência da interface do iPhone por meio de conexão sem fio. Conteúdos e funções como música, iMessages/SMS, telefonia, Siri e apps podem ser usados, exibidos e controlados na interface de operação do veículo, que também é capaz de espelhar os aplicativos do Android Auto, como o Waze e o Google Maps. Já os serviços de concierge da BMW oferecem suporte e informações para o cliente vinte a quatro horas por dia, proporcionando maior comodidade e segurança patrimonial. Outra mudança no 320i GP é no design das rodas, com a substituição dos modelos de liga leve V Spoke de 18 polegadas pelo mais volumoso e imponente estilo de raios duplos, com o mesmo tamanho.

 Produzida na fábrica do BMW Group Brasil na cidade catarinense de Araquari, a agora versão 320i GP da sétima geração do Série 3 vem equipada com um motor 2.0 TwinPower Turbo de quatro cilindros com 184 cavalos de potência de 5 mil a 6.500 rotações por minuto e torque de 31 kgfm de 1.350 a 4 mil giros, acoplado ao câmbio automático de 8 marchas e à tração traseira. Conforme a marca alemã, o sedã esportivo acelera de zero a 100 km/h em 7,1 segundos e pode chegar à velocidade máxima de 240 km/h. Oferece uma série de sistemas inovadores de assistência à condução que o colocam em um papel de liderança na condução semiautônoma. Entre os itens disponíveis, destaque para os sistemas Parking Assistant - estaciona o veículo sozinho e com precisão por meio de câmeras e sensores - e o Reversing Assist, que refaz em marcha a ré os últimos 50 metros percorridos pelo veículo, indicado para uso em vias estreitas de se manobrar. 

Por meio do novo BMW Comfort Access 2.0, as luzes de boas-vindas do veículo se acendem ao identificar a presença da chave a três metros do carro, destravando as portas a 1,5 metro. Na saída, o sedã é fechado com o motorista se afastando dois metros. A abertura do porta-malas é feita aproximando-se um pé abaixo do para-choque. O conteúdo do BMW Live Cockpit Professional é composto por duas telas. A primeira, com 12, 3 polegadas afixada no quadro de instrumentos à frente do motorista, com a segunda de 10,2 polegadas localizada no centro do painel, incorporada ao sistema multimídia iDrive com opção de comandos por controle de voz ou gestos.

Com exatamente 1.700 unidades vendidas no Brasil no primeiro semestre deste ano, a série 320i produzida no país tem seis opções de cores, a nova Sunset Orange e o Branco Alpino, o Preto Safira, o Prata Glacier, o Branco Mineral e o Cinza Mineral, e duas possibilidades de combinação dos revestimentos internos: Sensatec Bege com preto ou Sensatec Preto com preto. 

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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