O VW Taos veio para somar à família de SUVs da marca e se encaixa entre o T-Cross e o Tiguan, apresentando uma assinatura em LED na dianteira, que na versão Highline “corre” pela grade e “emenda” os faróis, deixando-o exclusivo entre os modelos.
O carro
Lançado em maio de 2021, o modelo teve boa aceitação de cara, pois tem espaço, conectividade e segurança, tudo que o consumidor procura na hora de escolher um carro para a família.
O Taos mede 4,46 metros de comprimento, 2,68 m de entre-eixos, 1,84 m de largura e 1,62 m de altura. O porta-malas oferece 498 litros de capacidade, e o tanque de combustível tem 51 litros. Hoje, o modelo tem duas opções de acabamento, a Comfortline e a Highline, com apenas o teto solar panorâmico de opcional.
A versão que avaliamos foi a Highline sem teto solar, e o preço sugerido pelo site oficial para esta versão é de R$ 200.640, mas pode ultrapassar os R$ 208 mil, dependendo da cor e com acréscimo do teto solar. Já na sua versão de entrada, parte de R$ 171 mil.
Tecnologia e segurança
Traz seis airbags, ar-condicionado de duas zonas, assistente de partida em rampa, fixação de cadeirinha com sistema Isofix, bancos dianteiros com ajuste elétrico (só para o motorista), VW Play com tela de 10” com integração Android Auto e Apple CarPlay (por cabo), função valet e os aplicativos nativos como Spotify e Waze (que ficam instalados diretamente na central), câmera de ré e carregador de celular por indução. A chave é presencial, com partida por botão, e o volante multifuncional tem borboletas para trocas de marchas.
O ACC e a frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres estão presentes de série na versão Highline, assim como alertas de tráfego cruzado traseiro e de ponto cego, faixa de LEDs na grade, faróis full LED com tecnologia IQ Light, painel de instrumentos virtual de 10,25” e quatro modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual), que alteram direção, câmbio, ar-condicionado, intervenção do ACC e iluminação.
Na prática
Ao todo, rodamos 400 km com o Taos, o motor 1.4 turbo flex é esperto e, com o câmbio automático de seis velocidades, muito gostoso de guiar, rendendo até 150 cv e gerando 25,5 kgfm de torque. O que mais impressionou, fora a sua tecnologia, foram a suavidade e a leveza com que o SUV anda, sério, nem parece que tem quase 4,5 metros. O interior do carro é muito ergonômico, mas poderia ser mais bem acabado, já que estamos falando de um carro na casa dos R$ 200 mil.
O consumo de combustível ficou na casa dos 8,5 km/l com gasolina, levando em consideração os seus 1.420 kg, a média está parecida com a dos concorrentes, com exceção do Corolla Cross na versão híbrida.
Com saídas de ar-condicionado para quem vai no banco de trás, tomadas USB e um sistema de iluminação com 10 opções de cores para o interior, o Taos é um SUV muito aconchegante e divertido.
Vale a pena?
Se você está procurando um SUV para até cinco passageiros com uma dirigibilidade mais esportiva, eu diria que o Taos é uma boa opção e, com certeza, vale o teste.
O melhor carro é aquele que lhe serve e cabe no seu bolso.
Ficha técnica
Volkswagen Taos Highline 1.4 TSi 2022
Motor: 1.4, quatro cilindros, turboflex
Potência: 150 cv a 5.000 rpm
Torque: 25,5 kgfm a 1.500 rpm
Transmissão: automática, 6 marchas, tração dianteira
Suspensão: independente (dianteira) e multibraço(traseira)
Freios: discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Pneus: 215/55 R18
Dimensões: 4,46 m (comprimento), 1,84 m (largura), 1,62 m (altura) e 2,68 m (entre-eixos)
Tanque: 51 litros
Porta-malas: 498 litros
Consumo: 10,2 km/l (cidade) /12,5 km/l (estrada) com gasolina
Velocidade máxima: 194 km/h







