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TESTE DRIVE

O Volkswagen Taos, da família dos SUVS, já vendeu mais de 8 mil unidades desde o seu lançamento

Lançado em maio de 2021, o modelo teve boa aceitação e vem conquistando o mercado

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O VW Taos veio para somar à família de SUVs da marca e se encaixa entre o T-Cross e o Tiguan, apresentando uma assinatura em LED na dianteira, que na versão Highline “corre” pela grade e “emenda” os faróis, deixando-o exclusivo entre os modelos.

O carro

Lançado em maio de 2021, o modelo teve boa aceitação de cara, pois tem espaço, conectividade e segurança, tudo que o consumidor procura na hora de escolher um carro para a família.

O Taos mede 4,46 metros de comprimento, 2,68 m de entre-eixos, 1,84 m de largura e 1,62 m de altura. O porta-malas oferece 498 litros de capacidade, e o tanque de combustível tem 51 litros. Hoje, o modelo tem duas opções de acabamento, a Comfortline e a Highline, com apenas o teto solar panorâmico de opcional.

A versão que avaliamos foi a Highline sem teto solar, e o preço sugerido pelo site oficial para esta versão é de R$ 200.640, mas pode ultrapassar os R$ 208 mil, dependendo da cor e com acréscimo do teto solar. Já na sua versão de entrada, parte de R$ 171 mil.

Tecnologia  e segurança

Traz seis airbags, ar-condicionado de duas zonas, assistente de partida em rampa, fixação de cadeirinha com sistema Isofix, bancos dianteiros com ajuste elétrico (só para o motorista), VW Play com tela de 10” com integração Android Auto e Apple CarPlay (por cabo), função valet e os aplicativos nativos como Spotify e Waze (que ficam instalados diretamente na central), câmera de ré e carregador de celular por indução. A chave é presencial, com partida por botão, e o volante multifuncional tem borboletas para trocas de marchas.

O ACC e a frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres estão presentes de série na versão Highline, assim como alertas de tráfego cruzado traseiro e de ponto cego, faixa de LEDs na grade, faróis full LED com tecnologia IQ Light, painel de instrumentos virtual de 10,25” e quatro modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual), que alteram direção, câmbio, ar-condicionado, intervenção do ACC e iluminação.

Na prática

Ao todo, rodamos 400 km com o Taos, o motor 1.4 turbo flex é esperto e, com o câmbio automático de seis velocidades, muito gostoso de guiar, rendendo até 150 cv e gerando 25,5 kgfm de torque. O que mais impressionou, fora a sua tecnologia, foram a suavidade e a leveza com que o SUV anda, sério, nem parece que tem quase 4,5 metros. O interior do carro é muito ergonômico, mas poderia ser mais bem acabado, já que estamos falando de um carro na casa dos R$ 200 mil.

O consumo de combustível ficou na casa dos 8,5 km/l com gasolina, levando em consideração os seus 1.420 kg, a média está parecida com a dos concorrentes, com exceção do Corolla Cross na versão híbrida.

Com saídas de ar-condicionado para quem vai no banco de trás, tomadas USB e um sistema de iluminação com 10 opções de cores para o interior, o Taos é um SUV muito aconchegante e divertido.

Vale a pena?

Se você está procurando um SUV para até cinco passageiros com uma dirigibilidade mais esportiva, eu diria que o Taos é uma boa opção e, com certeza, vale o teste.

O melhor carro é aquele que lhe serve e cabe no seu bolso.

Ficha técnica

Volkswagen Taos Highline 1.4 TSi 2022

Motor: 1.4, quatro cilindros, turboflex

Potência: 150 cv a 5.000 rpm

Torque: 25,5 kgfm a 1.500 rpm

Transmissão: automática, 6 marchas, tração dianteira

Suspensão: independente (dianteira) e multibraço(traseira)

Freios: discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Pneus: 215/55 R18

Dimensões: 4,46 m (comprimento), 1,84 m (largura), 1,62 m (altura) e 2,68 m (entre-eixos)

Tanque: 51 litros

Porta-malas: 498 litros

Consumo: 10,2 km/l (cidade) /12,5 km/l (estrada) com gasolina

Velocidade máxima: 194 km/h

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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