A Stellantis apresenta a linha 2023 dos Jeep Compass e Commander, utilitários esportivos líderes de suas categorias no mercado brasileiro. Os modelos incorporam novos equipamentos de série, mais segurança, comodidade e tecnologia. O médio Compass ocupa a sétima posição entre os carros de passeio este ano, com 40.713 unidades vendidas até agosto, enquanto o grande para até sete pessoas Commander está na vigésima quinta colocação, com 13.478 exemplares emplacados no mesmo período. Os dois modelos ganharam ainda uma dose extra de proteção com o Jeep Healthy Cabin, já mostrado no compacto Renegade, tecnologia que remove partículas com impurezas em até 83%.
O Compass 2023 traz novidades em todas as versões com mais itens de série e pacotes opcionais, com todas as variantes saindo de fábrica com nova iluminação interna em luz branca e porta USB tipo C na traseira, com carregamento mais rápido, entrada simétrica, alta durabilidade e o novo padrão de fabricantes de dispositivos eletrônicos. O Compass passa a oferecer o Alexa in-vehicle, recurso que dá acesso a todas as funções da Alexa, sem necessidade do uso do smartphone. A funcionalidade é oferecida como item de série na versão S e como opcional na Trailhawk. Já a Sport ganhou um quadro de instrumentos digital e configurável de 7 polegadas e atualização da assinatura em leds, para padronizar com as demais versões do modelo. A Longitude passa a ter rebatimento automático dos retrovisores, o novo Pack Premium, com o Wireless Charger (carregador de celular por indução), o som Beats, o park assist, o sensor dianteiro e o Remote Start. Na linha 2023, o Compass segue com dois tipos de motorização, a 1.3 turboflex T270, com 185 cavalos de potência e 27,5 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático de 6 marchas, e a 2.0 Multijet II turbodiesel, com 170 cavalos e 35,7 kgfm, associado à transmissão automática de 9 marchas e à tração integral.
Uma novidade para as versões Overland T270 e TD380 do Commander são os pneus Pirelli de 19 polegadas, equipados com a nova tecnologia Seal Inside, que veda o composto internamente, permitindo ao veículo continuar rodando mesmo com perfurações de até meio centímetro na banda de rodagem e sem perder pressão. Assim como no Compass, outra renovação é a porta USB tipo C, adicional ao USB tradicional, na parte traseira do túnel central. Por fora, o Commander oferece seis opções de cores (Branco Polar, Cinza Granite, Prata Billet, Azul Jazz, Preto Carbon e a exclusiva Slash Gold). Nas versões Overland, além do teto preto, as molduras inferiores são na cor do veículo. Por dentro, as três cores no acabamento são couro e suede preto (Limited), couro e suede marrom (Overland) e couro cinza (opcional).
O Commander tem três fileiras de assentos, sete lugares e um dos maiores porta-malas da categoria, com 1.760 litros com todos os bancos (com exceção dos dianteiros) rebaixados, 661 litros na configuração com cinco ocupantes e 233 litros com os sete assentos levantados. O SUV conta ainda com um espaço de porta-objetos de 31 litros de volume, cluster full-digital personalizável de 10,25 polegadas e central multimídia com tela “touchscreen” de 10,1 polegadas full-HD com navegação embarcada e espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto por conexão sem fio.
Quanto à motorização, o Commander mantém o 1.3 T270 turbo bicombustível de 185 cavalos de potência abastecido com etanol e torque de 27,5 kgfm com gasolina ou etanol. As configurações com esse motor têm câmbio automático de 6 velocidades, tração simples dianteira, modo de condução “Sport” e o Traction Control +, usado quando o veículo passa por pisos de baixa aderência e em trilhas mais leves. A outra opção do Commander é o 2.0 turbodiesel (TD380) de 170 cavalos de potência e 38,7 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de 9 marchas e à tração integral.
Desenvolvido pela equipe de engenharia da Stellantis, o Jeep Healthy Cabin é uma tecnologia global com o foco na limpeza da cabine, atuando com um filtro de ar feito com N95, material utilizado em máscaras de proteção durante a pandemia da Covid-19. O filtro age na recirculação, trabalhando tanto na canalização do ar interno quanto no de fora do carro. Diferente de um filtro de ar convencional, o da Jeep têm três camadas e bioproteção, que auxilia no combate à proliferação de bactérias, fungos e vírus.





