Veículos

Linha 2023

Os Jeep Compass e Commander mantêm as motorizações e incorporam equipamentos de série

Os dois passam a contar com a tecnologia de limpeza do ar Jeep Healthy Cabin, já utilizado no Renegade

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A Stellantis apresenta a linha 2023 dos Jeep Compass e Commander, utilitários esportivos líderes de suas categorias no mercado brasileiro. Os modelos incorporam novos equipamentos de série, mais segurança, comodidade e tecnologia. O médio Compass ocupa a sétima posição entre os carros de passeio este ano, com 40.713 unidades vendidas até agosto, enquanto o grande para até sete pessoas Commander está na vigésima quinta colocação, com 13.478 exemplares emplacados no mesmo período. Os dois modelos ganharam ainda uma dose extra de proteção com o Jeep Healthy Cabin, já mostrado no compacto Renegade, tecnologia que remove partículas com impurezas em até 83%. 

O Compass 2023 traz novidades em todas as versões com mais itens de série e pacotes opcionais, com todas as variantes saindo de fábrica com nova iluminação interna em luz branca e porta USB tipo C na traseira, com carregamento mais rápido, entrada simétrica, alta durabilidade e o novo padrão de fabricantes de dispositivos eletrônicos. O Compass passa a oferecer o Alexa in-vehicle, recurso que dá acesso a todas as funções da Alexa, sem necessidade do uso do smartphone. A funcionalidade é oferecida como item de série na versão S e como opcional na Trailhawk. Já a Sport ganhou um quadro de instrumentos digital e configurável de 7 polegadas e atualização da assinatura em leds, para padronizar com as demais versões do modelo. A Longitude passa a ter rebatimento automático dos retrovisores, o novo Pack Premium, com o Wireless Charger (carregador de celular por indução), o som Beats, o park assist, o sensor dianteiro e o Remote Start. Na linha 2023, o Compass segue com dois tipos de motorização, a 1.3 turboflex T270, com 185 cavalos de potência e 27,5 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático de 6 marchas, e a 2.0 Multijet II turbodiesel, com 170 cavalos e 35,7 kgfm, associado à transmissão automática de 9 marchas e à tração integral.

Uma novidade para as versões Overland T270 e TD380 do Commander são os pneus Pirelli de 19 polegadas, equipados com a nova tecnologia Seal Inside, que veda o composto internamente, permitindo ao veículo continuar rodando mesmo com perfurações de até meio centímetro na banda de rodagem e sem perder pressão. Assim como no Compass, outra renovação é a porta USB tipo C, adicional ao USB tradicional, na parte traseira do túnel central. Por fora, o Commander oferece seis opções de cores (Branco Polar, Cinza Granite, Prata Billet, Azul Jazz, Preto Carbon e a exclusiva Slash Gold). Nas versões Overland, além do teto preto, as molduras inferiores são na cor do veículo. Por dentro, as três cores no acabamento são couro e suede preto (Limited), couro e suede marrom (Overland) e couro cinza (opcional).

O Commander tem três fileiras de assentos, sete lugares e um dos maiores porta-malas da categoria, com 1.760 litros com todos os bancos (com exceção dos dianteiros) rebaixados, 661 litros na configuração com cinco ocupantes e 233 litros com os sete assentos levantados. O SUV conta ainda com um espaço de porta-objetos de 31 litros de volume, cluster full-digital personalizável de 10,25 polegadas e central multimídia com tela “touchscreen” de 10,1 polegadas full-HD com navegação embarcada e espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto por conexão sem fio.

Quanto à motorização, o Commander mantém o 1.3 T270 turbo bicombustível de 185 cavalos de potência abastecido com etanol e torque de 27,5 kgfm com gasolina ou etanol. As configurações com esse motor têm câmbio automático de 6 velocidades, tração simples dianteira, modo de condução “Sport” e o Traction Control +, usado quando o veículo passa por pisos de baixa aderência e em trilhas mais leves. A outra opção do Commander é o 2.0 turbodiesel (TD380) de 170 cavalos de potência e 38,7 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de 9 marchas e à tração integral.

Desenvolvido pela equipe de engenharia da Stellantis, o Jeep Healthy Cabin é uma tecnologia global com o foco na limpeza da cabine, atuando com um filtro de ar feito com N95, material utilizado em máscaras de proteção durante a pandemia da Covid-19. O filtro age na recirculação, trabalhando tanto na canalização do ar interno quanto no de fora do carro. Diferente de um filtro de ar convencional, o da Jeep têm três camadas e bioproteção, que auxilia no combate à proliferação de bactérias, fungos e vírus. 

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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