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Passeio no cavalinho digital: Mercedes-Benz Novo Actros 2045, o "irmão menor" da família de caminhões pesados

O atual modelo mostra nas estradas que oferece muitos atributos além dos retrovisores MirrorCam

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* por Leo Doca, da Agência Transporta Brasil

 

O cavalo-mecânico novo Actros 2045 4x2 LS com suspensão pneumática da Mercedes-Benz é o modelo de entrada da família de caminhões digitais da fabricante alemã. 

Apresentado no Brasil na Fenatran de 2019, o novo Actros ganhou destaque por seu inovador sistema de retrovisores digitais (opcionais), o MirrorCam – mostrado mundialmente no Salão de Hanover de 2018, na Alemanha. 

Além de dispensar os grandes espelhos externos tradicionais dos caminhões, o sistema ajuda a eliminar pontos cegos e dá aquela força para o motorista nas manobras mais difíceis.  

O menor modelo da linha novo Actros oferece de série vários outros equipamentos inéditos no Brasil, que chamam a atenção assim que o motorista assume o volante.  

Com configuração de eixos 4x2 (conhecido popularmente como “toco”), o novo Actros 2045 LS tem aplicação indicada para operações rodoviárias de média e longa distâncias com o uso de carretas simples de dois ou três eixos.

É muito comum as transportadoras utilizarem esse tipo de caminhão para trabalhos com carga fracionada, produtos refrigerados e outros volumes de menor densidade. 

O Peso Bruto Total técnico do cavalinho é de 20.100 quilos. 

No conjunto, o pesado da Mercedes-Benz tem capacidade técnica de tração máxima de 60 mil quilos. 

Ele é impulsionado pelo motor Mercedes-Benz OM 460 LA de seis cilindros em linha que gera até 449 cavalos de potência a 1.800 rpm. 

O torque máximo é de robustos 224,3 kgfm, graças ao trem de força formado também pela transmissão da casa, MB G291 automatizada, com 12 velocidades e embreagem monodisco.

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Primeiras impressões

Quando o caminhão “enxerga” a pista

Sem exagero, o novo Actros 2045 4x2 tem mais capacidade de computação e armazenagem de dados digitais em comparação a todas as espaçonaves que levaram o Homem à Lua. 

Ao todo, são dez microprocessadores e mais de um Giga de dados instalados no caminhão. 

Tudo para fazer funcionar uma série de equipamentos eletrônicos, como o painel do motorista e o auxiliar, que são telas digitais de alta resolução. 

Todas as informações de operação do caminhão estão nessas telas, podendo ser “navegadas” pelos dois controles manuais no volante, que se parecem com o mouse dos notebooks. 

Além disso, o caminhão vem de série com o sistema ABA 5, um auxiliar ativo de frenagem que funciona com uma câmera e um radar de micro-ondas. 

O sistema “lê e enxerga” tudo à frente. Consegue detectar pedestres, motocicletas, bicicletas e veículos, dos menores até os mais pesados. 

Com essa informação, o equipamento dá um alerta ao motorista se houver algum risco de colisão. 

Se nada for feito, o sistema freia tudo sozinho, com segurança. Ele pode ser usado para manter uma distância segura dos veículos à frente, e tudo pode ser configurado conforme a operação.

O novo Actros 2045 4x2 é equipado ainda com sistema de freios com gerenciamento eletrônico e controle de aderência e aceleração. 

Eles são muito importantes para caminhões desse tipo, já que cavalos-mecânicos 4x2 tendem a sofrer mais com o efeito “L”, evitando acidentes e paradas indesejadas. 

Completando a eletrônica, todas as versões do novo Actros vêm de fábrica com o módulo de comunicação do Fleetboard instalado – o dono do caminhão ativa se quiser contratar os serviços. 

Esse sistema de telemetria permite a monitoração das viagens, avaliação do desempenho do caminhão e do motorista e faz diagnóstico remoto de falhas. 

O banco do condutor é uma atração à parte. Ele tem doze ajustes de altura, profundidade, inclinação e pressão lombar. 

Tem um sistema que massageia as costas do motorista durante o trajeto. 

Nos dois bancos, existe um sistema de aquecimento e de refrigeração. 

O cinto de segurança é integrado ao banco, em estilo esportivo. 

O volante tem regulagem de até 15 centímetros para profundidade, distância e altura – fica fácil para motoristas de qualquer tamanho achar uma posição confortável para dirigir.

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