* por Leo Doca, da Agência Transporta Brasil
O cavalo-mecânico novo Actros 2045 4x2 LS com suspensão pneumática da Mercedes-Benz é o modelo de entrada da família de caminhões digitais da fabricante alemã.
Apresentado no Brasil na Fenatran de 2019, o novo Actros ganhou destaque por seu inovador sistema de retrovisores digitais (opcionais), o MirrorCam – mostrado mundialmente no Salão de Hanover de 2018, na Alemanha.
Além de dispensar os grandes espelhos externos tradicionais dos caminhões, o sistema ajuda a eliminar pontos cegos e dá aquela força para o motorista nas manobras mais difíceis.
O menor modelo da linha novo Actros oferece de série vários outros equipamentos inéditos no Brasil, que chamam a atenção assim que o motorista assume o volante.
Com configuração de eixos 4x2 (conhecido popularmente como “toco”), o novo Actros 2045 LS tem aplicação indicada para operações rodoviárias de média e longa distâncias com o uso de carretas simples de dois ou três eixos.
É muito comum as transportadoras utilizarem esse tipo de caminhão para trabalhos com carga fracionada, produtos refrigerados e outros volumes de menor densidade.
O Peso Bruto Total técnico do cavalinho é de 20.100 quilos.
No conjunto, o pesado da Mercedes-Benz tem capacidade técnica de tração máxima de 60 mil quilos.
Ele é impulsionado pelo motor Mercedes-Benz OM 460 LA de seis cilindros em linha que gera até 449 cavalos de potência a 1.800 rpm.
O torque máximo é de robustos 224,3 kgfm, graças ao trem de força formado também pela transmissão da casa, MB G291 automatizada, com 12 velocidades e embreagem monodisco.
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Primeiras impressões
Quando o caminhão “enxerga” a pista
Sem exagero, o novo Actros 2045 4x2 tem mais capacidade de computação e armazenagem de dados digitais em comparação a todas as espaçonaves que levaram o Homem à Lua.
Ao todo, são dez microprocessadores e mais de um Giga de dados instalados no caminhão.
Tudo para fazer funcionar uma série de equipamentos eletrônicos, como o painel do motorista e o auxiliar, que são telas digitais de alta resolução.
Todas as informações de operação do caminhão estão nessas telas, podendo ser “navegadas” pelos dois controles manuais no volante, que se parecem com o mouse dos notebooks.
Além disso, o caminhão vem de série com o sistema ABA 5, um auxiliar ativo de frenagem que funciona com uma câmera e um radar de micro-ondas.
O sistema “lê e enxerga” tudo à frente. Consegue detectar pedestres, motocicletas, bicicletas e veículos, dos menores até os mais pesados.
Com essa informação, o equipamento dá um alerta ao motorista se houver algum risco de colisão.
Se nada for feito, o sistema freia tudo sozinho, com segurança. Ele pode ser usado para manter uma distância segura dos veículos à frente, e tudo pode ser configurado conforme a operação.
O novo Actros 2045 4x2 é equipado ainda com sistema de freios com gerenciamento eletrônico e controle de aderência e aceleração.
Eles são muito importantes para caminhões desse tipo, já que cavalos-mecânicos 4x2 tendem a sofrer mais com o efeito “L”, evitando acidentes e paradas indesejadas.
Completando a eletrônica, todas as versões do novo Actros vêm de fábrica com o módulo de comunicação do Fleetboard instalado – o dono do caminhão ativa se quiser contratar os serviços.
Esse sistema de telemetria permite a monitoração das viagens, avaliação do desempenho do caminhão e do motorista e faz diagnóstico remoto de falhas.
O banco do condutor é uma atração à parte. Ele tem doze ajustes de altura, profundidade, inclinação e pressão lombar.
Tem um sistema que massageia as costas do motorista durante o trajeto.
Nos dois bancos, existe um sistema de aquecimento e de refrigeração.
O cinto de segurança é integrado ao banco, em estilo esportivo.
O volante tem regulagem de até 15 centímetros para profundidade, distância e altura – fica fácil para motoristas de qualquer tamanho achar uma posição confortável para dirigir.




