Entre as novidades automotivas que chegaram às ruas brasileiras, a arrancada mais significativa foi a dos carros eletrificados. De janeiro a novembro de 2022, os automóveis e picapes 100% elétricos e os híbridos plug-in (que combinam motores a explosão com propulsores elétricos com recarga externa das baterias) superaram a marca simbólica de 1% de participação sobre todas as vendas nacionais de veículos leves. Entre os modelos 100% elétricos, surgiu um novo nicho de mercado, formado por representantes com preço “menos caro” – como o subcompacto Renault Kwid E-Tech e o microcarro Caoa Chery iCar. Nas picapes, outro segmento com demanda aquecida, houve renovações da Toyota Hilux, da Chevrolet S10 e da Nissan Frontier, ficando as novas gerações da Ford Ranger e da Volkswagen Amarok para 2023. A novidade entre os “veículos portadores de caçamba” foi a Maverick, com carroceria em monobloco, que a Ford importa do México. A tendência de proliferação dos SUVs dos anos anteriores segue embalada – o principal lançamento do segmento foi o Fiat Fastback. No ranking nacional de vendas, continuam no topo os dois campeões do ano anterior: a picape compacta Fiat Strada, como o veículo mais emplacado do ano, e o hatch compacto Hyundai HB20 – que recebeu uma bem-sucedida renovação estética em 2022 – como o mais comercializado entre os carros de passeio.
Renault Kwid E-Tech
Renault Kwid E-TechEm abril, a Renault abriu as pré-vendas do Kwid E-Tech, 100% elétrico importado da China. Com preço de R$ 142.990, o subcompacto com jeito de SUV é o segundo elétrico menos caro no país, atrás apenas do Caoa Chery iCar. O Kwid elétrico, porém, é exatamente R$ 74.300 mais caro que o Kwid “comum” mais equipado. O E-Tech tem motor com 48 kW (65 cavalos) de potência e 11,5 kgfm de torque. Segundo a Renault, o elétrico acelera de zero a 100 km/h em 8,2 segundos, pode chegar a 130 km/h e tem autonomia de 298 quilômetros pelo Inmetro. Há três meses no mercado brasileiro, estima-se que cerca de 1.500 unidades estarão nas ruas do país até o final deste ano.
Caoa Chery iCar
Caoa Chery iCarEm junho, depois de fechar a fábrica de Jacareí (SP) para a produção de carros a combustão, a Caoa Chery avançou na eletrificação de seu portfólio no Brasil. Da China, vieram o sedã médio Arrizo 6 Hybrid, o Tiggo 8 Pro híbrido plug-in e principalmente o microcarro elétrico iCar, que emplacou 782 unidades até novembro. Depois, houve problemas de produção e embarque do modelo da China para o Brasil, restringindo os negócios. Com preço de R$ 149.990, o iCar tem 45 kW (61 cavalos) de potência, torque de 15,3 kgfm e autonomia de até 282 quilômetros.
Ford Maverick
Ford MaverickA Ford Maverick chegou ao Brasil em junho para “entrar de sola” no mercado das picapes intermediárias, um segmento atualmente dominado pela Fiat Toro. Contudo, a picape importada do México fechou até novembro com 1.254 unidades vendidas, com uma média mensal de pouco mais de 250 exemplares. A Maverick é equipada com o motor 2.0 EcoBoost (turbo) com injeção direta de gasolina, tem 253 cavalos de potência e 38,7 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de 8 marchas. Oferecida no Brasil na versão Lariat FX4, de perfil off-road, tem preço de R$ 239.990.
Novo Hyundai HB20
Hyundai HB20Em julho, o Hyundai HB20 teve sua linha 2023 apresentada. Produzido na cidade paulista de Piracicaba, o hatch compacto teve renovada a frente e a traseira, abandonando a polêmica grade trapeizodal adotada na reformulação do modelo em 2019. Os motores Kappa 1.0 e Kappa 1.0 TGDI são os mesmos já utilizados há mais de três anos. O 1.0 TGDI agrega turbocompressor e entrega até 120 cavalos e torque de 17,5 kgfm. Com mais de 95 mil unidades emplacadas este ano, o HB20 hatch é o carro de passeio mais vendido do país, partindo de R$ 76.690 e chegando a R$ 114.390 na topo de linha Platinum Plus.
Novo Honda HR-V
Honda HR-VApós ter sido retirado do portfólio da Honda do Brasil em janeiro deste ano, o HR-V voltou a ser produzido em Itirapina (SP) em julho. A terceira geração do utilitário esportivo compacto tem motor 1.5 aspirado de até 126 cavalos de potência e 15,8 kgfm de torque, associado à transmissão tipo CVT com 7 marchas simuladas e preços de R$ 143.900 e de R$ 151.400 nas versões de entrada. As variantes Advance (R$ 176.800) e Touring (R$ 184.500) têm o 1.5 turbo com até 177 cavalos de potência e 24,5 kgfm de torque, com o mesmo câmbio. Na sua volta ao mercado, o HR-V teve 12.206 unidades emplacadas até novembro.
Volvo C40
Volvo C40Produzido nas linhas de montagem de Gent, na Bélgica, o C40 é o primeiro Volvo criado originalmente sem motor a combustão e teve sua pré-venda iniciada no Brasil em fevereiro. O SUV com estilo cupê chegou às ruas nacionais em agosto, com dois motores elétricos de 204 cavalos cada, com um total de 408 cavalos de potência e 67,3 kgfm de torque. A bateria de 78 kWh proporciona uma autonomia estimada de 440 quilômetros. O C40 Recharge é comercializado no Brasil por R$ 419.950 – exatos R$ 20 mil a mais em relação aos R$ 399.950 cobrados pelo XC40 Recharge. Totalizou 546 emplacamentos até novembro.
Jeep Gladiator
Jeep GladiatorApresentada nos Estados Unidos em 2019 e produzida em Toledo (Ohio), a picape Gladiator chegou ao mercado brasileiro em agosto com preço de R$ 499.990. Talvez por conta do preço, a picape da Jeep teve apenas 124 unidades vendidas nos três meses no país. A Gladiator tem o motor 3.6 V6 a gasolina, com 284 cavalos de potência e 35,3 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático de 8 marchas. A Gladiator Rubicon inclui itens de segurança como o piloto automático adaptativo, o monitoramento de pontos cegos, o aviso de colisão frontal com frenagem de emergência e os controle de estabilidade e de tração.
Novo Citroën C3
Citroën C3 Um dos principais lançamentos deste ano no Brasil veio em setembro, com o novo Citroën C3, agora com a pretensão de evocar uma “atitude SUV”. Durante quase duas décadas, o C3, produzido no país de 2003 a 2020, foi o “puxador de vendas” no portfólio da marca francesa. Produzida em Porto Real (RJ), a nova gama do C3 parte da Live 1.0, com preço de R$ 68.990, e se completa com a topo de linha Feel Pack 1.6, a R$ 93.990. Traz duas opções de motores, a 1.0 Firefly de 75 cavalos de potência e 10,7 kgfm de torque e a 1.6 16V com 120 cavalos e 15,7 kgfm. Nos dois meses cheios, o novo C3 teve 2.620 unidades vendidas em outubro e 3.191 em novembro.
Fiat Fastback
Fiat Fastback Demorou para a Fiat do Brasil acordar para o segmento mais em alta no mercado mundial, o de SUVs. O primeiro utilitário esportivo produzido pela marca italiana no país veio apenas no ano passado, com o compacto Pulse. Em setembro de 2022, a líder de mercado no Brasil apresentou o Fastback, fabricado em Betim (MG), em três versões, com as duas de entrada, a Audace e a Impetus, equipadas com o motor T200 turbo e preços de R$ 129.990 e de R$ 139.990, respectivamente, e a Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270, topo de linha da família, a R$ 149.990. O Fastback teve até novembro um total de 6.480 unidades emplacadas.
Volkswagen Polo Track
Volkswagen Polo TrackA versão Track do Volkswagen Polo, apresentada em novembro, com preço de R$ 79.990 e produzida em Taubaté (SP), tem a missão de substituir o modelo de maior sucesso da fabricante, o Gol, que teve uma variante de despedida mostrada este ano, a Last Edition. O Polo Track é equipado com motor 1.0 flex, com 84 cavalos de potência, 10,3 kgfm de torque e câmbio manual de 5 marchas. A família se completa com a versão TSI, a R$ 92.990, a Comfortline, a R$ 102.990, e a topo de linha Highline, a R$ 109.990. A missão de substituir o veterano líder nacional de vendas talvez não seja tão tranquila para o Polo. O modelo teve no acumulado do ano apenas 2.152 unidades vendidas.


