Veículos

CORREIO VEÍCULOS

Teste da Ducati Diavel 1260 S

A Naked foi atualizada e está mais bonita, mais longa e mais potente

Continue lendo...

Como o nome já diz, Diavel significa diabo, embora não seja um termo normalmente utilizado na Itália. Diavel tem o mesmo significado por lá, mas também designa a região onde está localizada a fábrica da Ducati, em Bolonha. Habitualmente, os italianos usam a palavra “diavolo”.

Ducati Diavel 1260 S

Apresentada em 2010, no Salão de Milão, tendo como alvo a Yamaha V-Max, a super moto foi sucesso. Sua segunda geração veio em 2015 e recebeu diversas melhorias até chegar onde chegou. Mais apimentada, mais moderna e maior, mas, podem acreditar, apesar da “monstruosidade”, a moto é fácil de ser pilotada, até porque a posição de pilotar é de uma Naked, isso significa ficar numa posição como se estivesse sentado em uma cadeira, mas não muito relaxado como se estivesse em uma Cruiser, moto mais estradeira, e nem muito deitado, como nas super esportivas. Resumindo: ela é a moto ideal, nem muito isso e nem muito aquilo.

Além das características ergonômicas, a Diavel 1260 S ainda ganhou painel digital multifuncional, nova iluminação, banco mais largo e com nova forração. Já na parte técnica estão incluídos novo chassi em treliça, que proporcionam um ângulo de caster aumentado, e entre-eixos mais longo, que oferecem oferecem ótima dirigibilidade.

Ducati Diavel 1260 S

O propulsor Testastretta DVT 1.262 cm³ é combinado com o câmbio de seis velocidades e transmissão por corrente. Com 162 cv e torque de 13,15 Kgf.m, este motor entrega sua potência de forma suave, desde as baixas rotações. 
O modelo ganhou inovações no mapa de pilotagem, com três opções: Sport, Touring e Urban, que podem ser selecionadas por um botão que fica no punho esquerdo. As informações estão visíveis no painel de instrumentos digital.

A suspensão é muito eficiente, absorvendo bem as irregularidades do piso e permitem múltiplas regulagens. Já os freios, com grandes disco, pinças de fixação radial e sistema ABS atuam de forma instantânea, tornando a frenagem precisa e segura. Para ajudar na absorção de impactos e melhor aderência, a Diavel 1260 S traz pneu traseiro com 240 mm de largura, com roda de alumínio forjado.
 
Impressões ao pilotar
Devo confessar: esse foi o primeiro test ride de muitos que virão. Começamos bem, afinal, esta moto é considerada a  “Ferrari” das “super bikes”, pois a Ducati é marca de referência no mundo.

Ducati Diavel 1260 S

Apesar de sua agressividade no visual, potência e aerodinâmica, a Diavel 1260 S é “domável”, pois a posição de pilotagem sugere braços abertos e estendidos, o guidão é levemente mais alto, banco com dois níveis,  largo, confortável e com altura suficiente para posicionar os dois pés no chão e o tórax fica levemente inclinado para a frente, mas nada demais.
Pilotamos a motocicleta pelo Parque dos Poderes e Avenida Afonso Pena. Rolê curto, mas prazeroso, ágil e fácil, já que a moto desenvolve bem suave e, a suspensão acertada para o piso.

Ducati Diavel 1260 S

Outra confissão: não tivemos coragem de tirar ela do modo “urban”, modo mais leve de pilotagem, com a potência diminuída para 100 cv, para o primeiro contato, porque para “quebrar o gelo no mundo duas rodas” foi de bom tamanho e a Diavel S pesa apenas 244 kg. Experiência única, divertida e segura.

Concluindo: é brinquedo de gente grande, caro, arrojado e para quem gosta de estilo, ela sai por R$ 94.900,00.

Siga-nos nas redes sociais como @correioestado e @correioveiculos.

 

Ficha Técnica - Ducati Diavel 1260 S
Motor Testastretta DVT 
Cilindrada 1.262 cm³
Potência 162 cv a 9.500 rpm
Torque 13,1 kgf.m a 7.500 rpm
Transmissão 6 velocidades com quickshifter bidirecional
Distância entre eixos 1.600 mm
Suspensão dianteira garfo invertido Öhlins ajustável com curso de 120 mm
Suspensão traseira monobraço com amortecedor Öhlins ajustável com curso de 130 mm
Freio dianteiro discos de 320 mm com pinças Brembo M50 
Freio traseiro disco de 265 mm com pinça Brembo
Pneu dianteiro 120/70 ZR 17
Pneu traseiro 240/45 ZR 17
Capacidade do tanque 17 litros
Peso seco 218 kg
Peso em ordem de marcha 244 kg
Preço sugerido R$94.900