Veículos

NOVA LINHA

Versão S-Design do do sedã Fiat Cronos 2022, ostenta discretas novidades estéticas

Por enquanto chega apenas com motor 1.3 aspirado flex e câmbio manual

Continue lendo...

Na linha 2022, que acaba de chegar às concessionárias brasileiras, o Fiat Cronos continua a ser importado da Argentina, mas está desembarcando apenas com motor 1.3 aspirado flex de 109 cavalos e câmbio manual. 

As versões com o motor 1.8 aspirado flex com 139 cavalos e câmbio automático de 6 marchas – Drive, Precision e HGT –, continuam à venda na linha 2021. Embora a Fiat não confirme, as configurações “top” do sedã provavelmente terão sua linha 2022 lançada em breve, já com o inédito motor tricilíndrico 1.0 turbo flex – que terá potência próxima à do antigo 1.8 aspirado. 

A versão de entrada do Cronos 2022, com preço de R$ 72.990, tem como solitárias novidades o Fiat Script jateado nos retrovisores externos, que agora dispõem de indicador de seta, e a etiqueta “Fiat Flag” nas laterais dos bancos dianteiros. 

Vem de série com ar-condicionado, direção elétrica, chave com telecomando, rádio com conexão Bluetooth, USB dianteiro, monitoramento de pressão dos pneus, vidro dianteiro e travas elétricas, alarme perimétrico, comandos de som no volante e lanternas em leds. 

Já a versão Drive custa R$ 78.590 e soma a central multimídia Uconnect de 7 polegadas (compatível com Apple Carplay e Android Auto, com áudio streaming e auxiliar e conexão Bluetooth), comandos de áudio no volante, entradas USB traseira, vidros elétricos traseiros, sensor de estacionamento traseiro e assinatura em leds nos faróis. 

Mas é a versão S-Design que expressa quase todas as novidades estéticas linha 2022 do Cronos – a configuração pode ser adotada sobre a partir da Drive e acrescenta R$ 4.500 ao preço, totalizando R$ 83.090. 

Leia as últimas notícias

Caracterizada pelo design com itens de estilo escurecidos, a carroceria da versão S-Design do Cronos agora ressalta a sofisticação com a inclusão de detalhes em bronze. 

Na dianteira, os revestimentos em tom de bronze aparecem no logo “Fiat” e na grade inferior. 

Na traseira, além do logotipo na tampa do porta-malas, o nome do modelo e o badge “S-Design” têm as peças também escurecidas e em bronze. 

O estilo S-Design é complementado pelas rodas de liga leve de 15 polegadas e friso lateral, faróis de neblina, retrovisores elétricos e spoiller traseiro.

Internamente, a configuração tem volante em couro com costuras painel e console central com detalhes em tons de bronze, bancos com padronagem diferenciada em relevo e costura em bronze, assim como na coifa do câmbio. 

A versão é bem servida de itens de conforto, incluindo ar-condicionado automático digital, sistema Keyless Entry n’Go – que destrava as portas e e permite ligar a ignição através de um botão sem que o motorista tenha de tirar a chave do bolso –, câmera de ré, retrovisores elétricos, Hill Holder (auxiliar de partida em subida) e controles eletrônicos de tração e estabilidade. 

Central multimídia Uconnect de 7 polegadas, compatível com os sistemas Apple Carplay e Android Auto, com áudio streaming, entradas USB e auxiliar e conexão Bluetooth, comandos de áudio no volante, vidros traseiros elétricos, sensor de estacionamento atrás e entradas USB dianteira e traseira também são de série na versão.

O motor Firefly 1.3 de quatro cilindros com 101 cavalos de potência com gasolina a 6 mil rotações por minuto e 109 cavalos com etanol a 6.250 rpm e torque de 13,7 kgfm (gasolina) e de 14,2 kgfm (etanol), ambos a 3.500 rpm, associado ao câmbio manual de 5 marchas. 

Conforme a Fiat, a velocidade máxima é de 178,1 km/h (gasolina) e de 182,9 km/h (etanol), com aceleração de zero a 100 km/h feita em 12,3 segundos (gasolina) e em 11,5 segundos (etanol). 

O Inmetro aferiu o consumo urbano de 12,4 km/l e de 8,5 km/l e o rodoviário de 14,8 km/l e de 10,3 km/l, respectivamente. 

O sedã compacto da Fiat ficou em décimo lugar entre os automóveis mais vendidos do Brasil em junho, com 5.404 unidades emplacadas – superou o desempenho acumulado nos cinco meses anteriores, quando obteve pouco mais de novecentos exemplares comercializados em média por mês.

Assine o Correio do Estado

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

Continue Lendo...

A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).