Veículos

TEST DRIVE

Versão topo de linha da Fiat Toro tem design moderno e tecnologia inédita

Esta versão tem preço sugerido de R$ 188.990 no site, mas pode aumentar dependendo da cor escolhida

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A Fiat evoluiu a picape que revolucionou o mercado no Brasil. A Toro 2022 tem opção de motor turbo nas versões flex e continua com o consagrado motor diesel e com tração nas quatro rodas. Novo design, novo interior, mais tecnologia e mais segurança fazem parte das mudanças na nova Fiat Toro.

No acumulado deste ano, o modelo já ultrapassa 34 mil unidades vendidas no primeiro semestre. Testamos a versão Ranch 4x4, que traz desenho mais moderno, incluindo nova grade com o logo script e a Fiat flag, novas referências da marca no Brasil. 

Para acompanhar as mudanças, novo capô, novas rodas, para-choque de impulsão, além do interior renovado, com novo painel de instrumentos, agora digital de 7” para todas as versões, e nova multimídia de 10,1”, que mais parece um tablet na verdade, para interagir e comandar diversas funções do carro.

Como tecnologia, o modelo traz carregador de smartphone sem fio e a nova central multimídia é posicionada na vertical, oferecendo plataforma completa de serviços conectados, o que é inédito no mercado brasileiro. De forma remota, o proprietário tem todas as informações na palma da mão, no seu celular.  

Evolução

A picape tem assistentes de condução que formam o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (Adas), com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, equipamentos de auxílio ao motorista que oferecem mais conforto na condução e, principalmente, mais segurança para condutor e passageiros. Há ainda faróis Full LED e sistema de iluminação.

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Motor eficiente

Na parte mecânica, no caso do carro avaliado, sem novidades. 

O consagrado motor multijet 2.0 turbo diesel, que rende seus 170 cv com 35,7 kgfm de torque e câmbio automático de nove velocidades, é mais do que suficiente para empurrar a Toro. Afinal, as versões a diesel carregam até 1.000 kg na caçamba. 

A velocidade final é limitada em 189 km/h, e acelera de 0 a 100 km/h em pouco mais de 12 segundos, conforme a montadora informa.

A versão Ranch tem preço sugerido de R$ 188.990 no site e não possui opcionais para aumentar o preço. O que faz o valor pular para R$ 191.490 é a escolha da cor, no caso da avaliada, azul jazz, R$ 2.500 a mais, assim como todas as outras cores metálicas. 

Porém, se optar pelo vermelho colorado sólido, não tem acréscimo, já o branco ambiente sólido aumenta R$ 1.500 e, se quiser branco polar perolizado, a cor mais cara que a Fiat oferece, tem de desembolsar R$ 3.500.

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Na prática

Na teoria tudo está perfeito, e na prática, será que é assim? Em se tratando de picape média, a Toro dá show em tecnologia, é segura e agrada pelo tamanho, já que o seu público-alvo é esse: quem quer uma picape com conforto de sedã, mas que, se precisar, carrega 1.000 kg. 

É inegável o seu sucesso e, de fato, está melhor, mais silenciosa, mais tecnológica e com detalhes que não se vê em picapes do mesmo valor ou até mesmo mais caras.

Foram 700 km de testes a bordo da Fiat Toro. O consumo se destaca positivamente: na cidade, ficou na casa dos 10 km/l, já na estrada chegou a fazer 16 km/l, com média geral de 13 km/l. 

O consumo é um ponto forte, somado ao conforto e aos mimos que são oferecidos internamente.

Na terra ela vai bem, tem tração permanente e distribui por demanda, mas, se preferir, tem como deixar 50% na dianteira e 50% na traseira e, ainda, tem a função reduzida, que deixa a Toro mais valente, mas com limitações por conta da altura do solo e dos pneus mais voltados para asfalto.

Mas, afinal, vale a pena?

Com certeza ela cumpre o que promete e vale o teste drive, mas tudo depende do que você está procurando. É como sempre digo: o melhor carro é aquele que cabe no seu bolso e te serve. 

A Toro Ranch cumpre o papel de carro para cidades e estradas brasileiras e, se precisar, vai para a lida, claro que sempre respeitando suas limitações.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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