Veículos

Lançamento

Yamaha acaba de apresentar a linha 2021 da Nmax, como parte das celebrações de seus cinquenta anos de história no Brasil

A scooter Yamaha Nmax 160 ABS traz várias inovações e terá três versões de cores

Continue lendo...

Como parte das celebrações de seus cinquenta anos de história no Brasil, a fabricante de motocicletas de origem japonesa Yamaha acaba de apresentar a linha 2021 da Nmax. Nela, o tradicional design Max Series recebeu uma releitura, e a scooter incorpora algumas evoluções. Entre as novidades estão itens como o Smart Key, sistema start&stop, tomada de 12V, painel 100% digital, conjunto óptico e lanterna em leds, tanque de combustível maior, amortecedores traseiros recalibrados e mais espaço para apoio dos pés do piloto. A nova Nmax 160 ABS terá três versões de cores: o azul metálico (Navy Blue), o preto fosco (Midnight Black) e o branco (Sports White), e chegará às concessionárias na primeira quinzena de dezembro ao preço público sugerido de R$ 14.990, mais o frete. O modelo é o único de sua categoria com garantia de quatro anos de fábrica. 

O visual Max Series agora ressalta ainda mais as linhas esportivas explicitadas no formato aerodinâmico da carenagem lateral, no para-brisa mais alto e envolvente e até mesmo no assento remodelado. O conjunto óptico da Nmax 160 ABS incorpora um novo design e maior eficiência. O desenho da lanterna bipartida expressa bem o conceito Max Series. As luzes de seta ganharam sistema de pisca-alerta para colaborar na segurança em ultrapassagens e cruzamentos, especialmente na pilotagem noturna. A grade que envolve o radiador recebeu novo desenho que privilegia a fluidez do ar. No cabeçote, foram adicionados dutos de passagem de água próximos a saída de escapamento permitindo a redução na temperatura da câmara de combustão.

O painel de instrumentos é multifuncional e 100% digital. Seu display está maior e com melhor distribuição das indicações. A iluminação é em leds e a lente tem um acabamento especial que elimina reflexos. Ele agrega hodômetro total e dois parciais, relógio, computador de bordo com consumo instantâneo de combustível, nível de carga da bateria, temperatura do motor e indicador V-Belt de troca da correia do CVT (Continuosly Variable Transmission). A nova geração da Nmax traz indicadores inéditos, como o de temperatura do motor, o de modo stop&start, o de chave de presença e o que, ao acender, informa ao piloto se o sistema VVA (Variable Valve Actuation) de controle de abertura variável das duas válvulas de admissão está em ação. Essa indicação pode ser desativada no painel sem influenciar o funcionamento do VVA. Na nova geração, tudo é feito por meio de um botão na parte de traz do punho esquerdo, sem a necessidade de retirar as mãos do guidão. A Smart Key permite acionar a partida elétrica, ter acesso ao porta-capacete e ao tanque de combustível e o bloqueio do guidão.

O assento da NMAX 160 ABS está remodelado, com formato mais anatômico e mais longo, com 82,6 centímetros de comprimento. Para o passageiro, o assento duplo traseiro mais elevado em relação ao piloto proporciona uma maior visibilidade para quem está atrás. Sob o banco, há um compartimento de armazenamento com capacidade de 25 litros, capaz de abrigar um capacete de tamanho grande e outros pequenos pertences. O compartimento se tranca automaticamente com o distanciamento da Smart Key. A nova Nmax 160 ABS conta agora com dois porta-objetos de fácil acesso capazes de acomodar documentos, carteira ou um smartphone, que inclusive pode ser carregado em uma tomada 12V localizada dentro do porta-objetos do lado esquerdo.

Na segunda geração do modelo, o motor é totalmente novo. Diversos componentes foram revistos, como cilindro, cabeçote, pistão, válvulas, biela, virabrequim e até mesmo a carcaça. Antes das mudanças, ele já era o mais potente de sua categoria, gerando 15,1 cavalos a 8 mil rpm. Agora, a potência subiu para 15,4 cavalos a 8 mil rpm. Já o torque máximo, que era de 1,5 kgfm a 6.000 rpm, oi reduzido para 1,4 kgfm a 6.500 rpm. Com o sistema VVA, é possível ter mais torque em baixa e respostas contundentes em alta rotação, determinando o momento de abertura e fechamento das válvulas conforme a rotação do motor e a carga. 

O tanque de combustível teve capacidade ampliada em 7%, aumentando de 6,6 litros para 7,1 litros de gasolina, representando uma autonomia média, sem a reserva, de cerca de 250 quilômetros. Quando a nova Nmax 160 ABS está desligada, a tampa do tanque fica travada. Os amortecedores traseiros têm o curso de 90 milímetros e receberam nova calibragem para melhor controle das oscilações causadas pelas irregularidades do piso e maior conforto. O garfo dianteiro, com curso de cem milímetros, passa a contar com uma calibragem que também privilegia o conforto, sem prejudicar a estabilidade e firmeza na condução. As rodas têm novo design e estão mais leves. São fundidas em liga de alumínio, com 13 polegadas e são calçadas com pneus sem câmara (110/70 na dianteira e 130/70 na traseira). 

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

Continue Lendo...

A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).