Cidades

VENINA VELOSO

Ministério da Justiça nega pedido de proteção policial
à ex-gerente da Petrobras

Segundo ofício, serviço deve ser requisitado por Venina Velosa da Fonseca

FOLHAPRESS

22/12/2014 - 12h13
Continue lendo...

O Ministério da Justiça negou pedido da Câmara dos Deputados para garantir proteção policial para a ex-gerente de Abastecimento da Petrobras Venina Velosa da Fonseca, que tem sustentando ter feito alertas à atual presidente da empresa, Graça Foster, e outros diretores sobre irregularidades na estatal.

Em ofício assinado pelo diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, o Ministério da Justiça informou à Câmara que cabe à ex-gerente requisitar proteção para não configurar abuso de autoridade ou constrangimento ilegal. "A solicitação de providências para assegurar a proteção de Venina Velosa da Fonseca necessariamente deverá ser apresentada pela mesma, uma vez que a proteção efetuada sem o seu consentimento poderá caracterizar abuso de autoridade ou constrangimento ilegal", disse Daiello no despacho.

A solicitação foi solicitada pelo DEM ao comando da Câmara logo após as primeiras informações de que Venina teria feito alertas sobre ilegalidades cometidas na Petrobras. Em uma entrevista de 20 minutos ao "Fantástico", da Rede Globo, neste domingo (21), a ex-gerente disse que alertou pessoalmente a presidente da empresa sobre irregularidades de que teve conhecimento e afirmou ter medo. Ela contou já ter sido ameaçada. "Eu também tenho muito medo, sim. Eu não posso falar que eu não tenho porque no momento que você denuncia, em vez de você ver respostas para denúncias, você vê simplesmente a empresa tentando o tempo todo falar o seguinte: você não é competente, você fez um monte de coisa errada", disse ela.

Para o líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho, "o conteúdo e a abrangência da denúncia reforçam que ela corre risco de morte". Venina disse que fez o aviso quando Graça, alçada à presidência em 2012, era diretora de Gás e Energia, cargo que ocupou desde 2007. Ela não exibiu prova do aviso. Na terça (16), a Petrobras negou ter sido omissa e disse que os relatos foram genéricos e que, só neste ano, Fonseca citou irregularidades.

Em outras ocasiões, Graça negou que tenha recebido denúncias de desvios e associou as acusações ao fato de a ex-gerente ter sido responsabilizada por irregularidades.
Venina foi subordinada de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento e hoje delator da Operação Lava Jato. Ela prestou depoimento ao Ministério Público Federal na sexta (19). Na ocasião, segundo seu advogado, exibiu documentos que confirmam que presidente e diretores da estatal sabiam de irregularidades.

Sonora

Adolescente escapa ileso de atentado a tiros em disputa de facções criminosas

Desde o início deste ano, a população de Sonora tem enfrentado a disputa territorial entre o PCC e o Comando Vermelho pelo poder na região. A Polícia Civil está investigando o caso.

22/11/2024 16h00

Reprodução/

Continue Lendo...

A disputa territorial entre facções rivais no município de Sonora, a 361 quilômetros de Campo Grande, parece não ter fim. A cada episódio, os moradores se tornam mais apreensivos. Na noite desta quinta-feira (21), um adolescente de 14 anos escapou ileso após dois homens efetuarem diversos tiros em direção ao bairro Jardim dos Estados. Segundo informações da Polícia, facções criminosas vêm se enfrentando desde o início deste ano na tentativa de controlar a cidade, que está localizada no norte do estado e faz divisa com Mato Grosso (MT).

De acordo com informações do site Coxim Agora, as cenas foram registradas por câmeras de segurança, que mostram o garoto sentado na varanda quando dois homens, usando capacetes, se aproximaram do portão.

Neste momento, a dupla saca as armas e efetuam disparos em direção ao adolescente, que correu para dentro do imóvel, conseguindo escapar do atentado. 

Os autores também fugiram do local. Equipes da Polícia Civil foram acionadas e estão investigando o caso.


Porque facções rivais brigam a anos pelo poder da cidade 

Conforme divulgado pelo Correio do Estado em março deste ano, a cidade de Sonora, localizada no norte de Mato Grosso do Sul, possui grande importância estratégica para o tráfico de drogas. A cidade funciona como um entreposto no transporte de entorpecentes provenientes da Bolívia para regiões metropolitanas como São Paulo e Rio de Janeiro.


Crimes assustam a população 

Conforme divulgado pelo Correio do Estado em março deste ano, a cidade de Sonora, localizada no norte de Mato Grosso do Sul, possui grande importância estratégica para o tráfico de drogas. A cidade funciona como um entreposto no transporte de entorpecentes provenientes da Bolívia para regiões metropolitanas como São Paulo e Rio de Janeiro.

A morte de 'Da Leste' foi o estopim para uma guerra entre organizações criminosas que vem se intensificando desde o início deste ano. Até o momento, foram registradas seis mortes relacionadas ao conflito entre o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho), que têm espalhado violência pelo município, que conta com uma população de 14.516 habitantes, de acordo com o Censo de 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Conforme apurado pelo Correio do Estado, 'Da Leste' seria o pivô desse conflito, pois, segundo informações policiais, ele teria saído de uma facção criminosa e ingressado em outra. Esse posicionamento é visto como uma traição dentro das facções, e, como resultado, ele passou a ameaçar outros membros e moradores da cidade.

Ainda segundo a polícia, "Da Leste" era responsável pelo tráfico de drogas na região.

Tiros e confronto entre facções criminosas a céu aberto 

Cientes da disputa territorial, equipes da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros (Garras) se deslocaram até o município no início da semana para reforçar a segurança na região e realizar operações policiais com o objetivo de prender os integrantes das facções criminosas envolvidas no conflito.

De acordo com informações policiais, na última segunda-feira (25), um motociclista ainda não identificado disparou contra um grupo de homens em um estabelecimento localizado nas Avenidas do Povo e Wilson Barbosa Martins, na região central de Sonora.

Segundo testemunhas, foram ouvidos pelo menos quatro disparos.

Conforme apurado pelo Portal News, que teve acesso às câmeras de segurança, as imagens mostram o motociclista realizando uma conversão e estacionando a motocicleta, enquanto atira contra um grupo de homens em frente ao estabelecimento. Ninguém ficou ferido no atentado.

 

Assine o Correio do Estado

 

 

Cidades

De obras a eventos, confira quais ruas serão interditadas neste fim de semana

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) orienta que condutores e pedestres prestem atenção nas ruas e planejem outras rotas

22/11/2024 15h30

De obras a eventos, confira quais ruas serão interditadas neste fim de semana

De obras a eventos, confira quais ruas serão interditadas neste fim de semana Agetran

Continue Lendo...

Atenção para quem for transitar por Campo Grande, neste fim de semana, a partir de hoje (22), a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) deve interditar diversas ruas para eventos e obras. Confira abaixo as interdições:

Sexta-feira (22)

Instalação de Guindaste

Horário: 07h às 17h
Local: Rua Verde Louro nº 458, entre as ruas Santa Malvina e Juquiá (manter acesso local).

1º Dia das Crianças

Horário: 14h às 18h
Local: Rua Pedro Eduardo Leite nº 150, entre as ruas Topógrafos e Bertoia.

Evento Cultural

Horário: 16h às 22h
Local: Rua Caraíba, entre as ruas Jaúna e Topógrafos.

Evento Religioso

Horário: 18h às 22h
Local: Rua Gaia nº 08, entre as ruas Paratudo e Pará.

Congresso de Jovens

Horário: 17h30 às 23h
Local: Avenida Gunter Hans (pista auxiliar, sentido Bairro-Centro), entre as ruas Coaraci e Cristóvão Jaques.

Evento Religioso

Horário: 18h às 00h (continua nos dias 23 e 24/11/2024)
Local: Rua Cláudio Manoel da Costa nº 640, entre as ruas Silvério Faustino e Martins Afonso de Souza.

Sábado (23)

Feira Cultural

Horário: 15h30 às 23h
Local: Rua Pequi, entre a Avenida Florestal e a Rua Presidente Café Filho.

Cruzada Evangélica

Horário: 10h às 23h
Local: Rua Nilo nº 208, entre as ruas Oceania e Diva Ferreira.

Domingo (24)

Execução de Obras

Horário: 06h às 18h
Local: Rua Frederico Korndorfer e Rua Vinte e Um de Abril (intervenção no cruzamento).

Evento Religioso

Horário: 13h às 17h
Local: Rua dos Arquitetos nº 95, entre as ruas Vital Brasil e Campos Sales.

Evento Religioso

Horário: 15h às 22h
Local: Rua 14 de Julho, no trecho entre as ruas da Liberdade e Dr. Cavalcanti.

Paquera na Avenida

Horário: 15h às 23h
Local: Avenida Marinha, entre as ruas do Porto e da Península.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).