Cidades

Temer em MS

Bacia do Taquari pode ser inserida em projeto que prevê arrecadar R$ 4,6 bi

Decreto prevê criação de fundo para conversão de multas em projetos de recuperação

LUANA RODRIGUES e SILVIA FRIAS, DE MIRANDA (MS)

21/10/2017 - 15h47
Continue lendo...

O presidente Michel Temer (PMDB) assinou hoje no II Encontro Carta Caiman, em Miranda, um decreto que prevê a criação de um fundo para conversão de multas decorrentes de crimes ambientais, em projetos de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.  

A medida permitirá, de imediato, a arrecadação de R$ 4,6 bilhões para o meio ambiente. Uma das áreas que podem ser beneficiadas em Mato Grosso do Sul é a bacia do Rio Taquari. Porém, como projeto ainda está em fase de planejamento, a inclusão só será confirmada em 2018. Neste primeiro edital, as áreas beneficiadas pelo decreto serão as bacias de São Francisco e Parnaíba. 

Conforme o decreto, uma empresa multada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou pelo Instituto Chico Mendes, poderá  depositar o valor da multa em um fundo criado pelo Governo. Com isso,  a empresa poderá ter descontos de até 60%.

O empreendedor autuado deverá, no entanto, manifestar o interesse em promover referidas medidas na apresentação da defesa ao auto de infração, podendo apresentar o pré-projeto de recuperação de área em até 30 dias dessa data.

O valor depositado no fundo será aplicado em serviços ambientais, como a recuperação de matas ciliares e áreas de assoreamento, além da contratação de brigadistas que trabalham no combate a incêndios florestais. O objetivo do Instituto Chico Mendes é dobrar de 600, para 1,2 mil o número de brigadistas.

Pelas regras atuais, apenas 5% das multas resultam em arreacdação efetiva. A lei que oermite a conversão existe desde 1998, mas não vem sendo aplicada desde 2008, isso porque os pequenos infratores recolhem as multas devidas, mas os grandes preferem a judicialização.

Conforme o deputado federal Sarney Filho (PV), ministro licenciado do Meio Ambiente, a conversão das multas não significa anistia, já que a empresa continuará sendo obrigada a pagar o valor devido. "É só uma outra forma de aplicação do pagamento", disse.

O presidente também defendeu o decreto, que é resultado de um primeiro encontro Carta Caiman, realizado no ano passado. "É um ato que visa preservar o Pantanal e isto é de grande interesse do governo", afirmou. 

O evento para assinatura do decreto ocorreu no Refúgio Ecológico Caiman, com a presença de várias autoridades como ministros, senadores, deputados federais e estaduais e governadores de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. 

ALERTA

Procon-MS alerta para mensagens falsas usando o nome da instituição

A orientação da instituição, é para que não se clique em links desconhecidos

06/04/2025 17h30

Procon faz alerta sobre golpes utilizando nome da instituição

Procon faz alerta sobre golpes utilizando nome da instituição FOTO: Divulgação

Continue Lendo...

O Procon de Mato Grosso do Sul veio a público para alertar consumidores e fornecedores sobre golpes que estão sendo aplicados, utilizando o nome da instituição, vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead).

Conforme o órgão, golpista estão enviando notificações por e-mail ou por aplicativos de mensagens, informando a abertura de uma denúncia ou reclamação. Em seguida, fica disponível um link para supostamente "verificar autos", conteúdo que pode causar danos ao destinatário, devendo ser denunciado e apagado.

A instituição orienta que não se clique em links desconhecidos, já que os golpistas estão utilizando essa prática para enganar as pessoas, sugerindo acesso sobre denúncias ou reclamações e redirecionando-as para páginas falsas na internet.

O Procon reforçou que, as mensagens que realmente são enviadas pela instituição, utilizam o domínio "@procon.ms.gov.br" ou o telefone fixo (67) 3316-9800.

Em caso de dúvidas, os consumidores podem recorrer ao atendimento pelo disque Procon 151 ou pelo telefone (67) 3316-9800. Também é possível denunciar a ocorrência de golpes enviando a cópia do e-mail para cartorio@procon.ms.gov.br.

Assine o Correio do Estado.

 

DENGUE

MS registra 2,4 mil casos de dengue em três meses

O Estado já contabiliza 7 mortes e outras 6 seguem em investigação

06/04/2025 17h00

A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade

A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade FOTO: Divulgação

Continue Lendo...

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela SES/MS - (Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul), na última sexta-feira (04), de janeiro a março, Mato Grosso do Sul já registrou um total de 2.445 casos de dengue.

Ainda conforme o documento, o Estado já contabiliza sete mortes e outras seis seguem em investigação. Nos últimos 14 dias, os municípios de  Aparecida do Taboado e Figueirão foram os que registraram maior aumento nos casos confirmados.

As mortes registradas ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã e Coxim.

O boletim ainda mostrou que, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde o equivalente a 241.030 doses do imunizante contra a doença. Desse número, 201.349 já foram aplicadas no público alvo. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

Até o momento, conforme recomendação do Ministério da Saúde, a vacinação é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue.

Assine o Correio do Estado.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).