Cidades

Inovação

Estudantes de MS garantem prêmios em feira mundial de tecnologia

Seis alunos do IFMS representaram o Estado nos EUA e concorreram com jovens de 50 países

RODOLFO CÉSAR, com assessoria MS

23/10/2015 - 20h09
Continue lendo...

A Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Intel Isef, sigla em inglês), nos Estados Unidos, teve a participação neste ano de seis estudantes do ensino médio de Mato Grosso do Sul. Eduardo, Pedro, Lucas, Mariana, Bruna e Luiz Fernando desenvolveram projetos científicos que terminaram selecionados para o evento, que ocorreu em maio deste ano.

A divulgação dos prêmios só aconteceu nesta sexta-feira (23).

A Intel Isef é a maior feira para estudantes que não chegaram à faculdade e reúne mais de 1,6 mil jovens cientistas de todo o mundo. Participam representantes de 50 nações.

Os estudantes desenvolveram seus trabalhos pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e antes de conseguirem a aprovação para irem aos EUA, precisaram superar as seleções feitas na Fetec (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de MS) e na Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia).

Eduardo da Silva Campos e Pedro Otávio, de Campo Grande, ganharam o Prêmio Intel International Science and Engineering Fair – Intel Isef 2015 com o projeto Agri-Weather: Soluções Meteorológicas para o Agronegócio. Os estudantes desenvolveram uma micro estação meteorológica para a comunidade utilizando banco de dados que pode ser acessado, por exemplo, por celular.

Mariana da Silva Chermont e Bruna Luzia Almeida Rodrigues, de Nova Andradina, levaram o projeto AutoGuardian: monitoramento e análise de dados automobilísticos para simulação de sinistros. O sistema seria como uma caixa-preta em veículos para fornecer diferentes dados no caso de um acidente.

“O AutoGuardian foi reconhecido! Vocês conseguem sentir a emoção?”, disse Mariana, via assessoria de imprensa.

Luiz Fernando da Silva Borges, de Aquidauana, desenvolveu um termociclador de baixo custo para amplificação de DNA. Um termociclador usado hoje não sai por menos de R$ 30 mil. Luiz Fernando propôs um protótipo de apenas R$ 900 utilizando peças de baixo custo.

Outros dois prêmios foram garantidos para os alunos Pedro Otávio e Lucas Moraes. Ele tiveram reconhecimento da associação meteorológica americana. Já Luiz Fernando foi premiado pela OAS (Organização dos Estados Americanos), concorrendo entre os cinco melhores projetos científicos das Américas.

Os jurados da Intel Isef avaliam a capacidade criativa e pensamento científico, rigor, competência e clareza mostrada nos projetos dos estudantes participantes. Cientistas de renome internacional, inclusive ganhadores de Prêmio Nobel, fazem as avaliações.

“Vinte e dois pesquisadores virão para cá, inclusive para estudar esse ‘fenômeno’ que vem acontecendo por aqui. Estão todos curiosos em conhecer esse celeiro de talentos que se tornou Mato Grosso do Sul”, contou o diretor do IFMS, Ivo Leite Filho.

Oportunidade

Funtrab abre mais de 800 vagas de trabalho nesta semana

As vagas são para todos os níveis de escolaridade e experiência

07/04/2025 17h14

Funtrab abre mais de 800 vagas de trabalho nesta semana

Funtrab abre mais de 800 vagas de trabalho nesta semana Divulgação/Funtrab

Continue Lendo...

A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) disponibilizou, nesta semana, 895 vagas para todos os níveis de escolaridade e experiência. 

O destaque é para a vaga oferecida por uma empresa de serviços de engenharia de Campo Grande, com salário de 13 mil reais. O candidato para a vaga deve ser graduado em Engenharia Civil, experiência mínima de seis meses comprovada em carteira, além de experiência em especialização de projetos de engenharia de rodovias. 

O trabalho consiste em desenvolver projetos de engenharia civil, executar obras, planejar, orçar, contratar, coordenar a operação de empreendimentos e suas manutenções. Também são atribuições do profissional o controle de qualidade dos suprimentos e serviços comprados e executados, além de elaborar normas e documentação técnica. 

Os interessados devem se cadastrar pessoalmente com RG, CPF e Carteira de Trabalho e serem encaminhados para entrevista na sede da Funtrab, na Rua 13 de maio, 2.773, em Campo Grande. O local fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h e as entrevistas serão no setor de Psicologia. 

Feirão da Empregabilidade

Com o intuito de aproximar empresas contratantes aos candidatos que procuram empregos, a Funtrab organiza mais uma edição do Feirão da Empregabilidade, marcado para acontecer nesta terça-feira (8). 

Estarão presentes equipes de recrutamento de 6 empresas nos ramos de confecções, hotelaria, cervejaria, agropecuária, serviços gerais, arquitetura, consultoria e rede atacadista, oferecendo 102 oportunidades de trabalho. 

O feirão acontecerá no piso térreo da Funtrab, das 8 horas às 11 horas. Os interessados precisam estar portando RG, CPF e Carteira de Trabalho para se cadastrar. 
 

SOLIDARIEDADE

Governo de MS lança 10ª edição da Campanha do Agasalho

No ano passado, foram arrecadadas 189 mil peças, distribuídas para mais de 300 entidades filantrópicas

07/04/2025 16h45

Os itens arrecadados serão doados para famílias em situação de vulnerabilidade social

Os itens arrecadados serão doados para famílias em situação de vulnerabilidade social FOTO: Divulgação

Continue Lendo...

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul lançou no domingo (06), por meio da SAD (Secretaria de Estado de Administração), a 10ª edição da campanha do agasalho intitulada: “Seu Abraço Aquece: Doe calor e faça o bem”. As doações podem ser feitas até o dia 20 de maio nos órgãos públicos instituições parceiras.

A campanha tem como objetivo mobilizar os servidores estaduais e a sociedade em geral para participar deste grande momento de solidariedade, tendo em vista que as temperaturas estão caindo em Mato Grosso do Sul, e ainda que, o inverno está se aproximando. Por esse motivo, a intenção é arrecadar o maior número possível de cobertores e agasalhos, para que sejam doados às pessoas que mais precisam quando o inverno chegar.

Madrinha da campanha, a primeira-dama de Mato Grosso do Sul, Mônica Riedel se mostrou otimista para a edição deste ano, afirmando que, a intenção é arrecadar mais do que no ano passado, quando foram arrecadadas 189 mil peças, distribuídas para mais de 300 entidades filantrópicas. “Estou muito feliz em participar desta corrida e ao mesmo tempo lançar esta campanha tão importante, que é uma campanha feita para participação do servidor público. A expectativa é uma das melhores para esta edição”, disse.

As doações podem ser feitas em caixas de arrecadação espalhadas por secretarias, autarquias e fundações do Estado, além dos pontos de coleta de instituições parceiras. Podem ser doados cobertores, peças de roupas, casacos, sapatos, acessórios de inverno como meias, luvas, toucas e cachecóis, novos ou em bom estado.

Os itens arrecadados serão doados para famílias em situação de vulnerabilidade social. “Temos um longo trabalho pela frente, passando pela fase da mobilização e arrecadação, para depois separarmos os itens e repassar para as instituições beneficentes. São meses de trabalho com a finalidade de atender a população do Estado”, afirmou o secretário-adjunto SAD, Roberto Gurgel.

As entidades interessadas em receber as doações devem se inscrever entre os dias 9 de abril e 9 de maio, no site da campanha (seuabracoaquece.ms.gov.br).

CAMPANHA

A campanha foi criada no Governo do Estado em 2015 e ao longo da última década foi crescendo e cada vez mais ganhando espaço e o coração de quem quer ajudar. Neste ano, a campanha tem a participação de 19 correalizadores, entre instituições de classe e representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, além de empresas da iniciativa privada.

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).